Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 24 de agosto de 2008

Campeonato Brasileiro > Em boa fase, Vasco e Botafogo se enfrentam no Maracanã

* Enquanto time da Colina busca terceira vitória consecutiva para se distanciar da degola, alvinegros querem alcançar Grêmio

Vivendo uma boa fase no Campeonato Brasileiro, Vasco e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 18h10m, no Maracanã. Após permanecer por uma rodada na zona de rebaixamento da competição, o time da Colina conquistou duas vitórias consecutivas e subiu na tabela, respirando os bons ares da chegada do técnico Tita. Do outro lado, o Alvinegro de General Severiano, comandado por Ney Franco, passa por um momento mágico, invicto há oito jogos, com seis triunfos seguidos.

Edmundo volta ao time titular

O Vasco encara o Botafogo vivendo um bom momento no Brasileirão. A equipe começou o returno com o pé direito, com duas vitórias - contra Internacional (4 a 0), em São Januário, e Portuguesa (1 a 0), no interior paulista. Os resultados encheram o torcedor de esperança para conquistar o primeiro triunfo em um clássico regional nesta temporada.

Para o confronto, o técnico Tita vai manter o time das duas últimas partidas no Brasileirão. A base é a mesma, com apenas uma alteração em relação ao time que venceu a Lusa na quinta-feira. Edmundo retorna na vaga de Marcus Vinícius. Contra a Lusa, o Animal foi poupado, mas entrou no segundo tempo por causa de sua experiência.

Sem levar gol há dois jogos, Tita aprovou o esquema de sua equipe, o 4-4-2, com variações para o 3-5-2 em determinados momentos da partida. Rodrigo Antônio é o curinga do treinador. No gol, o comandante cruzmaltino ainda não confirmou, mas a tendência é que Roberto seja mantido na vaga de Tiago, que já está recuperado de uma lesão no joelho direito.

Ciente de que o Vasco ainda precisa evoluir muito para subir na tabela de classificação, Tita diz que o Botafogo é superior no atual momento da competição, mas que a equipe da Colina pode se superar na base da vontade.

- Teremos de nos empenhar muito. Não podemos nos comparar com o Botafogo. Eles estão com uma base forte há dois anos - afirma Tita.

Embalado, Bota quer acabar com boa fase do Vasco

O Botafogo chega ao jogo embalado pela ótima campanha. São seis vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro e oito de invencibilidade na competição. A confiança está em alta, mas isso não significa que ela existe em excesso. A opinião unânime é a de que não existe favoritismo em clássicos, ainda mais com o confronto sendo realizado no Maracanã, um campo neutro.

A posição ainda ruim do Vasco na tabela não é levada em consideração. O Botafogo prefere se basear nas duas últimas vitórias do rival no Brasileiro como motivos para prever um confronto muito difícil. O técnico Ney Franco rejeita qualquer tipo de favoritismo.

- Como técnico do Botafogo, prefiro jogar no Maracanã. Mas se fosse treinador do Vasco, também gostaria que a partida fosse em São Januário. Mesmo assim, o campo não é determinante para a vitória. O Vasco está sob pressão e tem jogadores que podem desequilibrar - analisa.

Depois de vencer por 1 a 0 o Cruzeiro, na última quarta-feira, o Botafogo tenta dar mais um passo para cumprir a meta de chegar aos 100% de aproveitamento em três partidas consecutivas no Rio de Janeiro (a próxima é contra o Náutico, no sábado). O zagueiro Renato Silva reconhece que o time alvinegro está em melhor momento do que o rival, mas diz que nada disso terá validade num confronto entre rivais, principalmente por causa da motivação cruzmaltina após a chegada do técnico Tita.

- Toda mudança de treinador faz o jogador querer mostrar uma atitude diferente. Também aconteceu conosco quando o Geninho saiu e o Ney chegou. Quando jogamos no Rio contra uma equipe de fora, somos favoritos. Mas nunca se sabe o que vai acontecer nos clássicos - diz.

Renato Silva, inclusive, volta ao time depois de cumprir suspensão na última rodada. O goleiro Castillo, que estava a serviço da seleção do Uruguai, também retorna aos titulares. Alessandro está recuperado de uma lesão no ombro, mas Ney Franco continuará a optar por Thiaguinho na lateral direita. O desfalque fica por conta de Jorge Henrique, que levou o terceiro cartão amarelo e será substituído por Gil.

FICHA TÉCNICA
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 24 de agosto de 2008, domingo
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Djalma Beltrami (Fifa-RJ)
Assistentes: Ediney Mascarenhas e Claudio Soares (ambos do RJ)

VASCO: Roberto; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Eduardo Luiz e Edu; Jonílson, Rodrigo Antônio, Mádson e Alex Teixeira (Marquinho); Edmundo e Alan Kardec (Jean)
Técnico: Tita

BOTAFOGO: Castillo, Thiaguinho, Renato Silva, André Luis e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Gil e Wellington Paulista
Técnico: Ney Franco

Fontes: Globo.com e Gazeta Esportiva


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário