Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 23 de março de 2008

Coluna > Domingueira do Pilat

Feliz Aniversário

Creio que esse seja o tema mais emocionante de todos que eu possa falar aqui neste blog e em minha vida: Ayrton Senna. É incrível a comoção que o nome deste herói brasileiro cria dentro do meu e de muitos corações. Em breve, aqui na Domingueira, teremos uma série de reportagens especiais sobre o essa lenda.

Hoje, entretanto, quero homenagear Senna de forma singela, por seus 48 anos que seriam comemorados na última sexta-feira, 21 de Março. Acredito que todo brasileiro tenha na ponta da língua esta data e a data do dia mais triste da história do Automobilismo, 1º de maio.

Senna se notabilizava por sua frases. Declarações polêmicas, inteligentes, educadoras e que serviram de exemplo para todo uma geração. Eu pesquisei várias e criei este Top Ten, com os trechos mais marcantes da vida do Tri-Campeã Mundial. Confira:

10
"A Fórmula 1 é um tempo perdido se não for para vencer".
Sobre sua vontade de vítória

9
"Se depender de mim, vocês, jornalista, irão esgotar os adjetivos do dicionário"
Deixando a modéstia de lado

8
"Nós entramos em milhões de casas, pela televisão e as pessoas sentem que estão perto de nós. Mas, ao mesmo tempo estão longe, muito longe. Elas não fazem a mínima idéia do que somos na realidade. Sonham em assistir às corridas ao vivo ou em verem um de nós, e provavelmente se tivessem oportunidade veriam que somos apenas pessoas, que não há nada de mágico"
Sobre os fãs

7
"Correr, competir, eu levo isso no meu sangue. É parte de mim. É parte de minha vida"
Em todas as declarações ele expressava sua competitividade

6
"Não tenho a recriminar-me por aquela ultrapassagem na chicane, foi Prost quem fechou. Era a única possibilidade que tinha para vencer"
Sobre a confusão com Alain Prost, no GP do Japão de 89

5
"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver que ultrapassar, vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem um limite. O meu é um pouco acima do dos outros"
Ele nunca teve limites

4
"O único com quem tive problemas foi com o Alain Prost. Com os outros tivemos algumas diferenças de opinião, mas sempre nos respeitamos. Tive como outros companheiros, Berger, Andretti, Hakkinen, Elio de Angelis, Johnny Dumfries, Nakajima. Quando olho para trás, vejo que sempre me dei bem com todos eles, exceto com um"
Sobre rivais e companheiros

3
"Brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou brasileiro"
Sobre patriotismo

2
"Convivo com o medo de morrer e ele me fascina"
Declaração dada em 1992

1
"Lutei muito para sentar naquele carro, para estar ao lado de Frank Williams, mas estou sentido que vai dar trabalho. Ou eu não me adaptei ao carro, ou o carro não foi com a minha cara"
Sobre o começo ruim na Williams.

_______

E para fechar, uma frase que não está no ranking, mas é a mais forte de todas.


"Não vou correr mais, não quero correr. Não vou sair mais de carro nessa pista"
Conversando com sua namorada, Adriane Galisteu, no dia em que Rubens Barrichelo sofreu um grave acidente nos treinos livres em San Marino.

Pena que ele não cumpriu sua palavra...


Bom Domingo e Feliz Páscoa para todos











Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário