João Derly é bicampeão mundial de judô na categoria meio-leve. Na final do Mundial do Rio de Janeiro, o gaúcho derrotou na final um velho conhecido, o cubano Yordanis Arencíbia, por um yuko no golden score. O resultado garante a João a melhor atuação de um brasileiro na história dos mundiais, ele, que já havia sido campeão no Mundial do Cairo, Egito, em 2005. Como na semifinal dos Jogos Pan-Americanos do Rio, Derly e Arencíbia travaram uma disputa bastante tensa, com os dois atletas se respeitando bastante nos cinco minutos regulamentares. A pouca ofensividade, principalmente da parte de Arencíbia, acabou custando aos dois atletas duas punições por falta de combatividade.
Com o placar empatado em 0 a 0 no tempo normal, mais uma vez o clássico do meio-leve foi para o golden score. E, novamente, João Derly levou a melhor. Após os dois lutadores sofrerem nova punição por falta de combatividade, Derly conseguiu catar a perna de Arencíbia, derrubando-o e conseguindo um koka, a menor pontuação do judô, mas suficiente para garantir a vitória.
O resultado sobre João Derly, além do bicampeonato inédito em mundiais, coloca o Brasil na liderança do quadro geral da competição, com três medalhas de ouro. O país segue com uma surpreendente e excelente média de uma medalha de ouro por dia no Mundial, o que já é a melhor participação do Brasil em toda a história da maior competição do judô.
fonte: www.globo.com/esporte

Redator: André Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário