Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 10 de outubro de 2009

Campeonato Brasileiro > Com apoio da massa, Flamengo vence o São Paulo de virada

* Mais de 60 mil pessoas assistem o triunfo rubro-negro: 2 a 1

Contando com o apoio de mais de 60 mil torcedores no Maracanã, o Flamengo derrotou o São Paulo de virada por 2 a 1, neste sábado, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro e continua vivo na luta por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.

O Rubro-Negro chegou aos 45 pontos e ocupa, momentaneamente, a sexta posição. O São Paulo continua na vice-liderança, com 49 e vê mais distante o sonho do título.

Hernanes abre o placar

O primeiro tempo foi dominado pelo Flamengo. Logo aos dez minutos, Everton Silva cruzou da direita e Denis Marques, na entrada da pequena área, mas meio sem jeito, cabeceou por cima. O camisa 9 rubro-negro teve outra boa oportunidade aos 17. Ele dominou na intermediária, avançou e bateu com perigo, à direita da baliza.

Na continuidade, o Rubro-Negro demonstrou força em dois lances. Após passe de Everton, Álvaro tentou o chapéu, mas Rogério Ceni fez a defesa. Logo depois, Pet cruzou para a área e Juan, de primeira, mandou para fora.

A pressão era do Fla, mas foi o São Paulo que abriu o placar aos 26 minutos. Dagoberto deu um lindo lançamento do campo de defesa até a entrada da área adversária. Hernanes recebeu livre, dominou, driblou o goleiro Bruno e fez 1 a 0.

Aos 28, Zé Roberto cruzou da direita, Rogério Ceni espalmou para o meio da área e Juan, de direita, finalizou rasteiro. A bola entraria, mas Renato Silva salvou quase sobre a linha.

A pressão do Flamengo permaneceu intensa. Aos 38, Everton Silva chutou forte da entrada da área e o goleiro são-paulino espalmou para fora. Os insistentes erros de Denis Marques irritaram a torcida e antes mesmo do intervalo o atacante foi vaiado. A última chance da primeira etapa foi rubro-negra. Petkovic, aos 45 minutos, bateu falta lateral, Angelim apareceu sozinho, cabeceou e Rogério salvou.

Virada sob o comando de Pet

No segundo tempo, o Flamengo voltou com Toró no lugar de Juan. Denis Marques, que foi alvo da torcida do Flamengo durante todo o jogo, deixou o campo aos 10 minutos, dando lugar a Bruno Mezenga.

A pressão do time carioca continuou a mesma da etapa inicial, mas o Rubro-Negro não conseguia transformar o domínio em oportunidades de gol. Mas isso mudou aos 16 minutos. Toró entrou na área e foi calçado por Jorge Wagner. Pênalti e cartão amarelo para o camisa 7 tricolor.

Petkovic bateu e Rogério Ceni fez grande defesa. No entanto, o auxiliar viu o capitão são-paulino adiantar-se antes do chute do sérvio e anulou a jogada. Pet bateu novamente, dessa vez no meio do gol, longe do alcance do goleiro adversário: 1 a 1.

Um minuto depois quase o São Paulo cala o Maracanã novamente. Rodrigo encontrou Hugo dentro da área, mas o chute do apoiador saiu à esquerda da trave.

Mas a torcida flamenguista explodiu de vez aos 35 minutos da etapa complementar. Petkovic, o nome do jogo, deu lançamento preciso para Zé Roberto, que passou pela defesa são-paulina e bateu na saída de Rogério Ceni, garantindo a virada para o Flamengo.

Ficha do jogo

FLAMENGO 2 x 1 SÃO PAULO
Bruno, Everton Silva, Álvaro (Welinton), Angelim e Everton; Maldonado, Willians, Juan (Toró) e Petkovic; Zé Roberto e Denis Marques (Bruno Mezenga). Rogério Ceni; Renato Silva, Rodrigo e Richarlyson; Zé Luis (Borges), Hernanes, Jean, Jorge Wagner (Oscar) e Júnior César; Dagoberto (Hugo) e Washington.
Técnico: Andrade. Técnico: Ricardo Gomes.
Gols: Hernanes, aos 26 minutos do primeiro tempo; Petkovic, aos 19 minutos, Zé Roberto, aos 35 do segundo tempo.
Público: 57.210 pagantes (60.280 presentes). Renda: R$ 1.097.068,00
Cartões amarelos: Álvaro, Zé Roberto, Bruno Mezenga (Flamengo), Hernanes, Richarlyson, Jorge Wagner, Rogério Ceni, Hugo (São Paulo)
Estádio: Maracanã. Data: 10/10/2009. Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF). Auxiliares: Enio Ferreira de Carvalho (DF) e Marrubson Melo Freitas (DF)


Comentário da Redação
Mais um capítulo de falta de ambição são-paulina

Assim como nos jogos recentes contra Santo André, Palmeiras e Corinthians, o São Paulo desperdiçou chances de conquistar a vitória por se mostrar satisfeito com os resultados. Hoje, contra o Flamengo, o time vencia por 1 a 0 e fazia um bom primeiro tempo. A única ressalva a ser feita é que o time de Ricardo Gomes ficava pouco com a bola nos pés, mas dentro de sua proposta de jogo, de contra-atacar rapidamente, estava tudo dando certo.

Na segunda etapa, a proposta era ter mais a posse de bola e isso aconteceu. No entanto, o São Paulo diminuiu demais o ritmo e passou a trocar passes de lado, fazendo o tempo passar... mas era muito cedo para isso.

O Flamengo achou um pênalti e converteu, botando fogo no jogo. Sobre esse lance, vale um adendo: lamentável a atitude de arbitragem de mandar a cobrança voltar. Rogério não se adiantou de forma acintosa. É sempre a mesma palhaçada, os juízes não têm critério nenhum nesse tipo lance. Às vezes aplicam a regra à risca, às vezes fingem não ver nada.

Voltando ao jogo, o São Paulo continuou achando o empate um bom negócio e não era. Pelo menos, para um time que quer o título, não deveria ser. O Tricolor recuou ainda mais e o Flamengo inflou. Petkovic jogou muita bola e comandou a virada flamenguista.

Só aí o Tricolor mexeu na sua forma de jogar, com a entrada de Oscar, mas era muito tarde. No fim das contas, foi muito justo o placar, pois foram incontáveis as defesas de Rogério Ceni e gols perdidos por Dênis Marques.

E o São Paulo, como eu já venho dizendo há várias rodadas, está longe de ser o "campeão" que a torcida gostaria que ele ainda fosse.

Conceitos - SÃO PAULO

Rogério Ceni - ÓTIMO: Jogou demais. Fez incríveis defesas e até pênalti pegou, pena que essa não valeu.
Renato Silva - PÉSSIMO: Falha e pede desculpa, falha e pede desculpa...
Rodrigo - PÉSSIMO: Parece que desaprendeu a jogar.
Richarlyson - REGULAR: Parecia meio perdido na marcação.
Zé Luis - PÉSSIMO: Entrou para marcar forte na retaguarda, mas falhou quando não podia, no gol de Zé Roberto.
(Borges) - SEM CONCEITO: Nem vi em campo.
Hernanes - REGULAR: Fez um ótimo primeiro tempo e sumiu na etapa final.
Jean - REGULAR: Apareceu bem pelo lado direito em algumas subidas, mas vacilou em algumas saídas de jogo.
Jorge Wagner - PÉSSIMO: Não tocou na bola o jogo inteiro... e ainda fez o pênalti.
(Oscar) - REGULAR - Tentou mudar a cara do jogo, mas era tarde.
Júnior César - PÉSSIMO : Subiu pouco e abusou das pancadas.
Dagoberto - BOM: Teve uma atuação muito consistente. Sua saída resultou em queda no rendimento do São Paulo.
(Hugo) - PÉSSIMO: Mais uma atuação lamentável.
Washington - PÉSSIMO: Noventa minutos sem tocar na bola.
Tec: Ricardo Gomes - REGULAR: Demorou para mexer no time. Na hora que Dagoberto saiu, já deveria ter colocado o Oscar.

FLAMENGO

Do lado rubro-negro, destaque para o sérvio Petkovic. O interminável meia foi nome do jogo: fez um gol e deu passe para outro, sem contar as inúmeras jogadas que ele criou e por pouco não deram resultados. E que personalidade do camisa 43 para bater aquela penalidade!

Além de Pet, outro que jogou muita bola foi Williams. O volante teve liberdade para jogar com o apoio de Maldonado, que foi firme na marcação. Toró também entrou bem no segundo tempo e sofreu o pênalti que deu início à reação.


Direto da Redação












Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário