Luiz Felipe Scolari se despediu de Portugal antes do que queria. Já anunciado como novo treinador do Chelsea, ele não conseguiu levar a seleção rubro-verde à segunda final de Eurocopa consecutiva. A Alemanha fez uma partida completa na Basiléia, contou com a maioria esmagadora da torcida, venceu por 3 a 2 com méritos e está classificada para a semifinal.
O próximo rival dos alemães sai do confronto desta sexta entre Croácia e Turquia, em Viena. Na primeira fase, os croatas venceram a seleção da Alemanha por 2 a 0.
Já Portugal correrá atrás de um novo técnico que consiga pelo menos repetir o grande mérito do brasileiro (segundo os próprios portugueses): fazer a chamada "família Scolari", unindo o país em torno da seleção nacional, independente dos clubes. O nome mais cotado até agora é o de outro brasileiro, Zico.
O jogo
A primeira grande chance de gol da partida foi de Portugal. Após boa jogada pela direita, Bosingwa cruzou e João Moutinho não sabia se chutava ou cabeceava. Acabou tocando de joelho, para fora.
Aos 21 minutos, veio o gol da Alemanha. Podolski roubou a bola no meio de campo e fez uma jogada espetacular pela esquerda, tabelando com Ballack e Klose antes de ganhar na força de Bosingwa e cruzar para o meio da área. Schweinsteiger ganhou de Paulo Ferreira na corrida e tocou para marcar.
Alguns minutos depois, no entanto, Petit fez a falta que o técnico pedia e o resultado foi trágico. Schweinsteiger levantou na área, a zaga de "baixinhos" não cortou e Klose teve até que abaixar para tocar de cabeça e fazer 2 a 0.
Portugal estava perdido em campo, mas conseguiu reagir em uma rara jogada de contra-ataque. Deco saiu com velocidade da defesa e passou para Simão, que abriu para Cristiano Ronaldo. O zagueiro Mertesacker falhou, o português ganhou na corrida, entrou na área e bateu. Lehman espalmou, mas Nuno Gomes pegou o rebote e marcou de perna esquerda.
Ballack mata o jogo
Na volta do segundo tempo, Portugal teve a melhor chance para empatar. Aos 12 minutos, após cobrança de escanteio, Deco desviou de cabeça e Pepe, sozinho na pequena área, tocou para fora.
A torcida portuguesa se animou e empurrou o time para a frente. Muito mais na base da vontade do que da inspiração (até porque Deco e Cristiano Ronaldo não tiveram boas atuações), Portugal, senhor do jogo, teve várias chances de empatar, mas quem mexeu no placar foi a Alemanha, com o seu futebol pragmático, muitas vezes chato. Aos 16, Schweinsteiger cobrou falta na cabeça do meia Ballack, que aproveitou a péssima saída de Ricardo para ampliar.
Nos minutos finais, Portugal se lançou ao ataque e reduziu a diferença com Postiga, aos 42 minutos, de cabeça. O jogo ficou dramático. A pressão do time de Scolari foi grande, mas já era tarde demais. Fim de linha para Felipão.
Ficha do Jogo
PORTUGAL 2 x 3 ALEMANHA | |
Ricardo, Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; João Moutinho (Raúl Meirelles), Petit (Postiga), Deco e Cristiano Ronaldo; Simão e Nuno Gomes (Nani). | Lehmann, Friedrich, Metzelder, Mertesacker e Lahm; Schweinsteiger (Fritz), Ballack, Rolfes e Hitzlsperger (Borowski), Podolski e Klose (Jansen). |
Técnico: Luiz F. Scolari. | Técnico: Joachim Löw. |
Gols: Schweinsteiger; aos 21, Klose, aos 26, e Nuno Gomes, aos 41 minutos do primeiro tempo; Ballack, aos 16, e Postiga, aos 42 minutos do segundo tempo. | |
Cartões amarelos: Petit, Postiga e Pepe (Portugal); Friedrich e Lahm (Alemanha) | |
Estádio: St. Jakob Park, Basiléia. Data: 19/06/2008. Árbitro:Peter Fröjdfeldt (SUE). Auxiliares: Stefan Wittberg (SUE) e Henrik Andrén (SUE). |
Fontes: terra e globo.com
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário