* Hermanos jogam mal, mas garantem um pontinho nas eliminatórias
Jogando em Buenos Aires, no estádio Monumental de Nuñez, a Argentina sofreu para empatar em 1 a 1 com a valente seleção do Equador, em jogo válido pela 5ª rodada das eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo de 2010.
Com o resultado, o time de Riquelme, Messi e companhia segue na segunda colocação, com dez pontos. Os equatorianos também não mudaram de posição (8º, com seis pontos). Na próxima rodada do torneio, a Argentina encara o Brasil, no Mineirão, na quarta-feira. No mesmo dia, o Equador recebe a Colômbia, em Quito.
O jogo
Com três jogadores da LDU - que decide o título da Taça Libertadores contra o Fluminense - como titulares - a seleção do Equador entrou em campo disposta a surpreender os hermanos, marcando o rival em cima e evitando a pressão inicial do time da casa.
O primeiro chute perigoso da Argentina saiu aos dez minutos. Riquelme, de falta, cobrou com veneno, mas o goleiro Cevallos, da LDU, segurou firme. Além do craque do Boca Juniors, o técnico Alfio Basile também lançou como titulares os jovens Messi e Agüero, e o veterano Verón que, aos 25, deu passe primoroso para Riquelme cruzar rasteiro. No entanto, o zagueiro Espinoza cortou para escanteio.
No segundo tempo, a seleção equatoriana resolveu brincar com o perigo, cometendo várias faltas na entrada da área. Riquelme, entretanto, não conseguiu acertar o gol de Cevallos.
Equador sem medo
Aos dez minutos, o perigoso Guerrón, que levava bastante perigo à meta do goleiro argentino Pato Abbondanzieri, pediu pênalti após levar uma entrada de Heinze. Mas o árbitro boliviano René Ortube ignorou o lance.
Jogando sem medo, o Equador acabou conseguindo chegar ao gol. Após lindo passe calcanhar de Tenório, o volante Urrutia, que defende a LDU, acertou um forte chute, encobrindo Abbondanzieri e abriu o placar aos 24 minutos.
Vaiados pela torcida, os jogadores argentinos tentaram buscar o empate a todo custo, pressionando os visitantes. Depois de tanto insistir, o time da casa conseguiu o sofrido e suado empate com Rodrigo Palacio aos 48 minutos do segundo tempo.
FICHA DO JOGO:
Data: 15/6/2008 (domingo)
Local: Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (Argentina)
Árbitro: René Ortubé (BOL)
Auxiliares: Juan Carlos Arroyo (BOL) e Jorge Calderón (BOL)
Cartões amarelos: Demichelis (A); Carlos Tenorio, Mina, Cevallos (E)
Gols: Urrutia (E), aos 24min, Palácio (A), aos 48min do segundo tempo
ARGENTINA
Abbondanzieri; Burdisso, Demichelis e Heinze; Javier Zanetti, Verón (Palacio), Mascherano (Julio Cruz), Maxi Rodríguez (Gago) e Riquelme; Messi e Agüero
Técnico: Alfio Basile
EQUADOR
Cevallos; De Jesus, Iván Hurtado, Espinoza e Isaac Mina; Castillo, Valencia, Urrutia, Walter Ayoví (Bolaños) e Guerrón (De la Cruz); Carlos Tenorio (Benitez)
Técnico: Sixto Vizuete
Na altitude de La Paz, Chile vence Bolívia e cresce nas eliminatórias
Recentemente, a Fifa suspendeu de forma provisória sua polêmica proibição às partidas internacionais na altitude. Essa era a esperança da Bolívia para deixar a lanterna das eliminatórias sul-americanas para o Mundial de 2010. Mas nem os 3.600 m acima no nível do mar de La Paz foram suficientes para evitar mais um revés. Desta vez, perdeu para o Chile por 2 a 0, com dois gols de Medel, sendo um de bicicleta, no encerramento da quinta rodada.
Assim, a Bolívia permanece com apenas um ponto e cada vez mais distante dos primeiros colocados. Seu próximo compromisso não será nada fácil. Terá pela frente o atual líder, o Paraguai, novamente no estádio Hernando Siles, na próxima quarta-feira (18 de junho).
Por outro lado, o elenco chileno chega aos sete pontos e está a apenas um do Brasil, quarto colocado e que hoje estaria classificado para a Copa do Mundo da África do Sul. Na quinta-feira, enfrenta a Venezuela, quinta colocada e também com sete pontos, fora de casa.
A vitória, aliás, não foi conquistada por acaso. O time treinado por Marcelo Bielsa se preparou para encarar a temida altitude de La Paz. Os chilenos fizeram adaptação em Calama, no norte de seu país e que fica a mais de 2.000 m de altitude. Viajaram para a cidade boliviana apenas momentos antes da partida deste domingo.
Fontes: Globo.com e Uol
Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário