Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 24 de agosto de 2008

Campeonato Brasileiro > Verdão x Lusa: só vitória evita pichações e melhora classificação

* Palmeiras precisa voltar a vencer fora do Palestra para ficar no G-4. Portuguesa necessita da vitória para fugir da degola

Palmeiras e Portuguesa medem forças neste domingo, às 16h, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro, sabendo que a vitória é o único resultado que evita um princípio de crise no Palestra Itália ou no Canindé. O Verdão está em situação tranqüila na tabela de classificação, o popular G-4, e lutando pelo título. Mas o fato de fracassar na maioria das vezes em que atua longe do seu estádio fez a torcida pichar os muros do clube, criticarem os zagueiros Jeci e Gladstone, e exigirem reação imediata fora de casa. Já a Lusa vive um enorme drama, não consegue mostrar regularidade na competição, e está na incômoda zona do rebaixamento. Vencer pode salvar o emprego de Valdir Espinosa.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no último dia 25 de maio, também no Pacaembu, Palmeiras e Portuguesa empataram por 1 a 1. O zagueiro David, que se recupera de uma cirurgia no joelho direito, fez o gol alviverde. Alex Mineiro perdeu uma penalidade máxima. Diogo deixou tudo igual a favor da Lusa.

O Palmeiras ainda contava com o zagueiro Henrique, que foi negociado com o Barcelona, da Espanha; e repassado ao Bayer Leverkusen, da Alemanha; e o meia Valdivia, que acertou a sua transferência para o Al Ain, dos Emirados Árabes. Já a estrela da Lusa era o atacante Diogo, que se mandou para o Olympiacos, da Grécia.

Pichações

O Palmeiras ocupa a quarta colocação, com os mesmos 37 pontos do Botafogo, o terceiro. Porém, um tropeço diante da Lusa pode ser fatal. São Paulo, com 36; e Flamengo e Coritiba, com 35, estão no encalço da equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo. Se não vencer a Portuguesa, o Verdão fatalmente deixará o G-4, e a pichações nos muros do Palestra Itália, que foram marcas registradas após a goleada sofrida para o Internacional por 4 a 1, na última quarta-feira, no Beira-Rio, em Porto Alegre, poderão voltar com intensidade.

Apesar de estar bem colocado, o Palmeiras vive uma síndrome fora do Palestra Itália. Em casa, o aproveitamento da equipe é de 93%. Em 10 partidas, o Verdão está invicto e somou nove vitórias e um empate. Já na casa dos adversários os números são assustadores: somente 27% de aproveitamento. Em 11 jogos, foram seis derrotas, três empates e apenas duas vitórias.

- O futebol sul-americano está assim. É muito difícil qualquer time vencer fora de casa. O Grêmio só está liderando porque conseguiu pontos fora de Porto Alegre. Até em jogos de seleções a situação é a mesma. Vejam o caso da Venezuela nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. A equipe está bem colocada e jogando muito bem diante da sua torcida - justifica Luxemburgo.

Em busca da reabilitação, o Palmeiras vai continuar atuando no esquema tático 4-4-2. O lateral-direito Elder Granja e o volante Pierre, em recuperação de lesões, continuam fora de combate. Jumar está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Leo Lima cumpre o quarto e último jogo de punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Luxemburgo confirmou a entrada de Fabinho Capixaba, após cumprir suspensão automática, na lateral direita. Sandro Silva terá a parceria de Martinez na marcação do meio-campo, enquanto que Jeci e Gladstone, que foram criticados nas pichações, seguem tranqüilos formando a dupla de zaga.

Momento conturbado

De volta à zona do rebaixamento, para a Portuguesa é essencial uma vitória sobre o Palmeiras. O time foi derrotado pelo Vasco por 1 a 0, na cidade de Santa Bárbara D´Oeste, no interior de São Paulo, na última rodada, e foi ultrapassado pelo Fluminense, que também tem 22 pontos, no saldo de gols. Apesar do mau momento, o técnico Valdir Espinosa ainda tem esperança de uma boa campanha no Brasileirão.

- Vejo uma equipe que está evoluindo, mas os resultados não estão acontecendo. Nosso time está jogando bem, mas falta calma na hora de finalizar. Se arrumarmos isso, acredito que iremos alcançar nossos objetivos – diz o treinador.

A Lusa tem dois retornos e dois desfalques. O lateral-direito Patrício, após cumprir suspensão, volta ao time. Gavilán, que defendeu a seleção paraguaia no empate por 1 a 1 com a Arábia Saudita, também está de volta. Em contrapartida, Preto ainda sente dores no púbis e está vetado, e o lateral-esquerdo Bruno Teles, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, será substituído por Bruno Recife.

FICHA TÉCNICA
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 24 de agosto de 2008, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Cleber Welington Abade (SP)
Assistentes: Evandro Luis Silveira e Everson Luis Luquesi Soares (ambos de SP)

PALMEIRAS: Marcos; Gustavo (Fabinho Capixaba), Jéci e Gladstone; Sandro Silva, Martinez, Evandro, Diego Souza e Leandro; Kléber e Alex Mineiro
Técnico: Wanderley Luxemburgo

PORTUGUESA: André Luiz; Patrício, Bruno Rodrigo, Ediglê e Bruno Recife; Dias, Gavilán, Edno e Fellype Gabriel; Jonas e Washington
Técnico: Valdir Espinosa

Fontes: Globo.com e Gazeta Esportiva


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário