* Fla disputa liderança. Rival 'esquece' Brasileiro e só pensa nas semifinais da Libertadores
Os rubro-negros vêem o clássico com ansiedade. Afinal, têm a possibilidade de liderar o Campeonato Brasileiro após a quarta rodada. Já os tricolores olham para o Fla-Flu de domingo, às 18h10m, no Maracanã e fazem cara de enfado. Justo para uma equipe que na quarta-feira disputa a partida de volta da semifinal da Taça Libertadores, contra o Boca Juniors.
Sem interesse momentâneo no torneio nacional, o técnico Renato Gaúcho excluiu os titulares da relação para o clássico. A única exceção pode ser o goleiro Fernando Henrique, que nunca perdeu para o Rubro-Negro desde que subiu para o time profissional.
Mas, apesar de o foco ser outro, a situação na tabela de classificação no Brasileiro não é das mais confortáveis. Em três jogos, o Flu somou um ponto e está na 19ª colocação, à frente apenas do Ipatinga.
Libertadores? Na Gávea, morreu
Há 25 dias, a Libertadores também era o assunto principal na Gávea. Mas, um vexame e três jogos bons depois, a palavra está proibida entre os jogadores. Ordem do capitão Fábio Luciano.
- Chega. Nos recuperamos rápido, conseguimos vitórias importantes e não temos mais por que pensar em Libertadores. Esse assunto só volta à Gávea em 2009, de preferência com o título brasileiro - diz o zagueiro.
Invicto, com duas vitórias e um empate, o Flamengo está na vice-liderança do Brasileiro. Neste ano, já houve um Fla-Flu e o Tricolor venceu por 4 a 1. Na ocasião, as duas equipes entraram em campo com time misto. Mas a palavra revanche não existe no dicionário dos rubro-negros.
Mais do que se vingar, os jogadores querem os três pontos que garantiriam a torcida ao lado do time.
- Esse jogo vale três pontos, assim como todos os outros. Para a gente é de fundamental importância - explica o técnico Caio Júnior.
O Flamengo terá dois desfalques no jogo: Kleberson e Ibson não se recuperaram de lesão na coxa e estão fora. No meio-campo, o técnico rubro-negro tirou Jaílton e colocou Jônatas. O esquema com Marcinho no meio e Souza e Tardelli no ataque foi mantido.
- O Jônatas entrou bem contra o Internacional e merece essa vaga. Mas a análise continua - diz Caio, que destacou ao longo da semana a boa qualidade do elenco rubro-negro.
Chance aos mais jovens
No lado tricolor, o clássico será um desafio. Como Fernando Henrique deverá ser o único titular em campo, os reservas querem mostrar contra o Flamengo que podem ser úteis ao time na decisiva partida de quarta-feira, contra o Boca Juniors, e no restante da temporada.
É o caso, por exemplo, do volante Fernando Bob, de 19 anos, que teve uma única oportunidade no time principal em 2006, sob o comando de Josué Teixeira, e poderá ganhar uma chance no grande clássico caso Renato opte por poupar Maurício, visando à partida de quarta-feira.
- O jogo vale muito para mim. Quando atuei em 2006 ainda era muito jovem, hoje estou mais bem preparado. E é Fla-Flu, que é sempre Fla-Flu, o jogo da nossa vida - diz Fernando Bob.
Bem mais experiente que o volante de Xerém, o zagueiro Roger sabe que um bom resultado sobre o maior rival motivará ainda mais o time para a semifinal da Libertadores.
- Temos de dar o nosso melhor nesta partida, pois somamos apenas um ponto no Campeonato Brasileiro e isso não pode ficar assim. Nosso elenco é qualificado e quem for jogar vai procurar mostrar ao Renato que tem condições de atuar na equipe principal. E um Fla-Flu, domingo, no Maracanã, não é um jogo qualquer, é um clássico importante para todos nós. Vai ser um jogo igual, pois se de um lado está o Flamengo querendo manter seu nível de qualidade, do outro lado temos nós, que queremos deixar a parte de baixo da tabela - diz.
FICHA TÉCNICA:
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de junho de 2008 (Domingo)
Horário: 18h10min (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa (Fifa-RJ) e Ricardo Almeida (RJ)
FLUMINENSE: Fernando Henrique, Sandro, Anderson e Roger; Carlinhos, Fabinho, Romeu, Fernando, Davi e Dieguinho; Alan (Dodô)
Técnico: Renato Gaúcho
FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Toró, Jônatas e Renato Augusto; Diego Tardelli e Souza
Técnico: Caio Júnior
Fontes: Gazeta Esportiva e Globo.com
_________________
BOLA DE CRISTAL
Flu vai com time reserva.
Palpite: Vitória do FLAMENGO.
Mago: Renan Santana
Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário