Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2008

Campeonato Paulista > Clássico com jeito de final na Vila Belmiro

* Peixe reage no Campeonato Paulista e transforma confronto contra o Timão em decisão

Há cinco rodadas, o clássico entre Santos e Corinthians, nesta quarta-feira, às 21h45m (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Paulistão 2008, poderia ser considerado um jogo esvaziado, sem muitos atrativos. Afinal, o Peixe marcava passo, sem conseguir avançar.

No entanto, o time da Vila Belmiro engatou quatro vitórias seguidas e voltou a sonhar com uma vaga na semifinal. Já o Timão, que ocupa um lugar onde o Peixe gostaria de estar - a quarta colocação (última que garante um lugar na próxima fase) - precisa da vitória sob o risco de perder a boquinha. Ou seja, de repente, um jogo que poderia não valer nada, ganhou ares de decisão.


Se vencer o clássico, o Peixe derruba a diferença entre os alvinegros, que hoje é de quatro pontos, fica mais perto do G-4 e, na teoria, terá um caminho mais fácil nas duas últimas rodadas. O time de Emerson Leão pega o vice-lanterna Rio Claro, fora. Em seguida, encara a Ponte Preta, que vive grande fase, mas o jogo será na Vila Belmiro. Já o Timão tem duas pedreiras: Marília e Noroste, ambos no interior.


Mas o Corinthians, que se vencer pode facilitar de vez o caminho para as semifinais, não quer perder a chance de "eliminar" um rival direto e, quem sabe, até se aproximar da liderança (para isso, depende de combinação de resultados).


- Uma vitória num clássico é sempre boa para dar um salto de qualidade na equipe - comenta o meia Diogo Rincón, que retorna de lesão no joelho.


Artilheiro de volta

O técnico Emerson Leão, do Santos, poderá contar com a volta do artilheiro Kléber Pereira, que cumpriu suspensão automática contra o Guaratinguetá, domingo passado. Por outro lado, Rodrigo Souto levou o terceiro amarelo e está suspenso. Em seu lugar, entra Adriano. O atacante Sebastián Pinto, que até agora não mostrou a que veio, poderá ser barrado por Leão.

Para o treinador santista, o Peixe precisa se impor em casa e partir para cima do Corinthians. Ele lembra que o time conseguiu quatro vitórias seguidas no Paulistão jogando no ataque. Por isso, não é hora para mudanças.


Rincón e mistério rotineiro

A principal novidade do Corinthians para o clássico contra o Santos deve ser o retorno do meia Diogo Rincón, recuperado de uma leve lesão no joelho direito, sofrida no empate por 2 a 2 com o Juventus. Assim, a formação do meio-de-campo ficaria com dois volantes (Fabinho e Perdigão) e um armador (Rincón).

Isso se o técnico Mano Menezes optar mesmo pelo esquema 3-5-2, com Chicão, William e Carlão formando o sistema defensivo. No ataque, a dúvida é entre o argentino Herrera e o uruguaio Acosta. Ultimamente, porém, o treinador tem se especializado em dar indícios sobre uma escalação e depois usar outra em campo.


Ficha do jogo:
SANTOS CORINTHIANS
Fábio Costa
Adoniran
Domingos
Betão
Kléber
Marcinho Guerreiro
Adriano
Molina
Renatinho (Sebastián)
Kléber Pereira
Wesley
T.: Emerson Leão
Felipe
Chicão
William
Carlão
Carlos Alberto
Fabinho
Perdigão
Diogo Rincón
André Santos
Dentinho
Acosta (Herrera)
T.: Mano Menezes

Estádio: Vila Belmiro, em Santos
Data: 26/3/2008
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho
Auxiliares:
Ednilson Corona e Claudson Lincoln
Fonte: Globo.com


Comentário da Redação
Visão Santista > Vale Classificação
Por Ricardo Pilat (ricardo.pilat@yahoo.com.br)

Por mais difícil que seja conquistar esta vaga para a semi-final do Campeonato Paulista. o Santos está com a chance na mão de alcançar o seu objetivo. Se tem um jogo que pode derrubar ou alavancar qualquer fase santista, é o clássico contra o Corinthians.

Além dos 3 pontos que deixariam a diferença entre os os rivais em um pontos, o moral do grupo estaria inflado, e os dois próximos jogos seriam para "cumprir tabela". Isso, claro, é modo de dizer, mas uma vitória contra o Timão, na minha opinião, classifica o Peixe para o G4. Se perder, já era!

O time está bem armado, as vai ter um grande desfalque que é Rodrigo Souto. É torcer para que ele seja bem representado por Adriano, e que Kléber Pereira faça seus gols e não perca muitos.

O clássico vale como uma decisão é deve ser encarada como tal: Vale vaga!


Visão Corintiana > Tem de jogar para ganhar!
Por Pedro Silas (pedro_sccp@yahoo.com.br)

O jogo de hoje na Vila Belmiro poderia ser mais tranquilo para o Corinthians, se não fosse o empate em casa contra o Juventus.

Com o tropeço em casa contra o time da Rua Javari, obriga o Corinthians a buscar a vitória na vila, empate já não considero bom resultado, como planejava há três rodadas atrás.

A arma do time é apostar na velocidade do Dentinho lá na frente, e das avançadas perigosas dos alas, já que o time deve jogar num 3-5-2. A volta do Diogo Rincón em tese é muito importante para a criação de jogadas da equipe.

A grande dúvida do Mano Menezes é no ataque: Acosta ou Herrera?
Eu escalaria o Acosta como titular, e o Herrera ficaria como opção durante o jogo, para dar mais velocidade na partida caso precise, e o Acosta é mais técnico e perigoso lá na frente.

E com o Acosta o Corinthians precisa as chegadas dos alas na linha de fundo para cruzamentos, pois além do Acosta, o time tem outros dois bons cabeceadores: Dentinho, que apesar de não ser tão alto, tem um ótimo posicionamento, e Diogo Rincón chegando de trás.

O resultado no jogaço de hoje é difícil de prever, mas com certeza teremos um grande jogo na vila, assim como todos os jogos decisivos, terá grandes emoções.

Direto da Redação


Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Será um jogão...
    Penso que o Santos estará muito pressionado... se perder, esta fora... e isso vai fazer a vila bombar... acredito que o Dentinho e a provavel entrada do Acosta serão o fator que irá desequilibrar o confronto...

    Off Topic: Coronel Bolognesi 0 x 0 Cienciano... Bom para o FLA.

    Henrique
    Vai Vendo...

    ResponderExcluir