Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 17 de março de 2008

Campeonato Carioca > Botafogo vence Fla em clássico tumultuado

* Alvinegro controla os nervos, e acaba com a escrita de quatro anos contra o Rubro-negro

No primeiro encontro após a emocionante e polêmica final da Taça Guanabara, o Botafogo deu o troco e venceu o Flamengo por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, pela 4ª rodada do segundo turno do Campeonato Carioca. Wellington Paulista, Zé Carlos e jorge Henrique marcaram os gols alvinegros. Léo Moura e Thiago Salles descontaram.

O triunfo ainda não teve o gosto de revanche para o Botafogo, mas serviu como um aperitivo. Com a cabeça no duelo contra o Nacional, do Uruguai, pela Libertadores, o Flamengo entrou em campo com apenas quatro jogadores em relação ao time que venceu a final da Taça Guanabara: Bruno, Leo Moura, Jaílton e Toró. Mesmo assim a torcida alvinegra aproveitou para dar a resposta ao "chororô", provocação rubro-negra após a final da Taça Guanabara, e cantou na arquibancada a música que surgiu na vitória sobre o Volta Redonda durante a Taça Rio: "tu és, time de fanfarrão, ganha metendo a mão, que papelão... eu, nunca me calarei, onde estiver gritarei, pega ladrão''. A vitória também serviu para acabar com um tabu que durava 15 jogos. O Botafogo não ganhava do Flamengo desde 2004. Eram sete derrotas e oito empates no período.


Com o resultado, o Botafogo segue na cola do Vasco na briga pela liderança do Grupo B. Os dois times têm 12 pontos e 100% de aproveitamento na Taça Rio. Mas o time cruzmaltino leva vantagem no saldo de gols: 13 contra 8 do Botafogo. Já o Flamengo passou para o segundo lugar no Grupo A com nove pontos. O Fluminense, que no sábado venceu o Americano, assumiu o primeiro lugar com dez pontos.


Na próxima rodada da Taça Rio, o Flamengo enfrenta o Cabofriense, no sábado, às 16h, no Maracanã. Já o Botafogo encara o Macaé, no domingo, às 16h, no Engenhão.


Clima esquenta e Flamengo tem dois jogadores expulsos

O segundo tempo começou agitado. Aos dois minutos, Toró fez o gol de empate ao driblar o goleiro Castillo. Mas o árbitro Marcelo de Souza Pinto marcou impedimento corretamente e anulou o gol. Mas o nervosismo da torcida alvinegra durou pouco. Aos sete minutos, Jorge Henrique apareceu bem na área e aproveitou o cruzamento de Wellington Paulista. O atacante cabeceou no canto direito de Bruno para fazer o terceiro gol do Botafogo. O goleiro rubro-negro nem chegou a pular.

O quarto gol quase saiu pouco depois em uma jogada muito parecida. Jorge Henrique apareceu nas costas de Egídio e cabeceou. Só que Bruno conseguiu espalmar para escanteio e fez uma defesa difícil. O Botafogo estava mais organizado em campo e chegava com facilidade ao ataque. Diguinho arriscou um chute da intermediária e o goleiro Bruno se esticou para alcançar a bola que foi no ângulo esquerdo.


O técnico Joel Santana resolveu arriscar e colocou Marcinho e Maxi no time. Aos 24 minutos, falta perto da área do Botafogo. Após o cruzamento de Egídio, Thiago Salles cabeceou e fez o segundo gol do Flamengo. O goleiro Castillo correu para buscar a bola na rede junto com quatro rubro-negros. E uma confusão novamente aconteceu lembrando a cena da final da Taça Guanabara. Mas desta vez nenhum jogador foi expulso.


O clima estava quente. Em um lance na lateral, Jorge Henrique sofreu uma entrada mais forte de Egídio. Jônatas chegou empurrando e reclamando e a confusão começou novamente. Empurra-empurra em campo e desta vez o árbitro expulsou Jônatas. Pouco depois Obina deu um carrinho em cima de Lucio Flavio e também foi expulso. A torcida alvinegra cantava "timinho" na arquibancada. E o futebol foi esquecido. No final, a merecida vitória do Botafogo.


VEJA TAMBÉM > Bola parada e FH colocam o Flu na liderança


Vasco passeia diante do Cardoso Moreira


Em ritmo de treino, o Vasco não teve problemas para vencer o Cardoso Moreira por 4 a 1, neste domingo, em São Januário. O resultado mantém a equipe cruzmaltina com 100% de aproveitamento na Taça Rio, na liderança do Grupo B com 12 pontos. Com a derrota, o Cardoso segue sem pontuar, na lanterna do Grupo A. Os gols vascaínos foram marcados por Edmundo, Alan Kardec, Tiago e Beto. Foi a primeira vez que o goleiro do Vasco foi buscar a bola no fundo de sua rede no segundo turno do Campeonato Carioca.


O próximo compromisso do Vasco na competição é o clássico contra o Fluminense, domingo, no Maracanã. O Cardoso Moreira, por sua vez, enfrenta o Mesquita no estádio Moça Bonita.


Thiago Hesita, mas cobra pênalti

O Vasco tentou voltar do vestiário com o mesmo ímpeto mostrado no início da partida, mas com muitos erros de passe tinha dificuldade de chegar ao gol adversário. A falta de objetividade da equipe foi castigada com o gol do Cardoso Moreira, que diminuiu aos 19 minutos. Neném levantou a bola na área e Vagner Carioca desviou de cabeça para o fundo da rede: 2 a 1.


O gol adversário foi a motivação que os vascaínos precisavam para voltar ao jogo. Aos 24, Wagner Diniz foi derrubado fora da área, mas o árbitro indicou pênalti. Depois de muito hesitar, e após ser convocado por todo o time, o goleiro Tiago foi para bola e, com paradinha, fez para o Vasco: 3 a 1 e delírio da torcida. Três minutos depois, foi a vez de Beto dar alegria. O volante recebeu na intermediária, se livrou de dois marcadores, e chutou preciso no cantinho esquerdo do goleiro Zé Romário: 4 a 1 e vitória sacramentada.


Jean, que entrou no lugar de Alex Teixeira e novamente deu muita velocidade ao time, quase ampliou aos 35. O atacante invadiu a área, driblou o goleiro, mas, já desequilibrado, chutou a bola na trave.

Resultados - Taça Rio: 4ª Rodada



América 4x4 Resende



Fluminense 2x0 Americano



Volta Redonda 2x1 Madureira



Macaé 4x0 Mesquita



Boavista 1x1 Friburguense



Duque de Caxias 2x1 Cabofriense



Vasco 4x1 Cardoso Moreira



Flamengo 2x3 Botafogo

Classificação
Grupo A PG J V E D GP GC SG
01 Fluminense 10 4 3 1 0 12 5 7
02 Flamengo 9 4 3 0 1 11 6 5
03 Volta Redonda 6 4 2 0 2 5 7 -2
04 Duque de Caxias 6 4 2 0 2 4 7 -3
05 América-RJ 5 4 1 2 1 6 5 1
06 Macaé 4 4 1 1 2 6 7 -1
07 Boavista-RJ 2 4 0 2 2 2 8 -6
08 Cardoso Moreira 0 4 0 0 4 3 9 -6

Grupo B PG J V E D GP GC SG
01 Vasco 12 4 4 0 0 14 1 13
02 Botafogo 12 4 4 0 0 11 3 8
03 Friburguense 7 4 2 1 1 7 7 0
04 Madureira 6 4 2 0 2 3 4 -1
05 Cabofriense 4 4 1 1 2 4 5 -1
06 Americano 3 4 1 0 3 3 7 -4
07 Resende 3 4 0 3 1 10 12 -2
08 Mesquita 1 4 0 1 3 2 10 -8

Artilharia
8 gols
Washington (Fluminense)

7gols
Wellington Paulista (Botafogo)
Thiago Neves (Fluminense)
Muriqui (Madureira)

6 gols
Fernando (América)
Lúcio Flávio e Zé Carlos (Botafogo)
Morais (Vasco)

5 gols
Anselmo (Boavista)
Fabinho (Cabofriense)

Fonte: Globo.com e Terra


Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário