Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Futebol Português> Sporting bate Porto, e conquista o bi da Taça de Portugal.

Os leões conquistaram sua 15ª Taça de Portugal ao bater o Porto por 2 a 0. Assim como nas últimas três vezes que as equipes se encontraram em finais, a partida foi para a prorrogação, e dessa vez estrela do brasileiro Rodrigo Tiui brilhou, e o ex-santista fez os dois gols do título.


Ambas as equipes vinham desfalcadas para a partida. O Sporting não contava com seu artilheiro Liedson, que foi submetido a cirurgia no joelho, e deve ficar parado por cerca de 5 meses. Já o Porto não contava com Bosingwa, vendido ao Chelsea, e Hélton, machucado.


A partida além da rivalidade marcava uma série de outras coisas. Na última final entre as equipes, na Supertaça de Portugal, o Sporting bateu o Porto por 1 x 0, gol de Izmailov, e os dragões ansiavam por revanche. O Porto vem de um escândalo no “apito de ouro” acusado de ter comprado resultados, e o Sporting exigia punição maior, do que apenas a perda de 6 pontos imposta pela Federação Portuguesa. E por último, a escalação do árbitro Olegário Benquerença, que foi muito contestada pela diretoria do time da capital, que apitou a final de 2004, entre Porto e Sporting, não marcando dois pênaltis legítimos para os leões, acabou sagrando o time do Porto campeão.


A partida começou muito movimentada, e o Sporting criava a maioria das oportunidades, e o goleiro Nuno precisou intervir por duas vezes, em chances criadas por Derlei. A única grande chance do Porto, na primeira etapa, foi do artilheiro do campeonato português, Lisandro Lopez, que saiu cara-a-cara com Rui Patrício, e foi muito bem travado pelo goleiro da seleção portuguesa. No final do primeiro tempo a bronca do Sporting com a arbitragem aumentou, após o gol legítimo de Romangnolli ser anulado por impedimento.


O segundo tempo o futebol foi posto de lado e a pancadaria começou, após sucessivas entradas duras, o lateral do Porto, João Paulo, foi expulso. O lateral do Sporting, Abel, também abusava das faltas, porém, foi punido apenas com cartão amarelo. Com um homem a menos o Porto se fechava. O Sporting tinha dificuldades de entrar no paredão montado pelo time do litoral. Nos contra-ataques Ricardo Quaresma assustava para o campeão português. E assim terminou o tempo normal, 0 x 0.


No começo da prorrogação, o técnico Paulo Bento promoveu a alteração que daria o título ao Sporting. Rodrigo Tiuí entra no lugar do nervoso Abel. Logo na primeira oportunidade a bola passa rente a trave. Na segunda etapa do tempo extra, o argentino Romangnolli deixa o brasileiro em ótima condição, Tiuí chuta, a bola desvia em Pedro Emanuel, e encobre o goleiro Nuno, 1x0. O jogo ficava mais nervoso, e Lucho González acerta Yannick sem bola, um tumulto começa e sobra uma mão na cara de João Moutinho, porém, a arbitragem perdida apenas pune Lucho com um cartão amarelo.


Tentando buscar o empate o Porto se abre, e em um belo contra-ataque, João Moutinho lança Yannick, que cruza para Tiuí fazer um golaço de voleio. Final da partida, Sporting 2 x 0 Porto, e os leões se sagram bi-campeões da Taça de Portugal.


Taça de Portugal – final
Sporting 2 x 0 Porto

SPORTING: Rui Patrício; Abel (Tiuí, 91 m), Tonel, Polga, Grimi, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Pereirinha, 76 m), Romagnoli, Derlei (Gladstone, 113 m) e Yannick Djaló.
Treinador: Paulo Bento.

FC PORTO: Nuno; João Paulo, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Fucile, Paulo Assunção (Tarik, 111 m), Raul Meireles (Kazmierczak, 103 m), Lucho, Mariano Gonzalez (Lino, 78 m), Ricardo Quaresma e Lisandro Lopez.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Cartões: Cartão amarelo para Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho Gonzalez;
Abel e Derlei.
Cartão vermelho para João Paulo.
Golos: Tiuí (110 e 117 m).
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Árbitros assistentes: Valter Ferreira e Luís Salgado.


Direto da Redação











Redator: Marco Miranda
marco_mirand@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário