Fiz a cobertura aqui no blog Redação do Esporte® da Copa Africana de Nações 2010, em Angola. No ritmo do mundial, que será disputado pela primeira vez em solo africano, meu objetivo era analisar as equipes do continente selvagem que disputarão a Copa e tentarão, também de forma inédita, chegar a uma final.
Sem a África do Sul, eliminada na fase de classificação para a CAN, os mundialistas presentes no torneio continental foram: Gana, Costa do Marfim, Argélia, Nigéria e Camarões.
Esses dois últimos causam verdadeiro pavor nos brasileiros. Ambos já machucaram o Brasil em Jogos Olímpicos. Porém, não são nem sombra daquelas promissoras e alegres equipes dos anos 90 e início dos anos 2000. Eto'o comanda uma seleção de Camarões sem padrão tático e com alguns jogadores ultrapassados - acreditam que Geremi Njitap ainda é titular?
LEIA TAMBÉM > Vuvuzela - Os anfitriões estão com medo
A Nigéria é uma seleção renovada, mas sem astros. Nada mais de Kanu, Okocha, Amokachi... a estrela principal é Obi Mikel, do Chelsea, que carrega um peso muito grande de organizar a equipe. O mal futebol apresentado na CAN acabou, no entanto, atribúido ao técnico Shaibu Amodu, demitido após a eliminação na semifinal para Gana.
Os "Estrelas Negras", aliás, têm o time mais organizado entre os africanos que irão ao Mundial. Joga fechadinho, só vai na boa, e conta com a habilidade do meia Michel Essien, do Chelsea (que machucou-se durante a CAN), além da eficácia do atacante Asamoah Gyan, do Rennes-FRA. Outro time bem armadinho é a Argélia, vejam vocês. Falta nomes de peso ao time, mas sobra vontade e dedicação.
Por último, a Costa do Marfim, adversária do Brasil no segundo jogo da primeira fase. Cá entre nós, um time que não assusta. Didier Drogba faz dos "Elefantes" uma seleção mais forte, porém, seus companheiros não compartilham de toda essa fama. Destaque ainda para os irmãos Touré (Yaya, do Barcelona, e Kolo, do Manchester City) e o atacante Kalou, do Chelsea. E só. Os marfinense não tiveram sucesso na Copa Africana e, se muita coisa não mudar, se complicam na Copa do Mundo também.
De toda essa análise, chego a seguinte concusão: a única seleção da África que entraria como favorita no Mundial é o Egito, que por ironia do destino sequer vai à África do Sul. Coisas do planeta bola.
Pelo jeito, não será dessa vez que a África estará representada em uma decisão de Copa.
Direto da Redação
=========================
* A coluna Vuvuzela traz as cornetadas do 19º Mundial de seleções da história do futebol, o primeiro na África. Mais do que nunca, a África do Sul é logo ali.
Direto da Redação
Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @ricardopilat
Nenhum comentário:
Postar um comentário