
Peixe comanda a primeira fase
O Campeonato paulista foi disputado por 20 equipes e teve seu formato alterado em relação a 2006. Agora, as equipes se enfrentariam em turno único, e as 4 melhores disputariam a fase final. O Santos começou arrasador, e liderou o campeonato de ponta à ponta, tendo assim a vantagem de jogar por dois resultados iguais nas finais. Só isso mesmo, porque o time liderado por Zé Roberto não pôde jogar na Vila e exercer o direito ao mando de campo na segunda fase, conforme previa o regulamento.
O segundo colocado foi o São Paulo, que jogou a maioria dos jogos com uma equipe reserva. Surpreendendo, São Caetano e Bragantino desbancaram os gigantes Palmeiras e Corinthians, e se classificaram para as semi-finais. O verdão acabou em quinto, frustrando sua torcida. O timão foi uma decepção do começo ao fim e terminou em nono.
Tricolor massacrado no Morumbi
Ao contrário do que se esperava, não aconteceu o grande Sansão na final do campeonato. O Santos encontrou grandes dificuldades contra o Bragantino, empatou os dois jogos da semi-final em 0 a 0, no Pacamebu e no Morumbi, mas acabou conquistando a vaga por ter a vantagem de jogar por resultados iguais. Felipe, hoje no Corinthians, foi o grande nome do duelo.
Já o São Paulo acabou arrasado. Após um empate no jogo de ida contra o Azulão (1 a 1), no Pacaembu, o tricolor decidiu a vaga no Morumbi, mas foi surpreendido e goleado de maneira contundente: 4 a 1.
Santos Bi-campeão
Os dois jogos da final foram marcados para o Morumbi, e o Santos entrou como grande favorito. Porém, logo de cara sofreu um baque grande. Foi derrotado por 2 a 0 e viu reduzidas as suas chances de conquistar o bi-campeonato.

O zagueiro Adaílton abriu o placar no primeiro tempo incendiando a torcida, que aos gritos "Santos é o time da virada, Santos é o time do amor", esperava que o Peixe comprovasse o mito. O resultado de 2 a 0 daria a taça ao clube da baixada. E aos 36 do segundo tempo, o jovem Moraes (foto), de apenas 20 anos, subiu livre de cabeça e fez o gol do título santista. Festa no Morumbi e em todo o país. Santos Bi-Campeão Paulista.
Torneio de Interior
Foi disputado também um famigerado torneio intitulado "Torneio do Interior". Se classificaram os times que ficaram do 5º ao 9º lugar na fase de classificação, com exclusão dos times da capital. O Guaratinguetá passou pelo Paulista de Jundiaí na semi-final, e venceu o Noroeste (que passou pela Ponte Preta) na final, para conquistar o troféu, que por merecimento, deveria ser do Bragantino, que disputou a fase final do Campeonato Paulista.
Raio-X

Santos Futebol Clube
Vice-Campeão
São Caetano
Campeão do Interior
Guaratinguetá
Rebaixados para a Série A2
América
São Bento
Rio Branco
Santo André
Subiram para a Série A1
Portuguesa
Rio Preto
Guarani
Mirassol
Artilheiros
Somália (São Caetano) - 13 gols
Edmundo (Palmeiras) - 12 gols
Finazzi (Ponte Preta) - 12 gols
Cléber Santana (Santos) - 11 gols
Edno (Noroeste) - 10 gols
Campeonatos estaduais

A equipe do Flamengo mostrou poder de superação e passou pelo Botafogo por 4 a 2 nas penalidades para conquistar o 29º título do Campeonato Carioca. No tempo normal, a partida terminou empatada por 2 a 2. O herói da vitória rubro-negra foi o goleiro Bruno, que segurou a pressão botafoguense e foi o grande nome nas penalidades.
O Flamengo chegou à final, após vencer a Taça Guanabara, contra o Madureira. O Botafogo venceu a Taça Rio, contra a Cabofriense. No primeiro jogo da final, o placar tamém havia sido de 2 a 2.
Campeonato Mineiro > Frango e título do galo

Na primeira partida aconteceu o fato mais inusitado do ano. Após o terceiro gol do Galo, o Cruzeiro vacilou na saída de bola e, enquanto o goleiro Fábio voltava de costas para o gol, desconsolado, o time alvi-negro tabelou rápido e Vanderlei marcou com as metas vazias.

Com um empate de 3 a 3 no jogo de ida em Caxias, e uma goleada de 4 a 1 na volta, em Porto Alegre, o Grêmio conquistou o bi-campeonato Gaúcho, contra o Juventude. O campeonato começou a ficar fácil para o tricolor quando o Inter, jogando várias partidas com o time reserva, foi eliminado logo na primeira fase do torneio.
Confira a lista de todos os Campeões Estaduais de 2007
* Acre - Rio Branco
* Alagoas - Coruripe
* Amapá - Trem
* Amazonas - Nacional
* Bahia - Vitória
* Ceará - Fortaleza
* Distrito Federal - Brasiliense
* Espírito Santo - Linhares
* Goiás - Atlético Goianiense
* Maranhão - Maranhão Atlético Clube
* Mato Grosso - Cacerense
* Mato Grosso do Sul - Esporte Clube Águia Negra
* Minas Gerais - Atlético Mineiro
* Pará - Remo
* Paraíba - Nacional
* Paraná - Paranavaí
* Pernambuco - Sport
* Piauí - Ríver
* Rio de Janeiro - Flamengo
* Rio Grande do Norte - ABC
* Rio Grande do Sul - Grêmio
* Rondônia - Ulbra / Ji-Paraná
* Roraima - Atlético Roraima Clube
* Santa Catarina - Chapecoense
* São Paulo - Santos
* Sergipe - América
* Tocantins - Palmas

Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário