Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 6 de março de 2010

Copa do Mundo 2010 > Vuvuzela

Individualmente, Argentina melhor

Pode parecer absurdo, mas a rodada do meio de semana serviu para mostrar que a Argentina - que triunfou diante da Alemanha em Munique, 1 a 0 - não é aquela mosca morta que todo mundo imaginava. A campanha nas Eliminatórias foi mesmo ruim, mas já passou. Agora a história é outra. É ano de Copa do Mundo e Maradona fará de tudo para levar o caneco para casa mais uma vez.

Mesmo ainda não dando um padrão muito definido ao time "albiceleste", Dieguito conta com um diferencial que poucos países têm: um elenco repleto de talentos. Principalmente no ataque. Aliás, fazendo uma breve comparação, os argentinos vivem uma fase muito melhor que os craques brasileiros, por exemplo.

Basta mostrar os números. Messi, o melhor do mundo em 2009, é artilheiro do Campeonato Espanhol, com 17 gols. Higuaín, centroavante titular da Argentina e do Real Madrid, marcou 16. Tévez, reserva argentino, já marcou 15 vezes no Campeonato Inglês e está voando no Manchester City. E ainda tem Di Maria, Aguero, Diego Milito e até Palermo, por que não? Opções muito qualificadas.

LEIA TAMBÉM > Vuvuzela - O favorito não joga

Já o Brasil, apesar de bons nomes, não pode dizer que está no seu melhor momento individual. O craque da Seleção nos últimos dois anos, Luís Fabiano, marcou 11 vezes na temporada pelo Sevilla, mas vive machucado e não consegue ter sequência. Kaká tem sete pelo Real, mas a imprensa local anda bem desconfiada com ele. Ainda na Espanha, Nilmar tem oito gols na Liga Nacional pelo Villarreal.

Por incrível que pareça, o que está em melhor fase é Robinho, aqui no Brasil. Pelo Santos, ele marcou 4 gols em 6 jogos, um excelente média. E no jogo contra a Irlanda, terça-feira, ele marcou os 2 gols da partida. Parece que os ares da baixada fizeram bem ao menino.

Faltou ainda dizer que a Argentina tem uma baita dupla de volantes, que põe os brasileiros no chinelo: Mascherano e Verón, contra Gilberto Silva e Felipe Melo.

Nessa comparação entre Brasil e Argentina, o time de Dunga leva muita vantagem em dois aspectos: defesa (1 milhão de vezes melhor) e conjunto, já que essa base vem sendo trabalhada há quatro anos, enquanto o time argentino não pode nem dizer que tenha algo semelhante a uma base.

Adversários frouxos

Além do Brasil, que venceu a Irlanda com alguma dificuldade, por 2 a 0, os outros três times que formarão o Grupo G no Mundial da África do Sul entraram em campo esta semana. Portugal aplicou o mesmo placar na fraquissíma seleção chinesa. Cá entre nós, o time rubro-verde não mete medo nenhum. É Cristiano Ronaldo e mais dez.

A Costa do Marfim fez ainda mais feio. Perdeu para a Coreia do Sul, 2 a 0, e provou que não será problema na Copa. Talvez nem para a Coreia do Norte. Nem o técnico que vai à Africa os Elefantes definiram. Uma vergonha!

E a Coreia do Norte... bem, essa eu não esperava nada mesmo. Arrancou um empate com a Venezuela, 1 a 1. O mesmo duelo se repete neste sábado e não me empolga muito.

Olha, acho que ainda dá tempo de mudar de opinião: o grupo brasileiro está bem longe de ser mortífero como eu imaginava. Bem longe.

=========================

* A coluna Vuvuzela traz as cornetadas do 19º Mundial de seleções da história do futebol, o primeiro na África. Mais do que nunca, a África do Sul é logo ali.

Direto da Redação










Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

4 comentários:

  1. O Luis Fabiano vem jogando muito bem, foi praticamente o melhor jogador do Brasil, ele e o Julio Cesar fizeram um ótimo papel e vestiram realmente a camisa do Brasil...na Copa das Confederações foi injustiça aquele troféu de prata e ouro para o Kaká, foi difícil de engolir e ouvir dizer que o Kaká jogou melhor....só a Fifa mesmo!

    Em questão de seqüência é difícil você subir pra cabecear o vim outro zagueiro empurrar você sobre a trave...ai não tem como né dependendo machuca......

    A Seleção Brasileira está muito bem, o grupo está sabendo do que terá que fazer pq a cobrança vai ser muito grande, a desconfiança está em quase praticamente todos os Brasileiro, é impressionante como o brasileiro só sabe criticar e quando levanta o trofeu fala que foi o melhor time.....são fatos do futebol...

    A Argentina não é tudo isso e o Messi não é jogador de Seleção..qdo veste a camisa azul e branc pipoca..!

    T+

    ResponderExcluir
  2. Como eu disse, o Luís Fabiano (junto com o Julio César) é o principal jogador da seleção nos dois últimos anos. Mas está machucado e não posso dizer que está jogando bem, pq não está jogando.

    Mas o papel da imprensa é mesmo de criticar a seleção, pelo menos na minha opinião. Dizer o que está certo e o que está errado. Sempre foi assim e sempre será.

    Finalizando, essa história do Messi pipocar, na minha opinião, é mito. O problema é que jogar no Barcelona, todo armadinho, é muito mais fácil do que jogar na bagunça argentina do Maradona.

    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com você em alguns aspectos, acho sim que a Argentina ofensivamente tem melhores opções que o Brasil ATUALMENTE. Mas não se esqueça que o Adriano está em grande fase e o Robinho idem. São dois jogadores que podem desiquilibrar e que se conhecem.

    Bom, sobre os volantes, a Argentina leva vantagem sim. Mas acho o Brasil um time muuuuuuuuito mais organizado taticamente, cada um sabe bem o que deve fazer dentro de campo.

    Compartilho da mesma opinião do Milton Leite, acho que esse seleção deveria ter mais jogadores chamados " craques " que possam resolver ali no meio de campo, eu chamaria Diego e Ronaldinho Gaucho!

    Tiraria o Gilberto e o Josué...
    Ah, e levaria o Pato, artilheiro do Milan na temporada pro lugar do fraco Nilmar.

    ResponderExcluir
  4. A Argentina tem mais grandes jogadores que o Brasil. Além dos jogadores que você citou, o Maradona ainda poderia contar com o craque Riquelme e o ótimo volante Cambiasso.

    Mas, se em algumas posições os hermanos são melhores, eles tem carências em outras. Centroavante, por exemplo, não vejo nenhum tão bom quanto o Adriano, que é até reserva na Seleção.

    Assim como na lateral-direita e na zaga.

    Agora, pense como seria um misto das duas seleções:
    Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e André Santos; Mascherano, Cambiasso, Verón e Kaká; Messi, Robinho e Luís Fabiano.

    Que baita time! Só faltou um grande lateral-esquerdo, que nenhum dos times tem.

    ResponderExcluir