Pela primeira vez em sua história, o Corinthians disputará a Copa Libertadores pelo terceiro ano consecutivo. Como não poderia ser diferente, o torneio é a grande prioridade do clube na temporada. E o que esperar do campeão brasileiro?
A base que jogou as 38 rodadas da última competição nacional foi mantida. Reforços? Apenas para compor elenco. O centroavante Elton, para a reserva de Liedson (já que não dá para esperar nada do Adriano), e o meia Vítor Júnior, suprindo a saída de Morais, são as duas principais contratações.
São discretas, mas seriam encaradas como pontuais se o grande desejo corintiano na pré-temporada tivesse sido realizado: Montillo. Um meia-direita acima da média é a peça que falta para colocar o time em um patamar acima. Além de ganhar um craque nos 11 iniciais, o Danilo se tornaria mais uma opção importante para o decorrer da partida, deixando o elenco mais forte. Porém, apesar da vontade do argentino em vir para o Parque São Jorge, o Cruzeiro dificultou e, depois de algumas semanas de novela, a equipe paulista desistiu da negociação.
Além da contratação de um meia de alto nível, ainda vejo o elenco com carência em pelo menos mais duas posições: primeiro volante e lateral. O Ralf é claramente o jogador que causará mais dificuldade ao técnico Tite para substitui-lo caso não possa jogar. Ao menos a diretoria alvinegra tentou a volta do Cristian, e deixou claro que sabe que precisa preencher essa lacuna.
Contudo, as laterais seguem sendo uma incógnita e nem especulação em torno de uma contratação para a posição houve. Alessandro ficará longe das lesões e voltará a jogar um bom futebol? Pela esquerda, Fábio Santos vem sendo regular, mas não o acho confiável para encarar situações adversas. E o seu reserva, Ramon, é fraquíssimo.
Mas mesmo não sendo um time brilhante e ainda tendo alguns ajustes para fazer, não dá para ignorar quem vem de um título nacional tão competitivo. Se encarar os jogos do torneio sul-americano com o mesmo espírito guerreiro de vários jogos do segundo semestre de 2011, já é um grande passo para chegar forte na briga pela taça.
Junto com esse comprometimento que o Tite conseguiu tirar de seus atletas, a força que tem no Pacaembu, o entrosamento e a bagagem adquirida por vir de uma campanha vencedora são os grandes trunfos do Corinthians em busca da tão sonhada conquista da América.
Reforços:
Elton, A (Vasco); Vítor Júnior, M (Atlético-GO); Gilsinho, A (Jubilo Iwata); Felipe, Z (Bragantino); Cássio, G (PSV-HOL); Chen Zhizhao, M (Nanchang Hengyuan-CHI).
Provável time-base 2012:
======================
* A coluna Democracia é a voz da nação corintiana aqui no Redação do Esporte.
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário