O primeiro grande clássico da Eurocopa teve em campo a primeira grande polêmica do torneio europeu. A Holanda venceu a Itália por 3 a 0 na cidade suíça de Berna, com gols de Van Nistelrooy, Sneijder e Van Bronckhorst, mas o lance que abriu o marcador para os holandeses contou com o camisa nove laranja em posição irregular. Ainda por cima, o telão do Stade de Suisse repetiu a jogada, inflamando os torcedores italianos nas arquibancadas.
Com a vitória, a Holanda lidera o Grupo C com três pontos, contra um de França e Romênia, que empataram sem gols nesta segunda em Zurique. Na próxima rodada, a Holanda pode garantir classificação para as quartas-de-final caso vença a França, enquanto a Itália joga contra a Romênia.
Tava impedido, seu juiz!
O gol da polêmica saiu aos 26min do primeiro tempo. Após falta cobrada por Van der Vaart, o goleiro Buffon errou e espalmou a bola para dentro da área. Mathijsen dominou e tocou para trás, para o chute de Sneijder. A bola foi desviada por Van Nistelrooy, impedido, já dentro da pequena área.
Enquanto os holandeses comemoravam, o telão do estádio de Berna mostrou a repetição da jogada, e a torcida italiana veio abaixo. O atacante Luca Toni, inconformado, apontava para a repetição, mas não convenceu o árbitro a fazer nada, a não ser lhe mostrar o cartão amarelo.
O lance fez o jogo esquentar e a Itália partiu em busca do empate. Por pouco a Azzurra não conseguiu seu gol aos 30, após escanteio da esquerda que desviou no holandês Ooijer e obrigou Van Bronckhorst a salvar em cima da linha. O lateral pegou a bola e no contra-ataque lançou Kuyt que, de cabeça, deixou Sneijder livre para marcar o 2 a 0.
Di Natale obrigou Van der Sar a fazer grande defesa pouco depois, e Van Nistelrooy perdeu chance incrível no final da primeira etapa, mas o placar ficou o mesmo.
Golpe de misericórdia
No segundo tempo, a Itália voltou mais animada e, como a Holanda se apresentou retraída, foi a Azzurra quem dominou as ações. Logo aos cinco minutos, Zambrotta fez grande jogada e por pouco não diminuiu.
O time azul fez diversas mudanças, apostando no ataque, mas Del Piero, Cassano e Grosso não encontraram o gol.
Aos 34, aconteceu o lance que decidiu a partida. Pirlo por pouco não fez para a Itália, de falta, e no contra-ataque, a Holanda fez o terceiro. Kuyt recebeu livre na área e bateu para grande defesa de Buffon. O meia-atacante do Liverpool pegou o rebote e cruzou para Van Bronckhorst, livre, testar para a rede e sacramentar o passeio laranja em Berna.
Ficha do Jogo
HOLANDA 3 x 0 ITÁLIA | |
Van der Sar, Ooijer, Boulahrouz (Heitinga), Mathijsen e Van Bronckhorst; De Jong, Engelaar, Kuyt (Afellay), Van der Vaart e Sneijder; Van Nistelrooy (Van Persie). | Buffon, Panucci, Barzagli, Materazzi (Grosso) e Zambrotta; Pirlo, Ambrosini, Gattuso, Camoranesi (Cassano) e Di Natale (Del Piero); Luca Toni. |
Técnico: Marco van Basten. | Técnico: Roberto Donadoni. |
Gols: Van Nistelrooy, aos 26 e Sneijder, aos 31 minutos do primeiro tempo; Van Bronckhorst, aos 34 minutos do segundo tempo. | |
Cartões amarelos: De Jong (HOL); Luca Toni, Zambrotta e Gattuso (ITA). | |
Estádio: Stade de Suisse, em Berna (SUI). Data: 09/06/2008. Árbitro: Peter Fröjdfeldt (SUE). Auxiliares: Stefan Wittberg (SUE) e Henrik Andrén (SUE). |
Fontes: Terra e Globo.com
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário