Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Santos > Retrospectiva 2007

Valeu pelo Bi

O ano de 2007 do Santos ficou muito abaixo do que o torcedor esperava, mas restou de consolo da conquista do Campeonato Paulista, pelo segundo ano consecutivo, em um jogo memorável contra o São Caetano. A grande decepção veio na Libertadores, com a eliminação contra o Grêmio, na semi-final. No brasileiro, o vice-campeonato. E em 2008, como vai ser?

Campeonato Paulista: Na raça

O Bi-campeonato Paulista foi sofrido, porém, deu muito orgulho na torcida santista. Após fazer uma primeira fase irrepreensível, o peixe chegou como grande favorito nas semi finais, porém custou a passar do Bragantino. Após dois empates em 0 a 0, veio a vaga para a final, por conta da melhor campanha na fase anterior.

Na decisão contra o Azulão, o coração do torcedor teve que ser forte. No jogo de ida, vitória do time do ABC por 2 a 0. Jogo de volta, desacreditado, o Santos devolveu o placar, com gols de Adaílton e Moraes, conquistando o título.

Copa Libertadores: Foi pouco

Com um time liderado pro Zé Roberto (foto) e Kléber, o Santos deu um show na Libertadores. Passou pela fase preliminar com 2 vitórias sobre o Blooming da Bolívia, e também venceu os 6 jogos na fase de grupos, em que enfrentou o Deportivo Pasto da Colômbia, Gimnasia y Esgrima da Argentina e Defensor Sporting do Uruguai.

Com 100% de aproveitamento o Peixe sofreu no mata-mata. Passou com dificuldades pelo Caracas da Venezuela (2-2 e 3-2), e pelo América do México (0-0 e 2-1), mas chegou às semi-finais para enfrentar o Grêmio.

Logo no jogo de ida, veio o balde de água fria: derrota para os gaúchos por 2 a 0, no Olímpico. A situação ficou difícil, e na volta, na Vila Belmiro o Santos bem que tentou, com um futebol de dar gosto (pelo menos no que diz respeito à garra dos atletas), o time paulista venceu por 3 a 1, e acabou eliminado por conta do critério gols fora de casa.

Ficou um gostinho de que foi pouco, pelo time que o Santos tinha, sensação que foi agravada quando o Grêmio foi derrotado pelo Boca na final de maneira humilhante (2-0 e 3-0, para os argentinos).

Campeonato Brasileiro: um vice que ninguém vai lembrar

Sem brigar pelo título em nenhum momento do Campeonato, o Santos acabou com o vice-campeonato Brasileiro, mais por conta da incompetência dos rivais, do que por seus méritos. Durante algumas rodadas, o clube amargou as últimas posições na tabela, devido ao baque sentido na eliminação da Libertadores, e da perda de seus principais meias (Zé Roberto e Cleber Santana).

Com a chegada de Kleber Pereira no ataque (foto), o alvi-negro se recuperou e acabou fazendo sua obrigação, que era conquistar uma vaga para a Libertadores. Porém, nenhum torcedor santista vai guardar com carinho esse vice-campeonato. O peixe em nenhum momento mostrou um bom futebol; não venceu nenhum clássico; e teve a segunda pior média de público do campeonato. Realmente, foi um vice sem-vergonha.

Luxemburgo fora

No fim do ano veio a principal notícia do Peixe durante as férias. Vanderlei Luxemburgo anunciou que não renovaria com o Santos, e acabou acertando sua volta ao Palmeiras. Para seu lugar, chega um velho inimigo, Emerson Leão, Campeão Brasileiro no peixe em 2002. Contratações? Ainda não, mas a diretoria promete reforçar bem o time para fazer em 2008 o que não fez em 2007. Resta esperar...



















Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário