Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Futebol Nacional> Árbitros reprovados se despedem na rodada

* Luiz Antônio Santos é um dos que só voltará a apitar após reavalição, dentro de 45 dias.

Assim como a Fifa, que realiza nesta quinta-feira em São Caetano do Sul testes físicos visando o quadro de árbitros de 2008, a CBF tem feito, desde o último dia 13, avaliações estaduais com árbitros e auxiliares que participam das três divisões do Campeonato Brasileiro. No entanto, a punição para os reprovados em questão é imediata, e eles só voltarão a campo após uma reavaliação, que será marcada para o início de novembro. Sendo assim, passada a 27ª rodada do Brasileirão, que acontece no próximo fim de semana, eles só voltariam a aptar nas três últimas jornadas da competição.

O estádio Célio de Barros, no Complexo do Maracanã, recebeu para testes físicos na manhã desta quinta os 16 árbitros do Rio de Janeiro que estão no quadro da Comissão Nacional de Árbitros (Conaf), sendo oito atuantes na Série A. Com um índice de aprovação de 80%, a arbitragem carioca teve apenas quatro reprovados, entre eles Luiz Antônio Silva Santos, escalado para a partida entre Goiás e América-RN no próximo domingo.

- Ainda não chegou nenhum resultado oficial sobre a avaliação no Rio de Janeiro. Não posso me basear em uma informação que ainda é extra-oficial. A princípio, todos os árbitros estão preparados. Enquanto eles têm o índice, estão preparados para darem continuidade à competição. Sou obrigado a realizar sorteios até 48 horas antes da rodada e não posso condicionar isso aos resultados dos exames. Os avaliadores devem encaminhar os resultados até 72 horas após os testes e tomaremos as medidas cabíveis - afirma Sérgio Corrêa, presidente da Conaf, que já a partir da próxima semana terá uma posição sobre os árbitros aptos a continuarem em atividade.

- Informações ainda serão repassadas pelo responsável por esta avaliação estadual. Cada estado tem seu avaliador, e, até o dia 22, árbitros de todo o país serão avaliados. Após isso, todos os dados serão juntados e será criado um banco de dados com as condições de cada árbitro. Quem não passar neste teste, terá de 30 a 45 dias para uma nova avaliação.

Avaliações cada vez mais freqüentes

Corrêa garante que as avaliações estaduais serão ainda mais freqüentes a partir de 2008, com testes alterados.

- A CBF solicitou que as Federações indicassem um professor universitário vinculado a uma universidade federal ou estadual, o que mostra a credibilidade deste profissional. Passado este processo, a entidade encaminhou às cinco regiões do Brasil avaliadores para um treinamento de acordo com o protocolo da Fifa. A partir do próximo ano, os responsáveis por estas avaliações serão de estados diferentes. O avaliador de São Paulo avalia os árbitros do Rio e assim por diante.

Nesta sexta-feira, a Conaf encerra as avaliações nacionais, faltam apenas os auxiliares do Rio de Janeiro, além dos árbitros e auxiliares de Goiás.

Ana Paula não fará novo teste da Fifa
*
Porém, bandeirinha espera que seja mantida no quadro de arbitragem da entidade.

Abatida com a reprovação no teste físico nesta quinta-feira, Ana Paula Oliveira afirmou que não fará a nova avaliação da Fifa, na próxima terça-feira. Porém, a auxiliar espera ser mantida no quadro de arbitragem da entidade.

- Não vou mais fazer o teste da Fifa. Deixei a prova de hoje (quinta) por cansaço, não foi por dores. Talvez eu faça o da CBF em 45 dias. Vou pedir para a Comissão de Arbitragem analisar com carinho para eu não deixar o quadro da Fifa, já que outros árbitros já deixaram de apitar algum tempo e nem por isso saíram - diz.

Ana Paula participou dos testes machucada. Durante sua preparação para a avaliação, a bandeirinha sofreu uma inflamação óssea no tornozelo, o que prejudicou seu desempenho.

Afastada dos gramados desde sua atuação na semifinal da Copa do Brasil entre Botafogo e Figueirense, em maio, Ana Paula acha que só voltará aos gramados no ano que vem.

- O mais provavel é que eu volte só no Paulistão 2008 - conclui.

Seneme volta a ser reprovado e chora
*
Pela segunda vez seguida, árbitro abandona prova com dores na coxa. Tardelli passa.

Em uma cena comovente, o árbitro Wilson Luiz Seneme foi reprovado no teste físico da Fifa, nesta quinta-feira, em São Caetano do Sul (SP). O juiz abandonou a prova com dores na coxa esquerda, e dificilmente terá condições de realizar a última avaliação, na próxima terça, no Rio.

Chorando muito, Seneme foi consolado pelo árbitro Paulo César de Oliveira e por Sérgio Corrêa da Silva, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf). Os dois também choraram.

- Como é que eu vou ligar em casa e falar isso? Eu não agüento mais me machucar. Eu tenho filhos para criar. Há um mês eu machuquei a panturrilha, e estou afastado desde então. Não agüento mais - afirma Seneme, lembrando que havia tido o mesmo problema no último teste.

Questionado se terá condições de refazer o teste pela terceira e última vez, ele volta a se emocionar:

- Espero que sim - diz ao deixar o clube em São Caetano, apoiado por Paulo César de Oliveira.

Reprovado no último teste, Wagner Tardelli se recuperou e conseguiu passar nesta quinta. Assim, está garantido no quadro da Fifa.

Gaciba admite bloqueio psicológico
* Árbitro afirma que não consegue superar o problema que o atrapalha nos testes físicos.

As recentes reprovações em testes físicos têm atrapalhado o psicológico do árbitro Leonardo Gaciba. Excluído do último Mundial Sub-20 e reprovado no teste anual da Fifa, o árbitro gaúcho admite que sofre "bloqueios estranhos" durante a avaliação.

- Está dificil vencer esse bloqueio psicológico. Foi muito estranho. Vinha me sentindo bem na prova, mas quando faltava uma volta para completar, infelizmente, não deu - afirma em entrevista à "Rádio Gaúcha".

Gaciba participava de uma prova de 20 quilômetros, divididos em vinte tiros. Ele desistiu entre a 17ª e a 18ª etapas. Dentro de seis dias, Leonardo Gaciba será avaliado novamente.

- Eu já tenho a aprovação nesse tipo de teste, quando fiz a avaliação em julho na Argentina. Tenho de bater essa prova até o final do mês. O importante no momento é buscar tranqüilidade. Tenho um jogo importante no final de semana e vou me focar nesta partida - declara Gaciba que está escalado para dirigir Vasco e Cruzeiro, pelo Brasileirão, domingo, em São Januário.

fonte: globo.com








Redator:
Marco Miranda

marco_mirand@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário