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domingo, 13 de abril de 2008

Coluna > Domingueira do Pilat

Começa aqui na Domingueira do Pilat, uma série especial em 5 edições, sobre a vida do maior piloto de brasileiro de todos os tempos, e para muitos, do mundo, Ayrton Senna. nesta primeira parte, eu conto um pouco do começo da carreira de Senna, antes da F1, antes de ser celebridade. Apenas um jovem iluminado.

Especial Ayrton Senna - Parte 1
Iluminado


São inúmeros os talentos que surgem ainda na infância, nas ciências, na música, e também no esporte, mas o mais difícil é fazer uma criança, mesmo com este potencial, se tornar tudo o que ela pode ser.

O jovem Ayrton, nasceu no dia 21 de Março de 1960. Mas logo aos 4 anos, já predestinado a ser tricampeão do mundo de F1, sua vida começou a mudar. Milton Guirado Theodoro da Silva, seu pai, deu-lhe um carro de kart. Podia ser uma bola de futebol, mas era um kart.

Aos 10, ele ganhou seu primeiro kart de competição, mas só aos 13 ele pôde participar de sua primeira competição, e quis o destino que fosse em Interlagos, local onde ele viveria tantas emoções. Neste ano foram muitas vitórias pela classe júnior, tal como durante todos os anos 70, com títulos brasileiros e sulamericanos.

Era muito para mim, para você, talvez para algum outro, contudo, muito pouco para um Tricampeão Mundial, que ainda não imaginava chegar tão longe, mas queria ir até onde não fosse mais possível. No kart ele não conseguiu conquistar o planeta e achava que era hora de partir para outra.

Em 81 começou a vida do automobilismo na europa, na Fórmula Ford Inglesa. Seu sucesso e suas conquistas se espalharam pelo Reino Unido e pela europa, com a Fórmula Ford 2000. Foram 22 vitórias e 22 poles no ano.

Senna, então, quis subir mais um degrau na sua carreira e chegou na Fórmula 3 britânica. Na West Surrey Racing, do Neo-Zelandês Dick Bennetts, conquistou a pole e o lugar mais alto do pódio logo em sua primeira corrida. Muitas propostas para ir para a Fórmula 1 chegaram, mas ele recusou. Não que Ayrton não estivesse pronto, porém, ele sabia que sua história ainda não estava construída do jeito que ele queria. Precisava de mais um ano na F3.

Após uma temporada inteira de duelos com o piloto da EJR, Martin Brundle, Senna sagrou-se campeão. Enfim, surgiu a chance de pilotar um F1. E quis o destino que ele entrasse no carro que, pouco mais de 10 anos depois, seria sua morada eterna. Frank Williams cedeu um FWO8C para Senna dar umas voltinhas em Donnington Park.

Porém, em 84, foi na Toleman que ele iniciou sua carreira de sucesso, da qual falaremos mais semana que vem. Senna era um iluminado. Sua carreira foi construída tijolo por tijolo, mas sempre com um único objetivo: se tornar o melhor!

E ele conseguiu isso, mas o restante desta história você confere na próxima semana.

Um abraço e bom domingo.












Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

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