Depois de seis joguinhos chatos contra adversários pequenos, os corintianos finalmente poderiam acompanhar uma partida empolgante neste domingo, diante do rival São Paulo. Porém, como se não bastasse o regulamento cansativo da competição, o clássico paulista caiu justamente às vésperas da estreia do Alvinegro na Copa Libertadores.
Para o Corinthians, seria um ótimo desafio encarar o Tricolor na última quarta-feira, por exemplo. Jogaria contra um oponente à altura, e teria uma semana para se recuperar e partir para Venezuela, onde tem o Deportivo Táchira pela frente, na próxima quarta.
Com apenas três dias de um jogo para o outro, porém, o técnico Tite deixará três jogadores fundamentais de fora do jogo deste domingo: Alex, Emerson e Liedson. Não sei, sinceramente, até que ponto é melhor poupar, pois já vi equipe (o próprio Timão da era Mano Menezes é o melhor exemplo) jogar duas competições paralelas com os titulares e vencer ambas. Assim como vi em 2010 o time principal descansar em jogos do estadual e mesmo assim entrar em campo sonolento e apático pelo torneio sul-americano.
Mas não tem como contestar a decisão do Tite de preservar três atletas que, pela idade e histórico de contusões, claramente precisam de um cuidado especial na parte física. Assim como eu acho um risco levar o Ralf para o jogo. Se o camisa 5 se contundir não tem um substituto de ofício para a posição, a não ser um garoto que ainda não entrou em campo pelo time profissional.
Portanto, mesmo querendo vencer também o Paulistão, não dá para negar que a competição continental é prioridade total no primeiro semestre. Neste caso, aliás, o monótono sistema de disputa do estadual (com oito classificados) é um fator benéfico.
Mesmo assim, é importante ressaltar que a equipe que o Tite escalará amanhã tem muita condição de vencer o clássico, ainda mais com a força do bando de loucos no Pacaembu. No último confronto, no mesmo local e com uma formação muito semelhante (apenas as trocas de Liedson e Welder por Elton e Alessandro, respectivamente), os mandantes massacraram o rival tricolor por 5 a 0.
Claro que desta vez a situação é bem diferente, mas se jogar tudo que pode, ainda que o São Paulo seja muito superior àquele de 2011, vejo a equipe alvinegra com mais favoritismo. E nada como estrear na Libertadores vindo de uma vitória em cima do rival.
O fato é que, com o time completo ou não, a temporada 2012 está oficialmente começando para o Corinthians!
===================
* A coluna Democracia é a voz da nação corintiana aqui no Redação do Esporte.
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Really my spouse and i appreciate the time and effort you have made to talk about the knowledge.The subject here i found was successful for the topic that we had been studying for a long time
ResponderExcluir