
Ontem, completou-se 3 anos da morte do zagueiro Serginho, após uma parada cardiorrespiratória dentro do gramado do Morumbi. Antes já haviam ocorrido fatos semelhantes. Depois, então, centenas foram os casos de problemas cardíacos divulgados pela imprensa. Parece epidemia, mas não é, obviamente. Sempre existiram, mas ficaram escondidos enquanto o assunto não era repercutido.
A única coisa boa disso tudo, é que os clubes passaram a cuidar mais de seus atletas, fazendo detalhados exames, constantemente. Foram evitadas muitas tragédias e alguns casos foram solucionados tão bem, que os jogadores até voltaram a jogar.
Mesmo sabendo que esses problemas não decorrem do esporte e são em sua maioria genéticos, fica a impressão de que é a atividade física a grande vilã da história. De alguma forma, isso é fato.
Então, esporte não é saúde. Aliás, o que é esporte? A definição mais própria para se definir o que é um esporte, é a palavra competição. Esporte é competição e não saúde. É a busca pelo melhor, pelos recordes, pelas vitórias, para superar o rival. A saúde é sempre deixada em segundo plano.
Os sites esportivos (assim como o nosso), se referem ao esporte como competição, noticiando apenas o que tem o interesse do público. Ninguém fala de exercícios na academia, de caminhadas pelo parque, etc. Esses sim são saudáveis, na medida certa.
Aquele papo de que o 'importante é competir', não cola dentro de um negócio que gera Bilhões de dólares ao ano. Todos querem vencer. E os jogadores são tratados com máquinas que precisam funcionar. Por isso, são treinados para fazer o melhor que o corpo suportar, mesmo que acabe passando um pouco do limite. Usam-se, inclusive, outros métodos para superar esses limites, como esteróides anabolizantes.
Em um futuro bem próximo, com a tecnologia da medicina evoluindo cada vez mais, a tendência é que os atletas do futebol, da natação, do atletismo e etc., continuem superando os limites do corpo humano. Para o homem, nada é impossível.
Seria utópico vir aqui e dizer que precisamos fazer alguma coisa para mudar isso. Não vai mudar. Precisamos é conscientizar o jovem atleta de que é preciso ter cuidado na hora de praticar um esporte em nível de competição. Não podem também criar um monstro de que o esporte é prejudicial. Isso não. Mas temos que saber que os benefícios que ele traz, só serão evindenciados se os cuidados necessários forem tomados.
Como o assunto principal do Blog é o futebol, vou falar sobre os benefícios de se praticar este esporte. Muitos desses itens também valem para outros desportos.
Benefícios de jogar Futebol
-Diminuição da gordura corporal;
-Manutenção do peso;
-Aumento da força e da massa muscular;
-Aumento da densidade óssea;
-Melhora da resistência cardiovascular;
-Favorece o trabalho de vários sistemas do corpo como o digestivo, o imunológico, o nervoso, o muscular, o esquelético, o endócrino e o respiratório, ativando as suas funções;
-Reduz o risco de várias doenças como as cardíacas, diabetes, pressão alta etc;
-Elimina o estresse e a ansiedade;
-Diminui a freqüência cardíaca em repouso;
-Melhora a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, o reflexo, a agilidade e a concentração;
-Estimula a circulação sangüínea;
-Trabalha principalmente os músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdome;
Além disso, com certeza você irá se divertir durante as partidas, podendo gastar muitas calorias. Em média 400 calorias em 45 minutos de jogo. É um esporte com curtas explosões de atividade intensa, isto é, de repente chega um passe e você sai correndo com a bola. Diminuindo o ritmo assim que passa a bola adiante. Por isso tenha certeza de que seu fôlego é suficiente. Mas atenção!
- Faça uma avaliação física (disponíveis nas melhores academias ou através do seu médico) para conhecer o seu nível de condicionamento a partir daí, praticar este esporte de maneira segura a sua saúde;
- Faça um complemento com a musculação 3x por semana para adquirir mais força, resistência e potência muscular;
- Hidrate o corpo bebendo água ou um isotônico, antes, durante e depois dos treinos;
- Não esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos e jogos;
- Para atletas, é também importante fazer aulas de flexibilidade, para ampliar a mobilidade articular;
- Use roupas e calçados apropriados.
É isso. Pratique esporte e cuide de sua saúde, pois as duas coisas nem sempre andam juntas. Um grande abraço e um bom domingo.
Créditos para os benefícios do futebol: Blog Futebol Agora

Coluna de Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
GREAT recipe! I accept started authoritative my own laundry bactericide alone afresh - and adulation it - but don't accept a pretreatment aerosol - These are EASY capacity and I'm traveling to accord this a try!!! Thanks for announcement it!
ResponderExcluir