
Completando a zona de pontuação, Nick Heidfeld chegou em sexto com a outra BMW, Mark Webber foi sétimo com a Red Bull e Fernando Alonso terminou com sua Renault na oitava posição.
Felipe Massa, que foi pole, rodou na 30ª volta e abandonou, permanecendo zerado no Mundial. Nelson Angelo Piquet fez uma corrida correta, mas sem brilho, e terminou em 11º lugar. Já Rubens Barrichello sofreu uma punição por excesso de velocidade nos boxes e acabou em 13º com a Honda.
A corrida
A largada não trouxe acidentes, mas ainda na primeira volta o Toro Rosso de Sebastien Bourdais passou reto e ficou atolado na caixa de brita. Além disso, Nico Rosberg teve o bico do seu Williams FW30 quebrado, ao se chocar com o Toyota de Timo Glock, e perdeu muito tempo para ir aos boxes trocá-lo. Quem fez sensacional largada foi Hamilton, que partiu da nona para a quinta posição ainda na primeira volta.
Na quarta volta, talvez o momento mais belo da corrida. Em uma dupla manobra, Alonso e Heidfeld ultrapassaram o Red Bull de David Coulthard, cada um por um lado. Heidfeld ainda passou Alonso na mesma manobra, e fez lembrar a clássica ultrapassagem de Mika Hakkinen sobre Ricardo Zonta e Michael Schumacher no GP da Bélgica de 2000, para alguns a mais bonita de todos os tempos na F-1.
LEIA TAMBÉM > Feliz Aniversário
A partir daí, Felipe Massa e Kimi Raikkonen dispararam na frente, abrindo rapidamente dez segundos para o terceiro colocado, o polonês Robert Kubica. Fazendo uma corrida à parte do resto, Felipe tentava abrir de Kimi, que tentava diminuir a distância, visando uma eventual ultrapassagem no momento da primeira parada nos boxes.
Felipe fez seu primeiro pit stop na volta 17, quando possuía uma vantagem de 1s9 de vantagem para Kimi. Ele colocou 8s5 de combustível. Porém, Raikkonen parou volto na volta seguinte, e colocou exatos 7s9 de gasolina. Com isso, Kimi voltou imediatamente à frente de Felipe. Hamilton, por sua vez, parou na volta 19, e sofreu um problema na troca do pneu dianteiro direito que o fez perder 20 segundos parado. Ele, que estava em segundo, voltou em 11º lugar.
Massa vê o mundo ao contrário
Com o pit stop de Robert Kubica na volta 20, as Ferrari voltaram à ponta, reestabelecendo a ordem natural da corrida. Porém, Kimi abriu rapidamente 3s5 de vantagem para Felipe, o que garantiria posteriormente sua manutenção na frente após o segundo pit. Garantiria, pois Massa acabou rodando sozinho na 30ª volta e, atolado na caixa de brita, foi forçado a abandonar a corrida.
Um pouco atrás, o italiano Jarno Trulli iniciou perseguição ao McLaren de Kovalainen, que herdara o terceiro lugar, porém, sem sucesso. Em segundo, Kubica vinha tranqüilo com o BMW F1.08. Kimi fez sua segunda parada na volta 38, e daí em diante apenas se limitou a conduzir o F2008 à bandeirada final. Rubens Barrichello, que vinha em 12º, sofreu uma punição por excesso de velocidade nos boxes, a dez voltas do fim, o que determinou sua posição final na prova.
Classificação Final na Malásia
1º - Kimi-Matias Raikkonen (FIN/Ferrari) - 56 voltas
2º - Robert Kubica (POL/BMW-Sauber) - a 19s5
3º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - a 38s4
4º - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 45s5
5º - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 46s5
6º - Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber) - a 49s8
7º - Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) - a 1min08s1
8º - Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 1min10s0
9º - David Coulthard (ESC/Red Bull-Renault) - a 1min16s2
10º - Jenson Button (ING/Honda) - a 1min26s2
11º - Nelson Angelo Piquet (BRA/Renault) - a 1min36s2
12º - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Ferrari) - a uma volta
13º - Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a uma volta
14º - Nico Rosberg (ALE/Williams-BMW) - a uma volta
15º - Anthony Davidson (ING/Super Aguri-Honda) - a uma volta
16º - Takuma Sato ((JAP/Super Aguri-Honda) - a duas voltas
17º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-BMW) - a duas voltas
Não completaram a prova
18º - Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso-Ferrari)
19º - Felipe Massa (BRA/Ferrari)
20º - Adrian Sutil (ALE/Force India-Ferrari)
21º - Timo Glock (ALE/Toyota)
22º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso-Ferrari)
Volta mais rápida: Nick Heidfeld - 1min35s366, na 55ª passagem
Próxima etapa: GP do Bahrein - 6 de abril, no circuito de Sakhir
Fonte: Lancenet!

Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário