Em 30 segundos o Corinthians parecia que venceria com facilidade o Juventude. Engano. O resultado em Caxias do Sul não foi ruim. Empate fora de casa, 2 a 2, em um campo no qual sempre é complicado jogar. Mas o Ju está na zona de rebaixamento. E o Timão perdeu algo que seria inédito para o time neste Campeonato Brasileiro: três vitórias seguidas.
Ponto, pelo menos, para um jogador: Finazzi, que fez um gol pelo terceiro jogo seguido, chegou a cinco e se firmou na artilharia isolada do time neste Brasileiro. Clodoaldo tem três gols marcados.
Antes dos duelos das 18h10m, o Corinthians aparecia na 12 colocação, com 27 pontos. O Juventude segue na vice-lanterna, e na zona de rebaixamento, com 17 pontos. O Timão encara agora no sábado, 18h10m, o Cruzeiro, no Pacaembu. Antes o Corinthians estréia na Copa Sul-Americana, na quarta-feira, contra o Botafogo, no Rio. Os gaúchos visitam o Paraná, no próximo domingo, 16h.
O jogo
O Corinthians precisou de apenas 30 segundos para marcar o gol no primeiro tempo. Gustavo Nery acertou um lançamento preciso para Finazzi. No meio dos zagueiros do Juventude ele invadiu a área e teve muito pouco trabalho para marcar o gol.
O Timão mandava em campo. Tocava a bola com tranqüilidade, Vampeta rodando ela para os lados, e parecia que uma goleada em Caxias do Sul seria questão de tempo. Mas...
Quando o Corinthians era melhor, o Juventude empatou. Wescley, ex-Timão, arriscou um chute até certo ponto despretensioso, de fora da área, e Felipe aceitou. A bola quicou e passou por cima do goleiro, que falhou. Daí foi o time da casa que comandou a partida. Michel, por duas vezes, teve liberdade para finalizar, mas foi infeliz na conclusão. Quando parecia que o Juventude viraria a partida...
Gustavo Nery acertou um chutaço, bem parecido com aquele que anotou contra o Grêmio, no domingo passado. Colocou o Corinthians na frente novamente e desestabilizou o Juventude, que não levou mais perigo em todo o primeiro tempo. Apenas reclamou de um suposto pênalti, em bola que bateu no braço de Bruno Octávio.
O Juventude foi para o tudo ou nada na etapa final. Em situação crítica no campeonato, uma derrota em casa seria catastrófica. Justamente em Caxias do Sul, onde sempre conseguiu bons resultados que o fez se manter na Série A do Brasileiro.
E a pressão deu certo. Em jogada confusa dentro da área, bola explodiu na trave direita de Felipe. No rebote, Fábio Baiano soltou a bomba e empatou a partida.
O Corinthians se retraiu. Parecia sentir falta de um jogador que desequilibre a partida, como Willian, que deixou o clube e agora vai defender o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Bruno Bonfim, o Dentinho, entrou em campo, mas ainda está muito verde para substituir Willian (tão jovem quanto, mas com mais rodagem). A retranca deu certo e o Juventude não conseguiu a virada.
JUVENTUDE 2 X 2 CORINTHIANS | ||
Michel Alves Jucemar Wescley Régis Zé Rodolpho Marcão Marabá (Éber) Marcelo Costa Fábio Baiano (Renato) Michel Tadeu (Luciano) T: Valteir Gomes | Felipe Edson Zelão Fábio Ferreira Gustavo Nery Ricardinho Bruno Octácio Vampeta Rosinei (Wilson) Arce (Bruno Bonfim) Finazzi T: P. C. Carpegiani |
Gols: Finazzi, aos 30 segundos do primeiro tempo; Wescley, aos 12 minutos do primeiro tempo; Gustavo Nery, aos 24 minutos do primeiro tempo; Fábio Baiano, aos 12 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Tadeu, Régis, Michel (Juventude); Zelão, Bruno Octávio, Finazzi (Corinthians)
Árbitro: Wilson de Souza Mendonça (PE-Fifa)
Auxiliares: Alcides Augusto de Lira Júnior (PE) e José Pedro Wanderlei da Rocha (PE)
Data: 19/08/2007
Estádio: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Fonte: Globo.com
Comentário da Redação
Ficou de bom tamanho
Claro que o torcedor corintiano, empolgado pelos últimos resultados, esperava coisa melhor em Caxias do Sul. Óbvio que o Juventude, que não consegue sair do fundo poço há várias rodadas, precisava dos três pontos. Mas no saldo geral o resultado, além de justo, ficou bom para as duas equipes.
Com 30 segundos, o Timão já vencia por 1a 0. Até os 13 minutos dominou o jogo, mas, em uma falha do bom goleiro Felipe, o Juventude empatou. Dez minutos depois, Gustavo Nery colocou o alvinegro em vantagem novamente.
O resultado, que poderia ter sido tranqüilamente administrado pelo Corinthians, acabou fugindo mais uma vez. O Juventude pressionou muito no segundo tempo e acabou empatando. Só não virou pois faltou qualidade para o Verdão da Serra Gaúcha. Mas, ao final dos 90 minutos, nenhum dos 2 times pode reclamar do placar.
O corintiano precisa ter consciência de que conquistar uma vaga na Libertadores é um objetivo muito difícil de ser alcançado. A realidade hoje é outra. Por isso, o empate em Caxias não deve ser tratado com preocupação.

Redator: Ricardo Pilat
EMPATE COM SABOR DE DERROTA!
ResponderExcluirO Carpegiani, apesar de não ter muitas opções, mexeu mal, deixou 3 atacantes isolados lá na frente, sem um meia para municia-los, apenas com os 3 volantes, Vampeta cansado, Ricardinho também cansado e errando tudo que é passe desde o início do jogo, e Bruno Octávio, que foi bem na partida, não tinha como criar para tentar o desempate, o Wilson ainda tentou dar uma de armador, mas como era de se esperar, não deu certo. Acabamos por empatar um jogo que deveria ter ganho facilmente.
Notas dos jogadores, na minha opinião:
Felipe – Frangou no primeiro gol e falhou no segundo, mas tem crédito; 5
Edson – Não foi ruim, mas não é jogador para ser titular do Corinthinas; 5
Zelão – Tomou um cartão bobo, mas não comprometeu na partida; 5,5
Fábio Ferreira – Achei que foi bem, se antecipando nas jogadas e desarmando bem; 6
Nery – Fez um golaço, e foi bem na partida; 6,5
Bruno Octávio – Jogou bem, marcou bem e deu liberdade para o Vampeta e Ricardinho; 6
Vampeta – Dificilmente erra passes, jogou bem no primeiro tempo, mas cansou no segundo; 5,5
Ricardinho – Foi péssimo, errando tudo que é passe, fez igual o Rosinei quando joga de volante, só correu, mas não acertou nada; 3
Rosinei – Só corre, erra muitos passes, não dá para ele jogar de armador; 4
Arce – Correu muito, foi raçudo, acho bom jogador, mas hoje deixou a desejar; 4,5
Finazzi – Faz sua função muito bem, que é marcar gols, quando tem oportunidade dificilmente desperdiça; 7
Wilson – Não tem culpa de nada, foi colocado na posição errada; 5
Bruno Bonfim – Tentou partir para cima da zaga do Juventude, mas não tinha um armador para chegar bola nele; 5,5
Carpegiani – Apesar de não ter opções, mexeu mal, mesmo o Rosinei não ser armador digno de Corinthians, deveria ter deixado, não adianta tirar ele e deixar Wilson de armador, deveria ter tirado o Ricardinho que estava errando tudo; 4
Precisa urgentemente de um bom meia armador, com Rosinei não dá... O time a nível de futebol brasileiro é bom, não acho ruim como falam, e se continuar com esse time, e pegar entrosamento não briga pelo rebaixamento, acho que até pode beslicar uma vaga na libertadores, afinal tem o 2º turno inteiro pela frente.
Agora vem ai o Cruzeiro em casa, jogo difícil, contra um time que briga pelas primeiras colocações, estarei lá no pacaembu e espero vitória.
VAI CORINTHIANS!
O Corinthians melhorou mas ainda está longe de brigar por Libertadores.
ResponderExcluirRikardo alen de vc ta lindo na foto muito legal vc falar um poquinho bem do CORINTHIANS qui fala serio é o melhor time do mundo
ResponderExcluirbjaoOoOooO