Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Eliminatórias > Com três de Forlán, Uruguai humilha Peru e ultrapassa Brasil

* Uruguai faz o placar mais elástico até o momento e fica na frente do Brasil por saldo de gols

Pela primeira vez nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, o atacante Diego Forlán fez o que a torcida uruguaia esperava dele. Com três gols, o jogador do Atlético de Madri liderou sua seleção à goleada contra o fraco time do Peru por 6 a 0. Com o resultado desta terça-feira no estádio Centenário, em Montevidéu, a equipe de Oscar Tabárez confirmou a reação no torneio com atuação de gala e ultrapassou o Brasil na classificação.

O triunfo de placar mais elástico até o momento nas eliminatórias deixou o Uruguai com os mesmos oito pontos que a seleção de Dunga. Porém, o time celeste fica com a quarta colocação por ter melhor saldo de gols (nove contra quatro). Já o Peru permanece na vice-lanterna, com apenas três pontos.

O confronto desta noite também serviu para o Uruguai se redimir da má impressão deixada à torcida na última rodada, quando empatou com a Venezuela por 1 a 1. O Peru, por sua vez, foi outro que teve uma atuação ruim diante de sua torcida depois de empatar com a Colômbia com o mesmo placar.

Para o jogo desta terça-feira, Oscar Tabárez optou pela entrada do goleiro botafoguense Castillo no lugar de Carini, destaque negativo do time frente à Venezuela. Além disso, o técnico escolheu o esquema 4-4-2, sem escalar três atacantes como na última rodada. Desta vez, ele deu chance a Bueno ao lado de Forlán.

Enquanto isso, o Peru teve o desfalque do zagueiro Walter Vichez, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. A boa notícia ficou por conta do retorno do lateral Juan Vargas, recuperado de dores musculares.

O jogo

Desde o início do duelo, o Uruguai manteve domínio das ações no meio-campo. As investidas surtiram efeito logo aos 8min, quando Forlán recebeu lançamento na esquerda e encobriu o goleiro Butrón com um belo toque dentro da área.

O gol obrigou o Peru a sair mais para o jogo, mas sem muita consistência na criação ofensiva. Os anfitriões, por outro lado, diminuíram o ritmo da partida, mas seguiram com o controle da posse de bola, dando pouco espaço ao adversário.

Foi quando aos 35min, Paolo Guerrero empurrou Godin dentro da área peruana, e o árbitro anotou pênalti. Forlán cobrou bem, no canto esquerdo, e ampliou a vantagem do time da casa. Depois do lance, Guerrero ainda recebeu o cartão vermelho por reclamação e facilitou o jogo para o Uruguai.

Após uma boa chance vinda de escanteio logo aos 3min, o Peru deu sinais que estava renovado para a etapa final. Contudo, o Uruguai soube aproveitar a superioridade numérica e fez o terceiro novamente com Forlán aos 12min. Após chute de González, o atacante cabeceou forte e mandou para a rede.

Com o Peru rendido na partida, os anfitriões ampliaram apenas quatro minutos depois. Forlán cobrou escanteio, e Bueno completou de cabeça.

Aos 22min, o Uruguai fez o quinto, quando Bueno, novamente, tocou na saída de Butrón e marcou seu segundo no jogo. Abreu, que entrou na etapa complementar, ainda arrumou tempo para deixar sua marca aos 45min, com chute colocado de fora da área.

FICHA DO JOGO:
Local: estádio Centenário, em Montevidéu (URU)
Árbitro: Pablo Pozo (CHI)
Assistentes: Patricio Basualto e Osvaldo Talamilla (ambos do CHI)
Cartões amarelos: Marino (P), Godin (U), Villalta (P), Cevasco (P)
Cartão vermelho: Paolo Guerrero (P)
Gols: Forlán, aos 8min, aos 37min do primeiro tempo, e aos 12min do segundo tempo; Bueno, aos 16min, e aos 24 min, Abreu, aos 45min do segundo tempo

URUGUAI
Castillo; Bruno Silva, Lugano, Godin e Cáceres; Diego Pirez (Eguren), Gargano, Ignacio Gonzalez (Suárez) e Cristian Rodríguez; Bueno (Abreu) e Forlán
Técnico: Oscar Tabárez

PERU
Leao Butrón; Alberto Rodriguez, Miguel Villalta, Amilton Prado, Juan Vargas (Rengifo); Torres, Cevasco, Solano e Hidalgo (Salas); Mariño (Cruzado) e Paolo Guerrero
Técnico: José del Solar

Próximos jogos da 6ª Rodada
18/06/08
17h10
Bolívia x Paraguai
18/06/08
19h20
Equador x Colômbia
18/06/08
21h50
Brasil x Argentina
19/06/08
22h
Venezuela x Chile

Fonte: Uol e Terra


Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Coloquei o link de vcs no meu site. Tinha falado com o Ricardo Pilat que ia colocar. Não tinha colocado ainda por probelmas de conexão. Já coloquei. Ele disee que aceitou a parceria espero que le bote. Meu blog:http://www.jornalgolaco.blogspot.com/

    ResponderExcluir