Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 20 de março de 2008

Copa do Brasil > Timão vira, vence, mas (ainda) não leva

* Virada de 2 a 1 sobre o Fortaleza não evita o jogo de volta pela Copa do Brasil

O Corinthians conseguiu virar o placar, consegui vencer, mas não conseguiu evitar o jogo de volta. Após sair perdendo para o Fortaleza, no estádio Castelão, na capital cearense, o Timão reagiu e ganhou o jogo por 2 a 1, com gols de William e Acosta. Sem abrir a vantagem de dois gols que o regulamento exige, o alvinegro terá de fazer a segunda partida para definir quem avança para as oitavas-de-final da Copa do Brasil.

A surpresa da escalação corintiana foi a entrada de Marcel no meio-campo. Se antes a dúvida parecia ser entre Lulinha e Acosta, Mano Menezes apostou de Marcel. O Timão, porém, pouco conseguia criar e passou o primeiro tempo com uma postura mais defensiva. O Fortaleza tinha mais toque de bola, mas errava muito no último passe e também não ameaçava muito.


O gramado do estádio Castelão não colaborava. Em péssimo estado, o campo foi ainda mais castigado com a chuva no início da partida. Esburacado e cheio de falhas, era mais um adversário para os 22 jogadores escalados.


Figura bastante atuante na noite, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo iniciou a jogada do primeiro gol do confronto, aos 29 minutos. Ao colocar a bola na frente, ganhou fácil na corrida de Carlos Alberto e cruzou. Lúcio completou, Felipe fez boa defesa, mas Simão, de barriga, marcou no rebote.


A torcida do Fortaleza, que dividia igualmente o estádio com os corintianos, nem teve tempo de comemorar. Aos 31, Marcel cruzou na área e o capitão William, de costas para o gol, desviou de cabeça para encobrir o goleiro Tiago Cardoso. E o primeiro tempo terminou assim...


Segundo tempo da virada

Na volta do intervalo, Mano promoveu a volta do zagueiro Fábio Ferreira, que não jogava desde o rebaixamento para a Série B no final do ano passado. No lugar de Éverton Ribeiro, ele deu força ao sistema defensivo e liberou mais o meio-de-campo. Pouco depois, nova substituição: Acosta por Marcel. E os dois que entraram no segundo tempo viraram o placar, pouco depois de Dentinho perder gol feito.

No lance seguinte, aos 13 minutos, André Santos cobrou escanteio para área, Fábio Ferreira cabeceou, a bola foi no peito de Acosta, o goleiro saiu para abafar, se enroscou com o zagueiro do Timão e o atacante uruguaio se atirou para completar.


O Corinthians, que precisava de mais um gol para evitar o jogo de volta, se arriscou ainda mais. Perdigão teve a bola da noite, ao arrancar sozinho do meio-de-campo, mas demorou com ela no pé e Dentinho não conseguiu aproveitar a chance. Só que o Fortaleza não deixava por menos. Carlão, por mais de uma vez, se transformou numa parede na frente do goleiro Felipe e evitou que os cearenses se aproximassem da área. O técnico Heriberto Cunha mexeu no seu time, lançou o rodado atacante Alex Alves, mas não foi o suficiente para empatar.


A última oportunidade do Timão foi aos 42 minutos, com Carlos Alberto, mas a bola foi no travessão. Sem a vantagem dos dois gols, o Corinthians receberá o Fortaleza no próximo dia 3 de abril, no Morumbi, para decidir quem avança para as oitavas-de-final. O time que passar irá encarar Goiás ou Fast Clube na fase seguinte.


Ficha do jogo
FORTALEZA 1 X 2 CORINTHIANS
Tiago Cardoso
Leandro
Vítor
(Rogerinho)
Preto
Márcio Azevedo
Erandir
Rogério
Simão
Paulo Isidoro
Lúcio
(Oswaldo)
Rômulo
(Alex Alves)
T.: Heriberto Cunha
Felipe
Carlos Alberto
William
Carlão
André Santos
Fabinho
Perdigão
Éverton Ribeiro
(Fábio Ferreira)
Marcel
(Acosta)
Dentinho
Herrera
(Rafinha)
T.: Mano Menezes

Gols: Simão, aos 29, e William, aos 31 minutos do primeiro tempo; Acosta, aos 13 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rogério (F); Fabinho (C)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Milton O. dos Santos (RN/Fifa) e Lorival C. das Flores (RN)
Data: 19/3/2008
Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE)
Renda: R$ 399.082,50
Público: 29.319 pagantes

Fonte: Globo.com


Comentário do Estagiário
Pelos desfalques, muito bom resultado

O Corinthians no primeiro tempo foi muito mal, mas com a entrada do Fábio Ferreira no lugar do Éverton Ribeiro o time melhorou bastante, e melhoraria mais ainda se tivesse tirado o Marcel em vez do Éverton.

E com a mexida liberou os alas, que chegam muito bem no meio, deu mais liberdade para o Perdigão, que não estava ajudando na marcação (aliás, jogar no 4-4-2 com o Perdigão e apenas mais outro volante é suicídio) e a zaga ficou bem segura.

O Mano fez muito bem em colocar o Acosta, que foi bem, fazendo o gol da virada e dando muito mais qualidade que o Marcel.

Pelos desfalques, foi muito bom resultado, até porquê este time nunca havia jogado ainda. Agora no jogo de volta em SP qualquer empate é do Timão, além de poder perder por 1x0, e é uma bela vantagem, até por este time ter tomado somente dois gols em apenas dois jogos.

Conceitos:
Felipe
- BOM: Não teve culpa no gol, pelo contrário, quase evitou o mesmo. E quando foi exigido, foi bem.
Carlos Alberto - REGULAR: Não levou tanto perigo como costuma levar pela direita e falhou no gol do Fortaleza. No segundo tempo até mandou uma bola na trave, com o time no 3-5-2 é muito melhor para ele.
William - ÓTIMO: Fez um gol importantíssimo e teve ótima atuação lá atrás.
Carlão - BOM: O Carlão sempre que joga vai bem, ele não é um grande jogador, mas é obediente, faz a sua função muito bem, mas pelo fato de ser prata da casa é sempre criticado.
André Santos - REGULAR: Atuação bem apagada do André, o fato do time ter jogado com dois zagueiros e sem o Chicão prendeu muito ele na defesa. No segundo tempo até melhorou com a entrada do Fábio Ferreira.
Fabinho - BOM: Ajudou muito a zaga, e hoje teve que jogar por dois novamente.
Perdigão - PÉSSIMO: Errou muitos passes, matou vários contra-ataques e precisa se empenhar mais na zaga, enquanto o Fabinho "se mata" na marcação, ele fica parado.
Éverton Ribeiro - REGULAR: Fui a favor de ter dado uma chance para ele no time titular, mas não foi bem, porém acho que deveria ter continuado no jogo, e ter saído o Marcel para a entrada do Fábio.
(Fábio Ferreira) - BOM: Foi bem. Deu liberdade para os alas e deixou a zaga segura.
Marcel - PÉSSIMO: Só fez uma coisa boa: Cruzou para o William marcar o gol do empate. Mas não é jogador nem para a reserva do Corinthians.
(Acosta) - Eu já teria entrado com ele, e não com o Marcel. Mas o Mano usou bem o Acosta, que entrou bem, deu um lindo cruzamento para o Dentinho que perdeu o gol, e fez o gol da virada em seguida, merece ser titular.
Dentinho - PÉSSIMO: Foi muito apagado no jogo, e as chances que teve, perdeu.
Herrera - PÉSSIMO: Mais apagado que o Dentinho.
(Rafinha) - SEM CONCEITO: Finalmente o Mano deu uma chance para o Rafinha, mas ainda não deu tempo para mostrar nada.
T: Mano Menezes - BOM: Com exceção do Marcel, escalou o time ideal, e soube mexer bem.

Direto da Redação


Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário