O Grêmio venceu o Santos por 1 a 0, neste sábado, no Olímpico e atingiu o seu objetivo de chegar ao G-4, grupo dos clubes que vão disputar a Libertadores do ano que vem. Com a vitória, o Tricolor deixou o Peixe para trás, já que apenas um ponto separava as duas equipes na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Marcel, de falta, marcou o gol do triunfo dos gaúchos.Com o resultado, o Grêmio chegou aos 44 pontos e passou a ocupa a terceira colocação no Brasileirão. O Santos permaneceu com 42 e caiu para a quarta posição. O time da Vila Belmiro corre o risco de sair do G-4, caso Fluminense, Palmeiras, Vasco ou Botafogo conquistem uma vitória neste domingo. Na próxima rodada, o Peixe vai enfrentar o Vasco, na Vila Belmiro. O Tricolor gaúcho pega o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. As duas partidas serão no próximo domingo.
Etapa inicial equilibrada
Santos e Grêmio fizeram um primeiro tempo igual. Os gaúchos tiveram um domínio da partida nos primeiros 25 minutos. A equipe teve três chances claras de abrir o marcador, mas os atacantes tricolores pararam na boa atuação de Fábio Costa. Aos 17, Diego Souza aproveitou cobrança de escanteio e cabececeou por cima do gol. Três minutos depois, Anderson arriscou de longe e quase abriu o marcador. Aos 26, Fábio Costa fez duas defesas, salvando o Peixe.
A partir das defesas de Fábio Costa, o Santos acordou na partida. O time da Vila Belmiro subiu de produção e também perdeu boas chances de deixar o gramado com uma vantagem no placar. Aos 26, Rodrigo Souto arriscou de fora da área e a bola passou raspando o gol de Saja. Quatro minutos, Renatinho recebe na marca do pênalti e fura, perdendo uma ótima chance. Enquanto a equipe de Luxemburgo tentava chegar com a bola no pé, o Tricolor abusava dos chuveirinhos.
Marcel dá vitória ao Tricolor
As duas equipes voltaram com a mesma disposição para o segundo tempo. Marcel, aos dois minutos, quase marca ao tentar dar um peixinho. Um minuto depois, Kléber arriscou de fora da área e Saja fez uma bela defesa. Até que aos 10, o mesmo Marcel, que havia perdido uma ótima chance no início da etapa final, cobrou falta e abriu o marcador. O goleiro Fábio Costa falhou no lance ao pular atrasado.
O Santos acordou e Petkovic, em jogada individual, quase empatou a partida. O Gringo driblou dois adversários e chutou na rede pelo lado de fora. Com o passar do tempo, o Grêmio recuou e o Peixe partiu para o ataque em busca do empate. O técnico Vanderlei Luxemburgo queimou as três substituições em seis minutos. A equipe paulista bem que tentou e teve duas chances claras de empatar. Aos 28, Rodrigo Tabata cobrou falta e Saja defendeu. Quatro minutos depois, Pedrinho chutou a e bola passou perto do gol tricolor.Mesmo com o Peixe pressionando, o Grêmio soube segurar o marcador para roubar a posição do rival na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Os mais de 22 mil torcedores que estiveram no Olímpico deixaram o local mais do que satisfeitos.
| GRÊMIO 1 x 0 SANTOS | ||
| Saja Bustos Leo William Anderson Pico Eduardo Costa Sandro Goaino Diego Souza Tcheco Luciano Fonseca Marcel (Ramon) T: Mano Menezes | Fábio Costa Alessandro (Rodrigo Tabata) Domingos Adaílton Carlinhos Maldonado Rodrigo Souto Petkovic (Pedrinho) Kléber Renatinho (Marcos Aurélio) Kléber Pereira T: V.Luxemburgo | |
Cartões amarelos: Sandro Goiano, Anderson Pico(Grêmio); Kléber, Domingos, Carlinhos (Santos)
Árbitro: Alício Pena Júnior (Fifa-MG)
Auxiliares: Marco Antônio Gomes(Fifa-MG) e Cleidy Mary Santos Nunes Ribeiro (Fifa-PR)
Data: 22/09/2007
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Público: 22.832 pagantes
Renda: R$ 327.725,00
Fonte: Globo.com
Comentário da Redação
Santos mal na Libertadores
A Libertadores 2008 para o Santos começou mais cedo e muito mal por sinal. Nos dois primeiros jogos do torneio, duas derrotas.
Digo isso porque começamos contra o São Paulo uma seqüência de jogos contra rivais diretos pela vaga na Libertadores 2008, e era a hora de mostrar força. Até agora nada se viu, a não ser um time cheio de fragilidades.
O jogo contra o Grêmio, segunda da lista de pedreiras na busca pela Libertadores, foi jogado já no espiríto da competição sulamericana. Muita pegada e marcação, pouca técnica e chances de gols. No primeiro tempo os gaúchos criaram mais, mas não foi o suficiente para bater o goleiro Fábio Costa.
Na segunda etapa, o Grêmio caiu de produção, contudo conseguiu abrir o placar com Marcel em cobrança de falta. O Santos, que até então só se defendia, teve que sair pro ataque e quase marcou o seu. O resultado mais justo seria um empate sem gols, mas o peixe pagou caro pela falta de qualidade na hora que precisou buscar um gol.
O time mostrou suas deficências mais uma vez. A presença de Kléber no meio-campo, não mudou grande coisa no setor, e Renatinho na frente pouco contribuiu. Serão mais quatro jogos nesta mini-Libertadores e o Santos vai ter muitos problemas para conquistar essa classificação.

Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário