Após a conquista do tricampeonato da Libertadores, o Santos não apresentou um bom rendimento na sequência do Campeonato Brasileiro. Muitas são as explicações para isso. Ausência de jogadores importantes por conta de lesão ou seleção; perda de foco, relaxamento.
No fim, todas essas possibilidades interferiram diretamente no problema principal, que é a montagem do time para o Mundial. Apenas de algumas rodadas pra cá, eu diria desde o duelo contra o Botafogo, na Vila Belmiro, o Santos conseguiu armar a equipe ideal, dentro das possibilidades do elenco, e coincidentemente o time não perdeu mais.
São 4 vitórias e 1 empate. Destaque especial para o triunfo sobre o Vasco, na Vila, 2 a 0, com a volta de Ganso ao meio-campo. E qual foi a grande mudança?
Começa pela formação com três volantes. Adriano, Arouca e Henrique formaram um tridente que protege muito bem a defesa e ainda tem qualidade para fazer a bola chegar ao ataque com qualidade. E com Ganso no time, isso fica ainda melhor.
Na defesa, Léo saiu do time há alguns jogos, por lesões e doenças, e Durval (foto) foi improvisado na lateral-esquerda, com Bruno Rodrigo entrando na zaga. O Santos melhorou e ficou mais seguro. Durval parece que nasceu jogando naquele setor, e Bruno Rodrigo finalmente parece justificar sua contratação.
Eu até acho que ainda há tempo de testar a equipe com jogadores como Elano e Léo, que têm história no clube devem voltar nos próximos jogos. Mas resta pouco tempo para a estreia no Mundial, o Santos está jogando bem e não será surpresa se o 11 inicial no Japão for o mesmo que estará em campo amanhã, diante do Atlético-GO: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Arouca, Adriano, Henrique e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges.
O fico de Neymar
Não tive tempo ainda de comentar aqui a permanência de Neymar no Santos até 2014. Resumidamente: a diretoria santástica está de parabéns. Apenas com acordos comerciais, bom papo e ousadia, segurou um dos maiores craques da história do clube e foi notícia em toda a imprensa esportival mundial.
Podemos discutir se não é muito arriscado aumentar o salário dele dessa forma (mesmo que isso seja apenas em porcentagem do uso da imagem do Neymar), correndo o risco de perdê-lo sem que um outro clube pague a multa rescisória. Mas o que seria da vida sem riscos? E no futebol o lucro vem por meio de troféus. Com Neymar, Ganso e companhia, o Santos tem tudo para seguir no ótimo caminho de conquistas dos últimos dois anos.
=========================
* A coluna Camarote Térreo coloca o torcedor santista pertinho dos fatos que agitam a Vila Belmiro.
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me: @ricardopilat
Nenhum comentário:
Postar um comentário