Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Uefa Champions League > Drogba garante o Chelsea na final

* Com dois gols do atacante, Blues derrotam Liverpool e encaram o Manchester na decisão

Em um jogo emocionante, decidido somente na prorrogação, o Chelsea, com dois gols de Drogba, conseguiu chegar pela primeira vez a uma final da Liga dos Campeões ao vencer o Liverpool por 3 a 2, nesta quarta-feira, em Stamford Bridge, na partida de volta entre as duas equipes pelas semifinais do torneio.

O gol contra de Riise no jogo de ida (que terminou empatado em 1 a 1 na semana passada) acabou sendo fundamental para a classificação da equipe londrina. Caso o duelo em Anfield Road tivesse terminado com a vitória dos Reds – resultado que se desenhava até os 47 minutos do segundo tempo –, o placar no tempo normal desta quarta-feira (1 a 1) classificaria o time da terra dos Beatles por causa do gol marcado fora de casa.


Agora, o Chelsea, que conseguiu se vingar das eliminações para os Reds em 2005 e 2007, vai encarar o Manchester United na final. O choque entre os dois gigantes britânicos será realizado em Moscou no dia 21 de maio.


Chelsea esquece vantagem

Apesar da vantagem de jogar pelo 0 a 0, foi o Chelsea que buscou mais o gol no começo da partida. Drogba, por duas vezes, teve a chance de abrir o placar. Em uma delas, após receber belo passe de Lampard, o atacante marfinense perdeu o gol cara a cara com Reina.

O Liverpool, por sua vez, ameaçou pouco. Somente Fernando Torres, em um lance isolado aos cinco minutos, levou perigo à meta de Petr Cech que, mais uma vez, atuou completamente mascarado (uma proteção para a cabeça e outra para o queixo).


E o domínio dos Blues acabou resultando em gol aos 33 minutos. Após lindo lançamento de Lampard (que fez sua primeira partida após o falecimento de sua mãe), Kalou – em posição de impedimento - avançou pela esquerda, entortou Hyppia e chutou com força para bela defesa de Reina. No rebote, Drogba, de chapa, colocou no fundo das redes.


Aos 41, por pouco o Chelsea não ampliou. Em cobrança de falta sofrida por Kalou, o alemão Ballack teve seu chute tirado pelo goleiro Reina com “os olhos”.


Chuva e empate

Debaixo de muita chuva, o segundo tempo começou, obviamente, com o Liverpool tentando inverter o placar. Logo aos dois minutos, Petr Cech, com os pés, defendeu uma bola de Dirk Kuyt que tinha endereço certo.

Aos 19, não teve jeito. O israelense Benayoun driblou vários marcadores e deu um passe açucarado para o espanhol Fernando Torres tocar no canto esquerdo de Cech. Festa da pequena torcida do Liverpool que viajou os 240 km até Londres para apoiar seus jogadores.

O Chelsea acabou sentindo o gol e os Reds, mais soltos, por pouco não viraram a partida antes de ela ir para prorrogação.


Chelsea avassalador


No tempo extra, o Chelsea marcou duas vezes. Na primeira delas, aos seis minutos do primeiro tempo da prorrogação, Essien acertou um chute no ângulo de Reina. Mas Drogba, impedido, atrapalhou o goleiro espanhol e o árbitro anulou o tento.

No entanto, um minuto depois, Ballack foi derrubado por Hyppia dentro da área. O italiano Roberto Rossetti não pestanejou e marcou o pênalti. Na cobrança, Lampard, com maestria, marcou para os Blues.

Aos 15 minutos do primeiro tempo, Anelka, que entrou durante a prorrogação, cruzou na medida para Drogba praticamente garantir os Blues na final. A classificação só não foi mais tranquila por causa do dol de Babel aos 12 do segundo tempo da prorrogação. O gol do Liverpool assustou, mas não tirou o time do técnico Avram Grant da decisão. Ele, por sinal, se transformou em um herói do Chelsea, conseguindo um feito que nem o badalado José Mourinho conseguiu.


O africano, com seis gols na Liga dos Campeões, se aproxima do português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, artilheiro da competição com sete.


Com o resultado, o Chelsea mantém uma incrível invencibilidade em Stamford Bridge. O time dos brasileiros Alex e Belletti não perde em casa há dois anos (67 jogos). O último revés aconteceu em fevereiro de 2006 (2 a 1 para o Barcelona). Contra clubes britânicos, a vantagem é maior: quatro anos (82 partidas). A última derrota foi em abril de 2004, para o Arsenal (2 a 1).


Já o Liverpool, que chegou a sete decisões da Liga dos Campeões (campeão em 1977, 1978, 1981, 1984 e 2005, e vice em 1985 e 2007), não era eliminado em uma semifinal desde a temporada 1964/1965.


Ficha do jogo
CHELSEA 3 X 2 LIVERPOOL

Cech
Essien
Terry
Ricardo Carvalho
Ashley Cole
Makelele
Ballack
Lampard
Kalou (Malouda)
Joe Cole (Anelka)
Drogba
T.: Avram Grant

Reina
Carragher
Skrtel (Hyppia)
Arbeloa
Riise
Mascherano
Alonso
Gerrard
Kuyt
Benayoun (Pennant)
F. Torres (Babel)
T: Rafa Benítez

Gols: Drogba, aos 33 minutos do 1º tempo e aos 15 minutos do 1º tempo da prorrogação. Lampard, aos 8 minutos do primeiro tempo da prorrogação (Chelsea). Fernando Torres, aos 18 do 2º tempo, e Babel aos 12 minutos do 2º tempo da prorrogação (Liverpool)
Cartão amarelo:
Xabi Alonso, Arbeloa (Liverpool).
Árbitro:
Roberto Rosseti (ITA)
Auxiliares:
Alessandro Griselli (ITA) e Paolo Calcagno (ITA)
Data:
30/04/2008
Estádio:
Stamford Bridge, em Londres (ING)

Fonte: Globo.com
Fotos: Reuters e AP

Comentário da Redação
Um jogaço!

Como já se esperava de dois grandes times, foi mais um grande jogo da história da Champions. E mais uma vez, ambos mostraram que o futebol inglês é o melhor do mundo... Dá prazer de ver o Premier League, e em especial uma decisão entre clubes ingleses.

Futebol inglês é objetividade e, além da técnica, correria, vontade e garra o tempo todo, e hoje o Chelsea mostrou isso. Mesmo tendo a vantagem de um empate sem gols, o Blues foram para cima, sem deixar de ser um time bem organizado taticamente. E o treinador Rafa Benitez, que declarou durante a semana que o Drogba é "cai-cai", acabou despertando a fúria do jogador da Costa do Marfim, que marcou dois gols na partida.

O Chelsea foi melhor a primeira etapa inteira, e com o gol ficou mais tranqüilo, mas ainda assim começou melhor no segundo tempo. E quando o jogo parecia bem encaminhado para o Chelsea passar para a grande final, o Liverpool, para variar, reagiu, empatou e levou a partida para a prorrogação.

Mas na prorrogação o Chelsea começou melhor, assim como foi na maioria do jogo. O Essien marcou um bonito gol de fora da área, mas depois de uma conversa com o auxiliar, o arbitro marcou impedimento. Porém os Blues não desanimaram e continuaram melhor no jogo, e Ballack foi derrubado por Hyppia num lance polemico, bem na entrada da área, e o arbitro marcou pênalti, que o Lampard converteu muito bem... Minutos depois o Drogba recebeu um cruzamento forte do Anelka, e chegou chutando de chapa, sem chances para o Reina.

Na segunda etapa do tempo extra o Liverpool não se entregou e o Babel marcou um golaço de fora da área. Mas infelizmente para os Reds, não dava tempo para mais nada. E o Chelsea, merecidamente, conseguiu uma classificação histórica para a final da Champions League, a primeira final do clube na competição.

Agora na final tem tudo para ser tão emocionante quanto o jogo de hoje, e com certeza não tem favorito. Um time eu considero mais individualista, que é o Manchester, e o Chelsea é um time mais coletivo e que tem um grande desequilíbrio na frente: Drogba. E os dois times, que também disputam o título palmo a palmo na reta final do inglês, irão disputar a final do maior torneio de clubes do mundo dia 21/05, na Rússia, em um jogo único. E que vença o melhor!


Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário