Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Volêi > Retrospectiva 2007

Brasil supera crise e conquista principais títulos no Vôlei masculino

O vôlei brasileiro teve motivos de sobra para virar manchete em 2007. Títulos, eliminações e até uma "guerra" envolvendo o técnico Bernardinho e o levantador Ricardinho, cortado da Seleção masculina às vésperas do Pan-Americano do Rio de Janeiro, marcaram a modalidade esportiva neste ano.

Depois de assegurar o heptacampeonato da Liga Mundial em julho, com Ricardinho como o capitão da equipe, o técnico Bernardinho decidiu cortar o levantador da equipe que, logo depois, conquistaria a medalha de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro.

O fato gerou um grande mal-estar entre Bernardinho e Ricardinho. Desapontado com o técnico e com os colegas de Seleção, o levantador decretou o fim do pacto que ele mantinha com alguns de seus companheiros, como Giba e Gustavo, para se aposentarem após a Olimpíada de Pequim, em 2008.

Depois disso, Bernardinho comandou o Brasil em duas competições: a Copa América e o Sul-Americano - este valendo vaga na Copa do Mundo do Japão, marcada para novembro. Com um time reserva, a Seleção sucumbiu na primeira competição, disputada em Manaus, perdendo para os Estados Unidos na decisão.

No Sul-Americano do Chile, porém, Bernardinho voltou a usar seus titulares e manteve o levantador Ricardinho de fora do grupo. Sem perder nenhum set, o Brasil assegurou a taça da competição após derrotar a Argentina na final.

Ricardinho voltou a ser chamado por Bernardinho em uma pré-lista para a Copa do Mundo. O treinador, porém, fechou a lista para o início dos treinos da equipe sem o levantador, mantendo Bruno Rezende - seu filho - e Marcelinho para setor. E veio mais um título, no Campeonato Mundial, garantindo a vaga para as Olímpadas em 2007.

Nem a crise parece derrubar Bernardinho e seus comandados.

Meninas: ano complicado

Já a Seleção feminina não deve tomar 2007 como exemplo no ano que vem. Em sua primeira competição nesta temporada, atuando com jogadoras juvenis, o Brasil ficou com o vice-campeonato da Copa Pan-Americana, perdendo a final para Cuba.

O país caribenho voltou a decepcionar os fãs brasileiros, mas desta vez no Pan-Americano do Rio de Janeiro. Em um Maracanãzinho lotado, Cuba derrotou o Brasil na disputa pelo ouro, no tie-break. As comandadas de Zé Roberto venciam o quinto set por 14 a 12, mas não tiveram calma e permitiram a virada das rivais.

No Grand Prix, o Brasil liderou a primeira fase e deu mostras de que iria conquistar seu primeiro título no ano. Na fase final, porém, a equipe perdeu quatro jogos consecutivos, dando adeus às chances de conquista e terminando sua participação em penúltimo lugar na tabela.

O primeiro título da Seleção feminina em 2007 veio em setembro, com a conquista do Sul-Americano, no Chile, dando moral à equipe para a disputa da Copa do Mundo do Japão. A ponteira Paula Pequeno ainda foi eleita a melhor jogadora da competição continental.

Porém, na Copa, o Brasil acabou vacilando em jogos fáceis, e passou longe do título, se conformando com a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Brasil soberano nas praias

Nas areias, o Brasil foi soberano na disputa do Circuito Mundial. Juliana e Larissa, no feminino, e Ricardo e Emanuel, no masculino, ficaram com o título da competição, além de também triunfarem no Pan-Americano do Rio de Janeiro.


Fonte: terra








Redator: Ricardo Pilat

ricardo.pilat@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Volei de praia e o masculino na quadra, nem precisa comentar nada........tiveram um ano excelente........muitos titulos

    Já as meninas.....podem ganhar mais, precisam ter mais confiança nas decisões, e acho q conseguiram isso a partir de agora

    Tem um bom treinador q comandou a equipe masculina nas olimpiadas de 1994(naum lembro o ano ao certo), e pode fazer essas garotas vencedoras tbm, é torcer agora.

    Questão Ricardinho foi a marca triste do volei, mais foi superada, e o Brasil é o q importa

    ResponderExcluir