Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Campeonato Brasileiro > Peixe arranca para o Vice

* Santos vence o Timbu e está perto da Libertadores

Se não pode ser campeão, o vice está de bom tamanho. É assim que pensam os jogadores do Santos que ontem derrotaram o Náutico, no Recife, por 2 a 1, e seguem na segunda colocação do Campeonato Brasileiro 2007. Com a vitória do São Paulo, que conquistou o Pentacampeonato, o Peixe encara o vice e a vaga à Libertadores 2008, como um troféu.

Com o resultado, o Alvinegro anota 58 pontos no Campeonato. Já o Náutico, que vinha crescendo, parou nos 43 e o rebaixamento volta a assombrar o Timbu. No domingo, o Santos voltará à Vila Belmiro contra o Atlético-MG, enquanto os pernambucanos visitam o Fluminense no sábado.

O jogo

O jogo começou em ritmo alucinante. O Náutico tomou a iniciativa e partiu para cima do Santos. Com muita rapidez, os atacantes do Timbu deixavam a zaga do Peixe tonta, mas não conseguiram chegar ao gol nas primeiras investidas.

Superada essa pressão, o Peixe conseguiu se soltar mais e passou a apertar. Marcos Aurélio chegou até a carimbar o travessão, aos 8 minutos.

Quando o time da Vila Belmiro começava a mandar no jogo, o Timbu surpreendeu. Em um contra-ataque rápido, Júlio César cruzou da esquerda na cabeça de Felipe, que com um toque inteligente encobriu toda a defesa do Santos. Um belo gol.

Curiosamente, o Peixe melhorou com o gol sofrido. O lateral-esquerdo Kléber passou a atuar de meia e a equipe santista começou a dominar as jogadas no setor de criação, cadenciando o jogo, buscando uma brecha. Pet tentou, Tabata tentou, mas quem acertou foi Kléber Pereira.

Aos 45, Tabata acertou excelente passe para o atacante, que recebeu na área e tocou na saída do goleiro. Com o gol, o artilheiro do Peixe acaba com um jejum que já durava oito jogos: desde o dia 5 de setembro, quando ajudou o Peixe a vencer o Internacional, na Vila Belmiro, Kléber não balançava as redes. Foi seu 11º gol na competição. Apesar dos quase dois meses sem marcar, ele segue como artilheiro do time no Brasileirão.

O empate não evitou que Luxemburgo mudasse o time do Santos no intervalo. Pedrinho substituiu Petkovic outra vez. Roberto Fernandes já havia feito alteração no Náutico no primeiro tempo, quando Elicarlos, machucado, deu lugar a Marcelo Silva.

Apesar do domínio, o Peixe não tinha espaços para entrar tocando e passou a arriscar de longe. E quase chegou à virada em um desses chutes: primeiro com Tabata, aos 8. Depois com Dionísio, aos 20. No primeiro lance, a bola passou raspando. No segundo, ela explodiu na trave.

De tanto insistir, o Peixe chegou à virada. Aos 41, Pedrinho fez grande jogada pela direita e colocou de esquerda, com categoria. O Náutico ainda tentou apertar no fim, mas o Santos conseguiu se segurar.


FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 1 X 2 SANTOS

NÁUTICO: Fabiano; Radamés, Onildo, Toninho e Júlio César (Everaldo); Daniel Paulista, Elicarlos (Marcelo Silva), Geraldo e Acosta; Marcelinho e Felipe (Ferreira)
Técnico: Roberto Fernandes

SANTOS: Fábio Costa; Dionísio, Marcelo, Domingos e Kléber; Adriano, Rodrigo Souto, Rodrigo Tabata (Vitor Júnior) e Petkovic (Pedrinho); Marcos Aurélio (Renatinho) e Kléber Pereira
Técnico: Wanderley Luxemburgo

Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Data: 31 de outubro de 2007, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Alessandro Rocha (Fifa-BA) e Aristeu Leonardo Tavares (Fifa-RJ)
Público: 15.252 pagantes
Cartões amarelos: Elicarlos, Acosta, Everaldo (Náutico); Adriano, Rodrigo Souto, Rodrigo Tabata (Santos)
Gols: NÁUTICO: Felipe, aos 15 minutos do primeiro tempo; SANTOS: Kléber Pereira, aos 46 minutos do primeiro tempo, e Pedrinho, aos 41 do segundo

Santos e Sevilla batem São Paulo em ranking

Nem Milan, nem Real Madrid e nem São Paulo. O Sevilla, da Espanha, segue na liderança do ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O atual bicampeão da Uefa tem 302 pontos, 28 a mais que o Chelsea, da Inglaterra, o segundo colocado.

Apesar do São Paulo ter conquistado o título do Brasileirão, o melhor brasileiro na lista é o Santos, que ocupa a quarta posição, com 258 pontos. A equipe da Vila Belmiro também é o melhor time da América do Sul. O tricolor paulista é apenas o 15º colocado.


Fontes: Globo.com e Gazeta Esportiva.net


Comentário da Redação
Quase lá

Quando Pedrinho marcava o segundo gol do Santos, na noite de ontem, no Recife, praticamente sacramentava ali a classificação do time de Luxa para a Libertadores 2008. Era o que faltava: uma boa vitória fora de casa. Agora são mais 4 jogos, 2 na Vila e 2 fora. Com mais 6 pontos, estamos classificados.

O resultado do Grêmio ainda nos favoreceu. O Cruzeiro joga hoje, contra o Botafogo, no Engenhão, e não deve vencer. Com isso, posso afirmar aqui que estaremos 99% garantidos na Libertadores. Basta apenas confirmar isso dentro de campo.

Aproveito esse espaço para parabenizar o São Paulo pelo Penta Campeonato. Não há o que discutir, os comandados de Muricy foram os melhores de fato.

Ao Santos, resta brigar pelo vice. Temos que acabar com essa cultura no Brasil, de que o segundo é o primeiro dos últimos. Para um time que nem o Peixe, que teve inúmeros problemas no começo do campeonato, chegar em segundo será uma baita conquista.









Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário