* Atacante Sverkos faz o primeiro gol da competição
A anfitriã Suíça foi melhor, mas levou a pior na partida de abertura da Eurocopa e perdeu por 1 a 0 para a República Tcheca, neste sábado, no estádio St. Jakob Park, na Basiléia, em duelo válido pelo grupo A do torneio. Sverkos foi o autor do primeiro gol da competição.
A Suíça repetiu o “feito” de Portugal que, em 2004, era o anfitrião da Eurocopa e acabou sendo derrotado na estréia (2 a 1 para os gregos).
O jogo
Apesar de lotarem o estádio, os torcedores suíços não mostravam muita vibração na hora de apoiar a equipe da casa. Mas, mesmo assim, o time do técnico Köbi Kuhn controlou as ações desde o começo da partida.
Logo aos dois minutos, Polak falho feio e o atacante Frei, por pouco, não abriu o placar para a Suíça. Aos 21, novamente Frei, chutou com perigo, obrigando o goleiro Petr Cech, do Chelsea, fazer grande defesa.
No entanto, para azar dos suíços, Frei, jogador mais atuante na partida, acabou sofrendo um choque com Grygera e deixou o campo sentindo fortes dores na perna esquerda. O atacante corre risco, inclusive, de ser cortado da Eurocopa.
No segundo tempo, os suíços seguiram com maior posse de bola, mas sem a força de Frei na frente e com o pouco apoio dos meias Barnetta e Gelson Fernandes, acabou não ameaçando muito o gol de Cech. A República Tcheca, por sua vez, sem contar mais com os craques Nedved (que se aposentou) e Rosicky (ficou fora da convocação por estar lesionado), ambos jogadores de criação, organizava poucas jogadas de ataque. O grandalhão Kolller, sozinho na frente, era facilmente marcado pela forte defesa suíça.
Só que a sorte estava do lado dos visitantes. Em um lance fortuito, aos 27, a República Tcheca acabou abrindo o placar. Sverkos, que tinha substituído o gigante Koller, aproveitou um momento no qual a zaga suíça tentava deixar o ataque adversário impedimento e colocou no fundo das redes do goleiro Diego Benaglio.
A Suíça ainda teve duas ótimas chances para empatar. Em uma só jogada, aos 35 minutos, Yakin acertou um belo chute da entrada da área, obrigando Cech fazer uma defesa espetacular. No rebote, Vonlanthen carimbou o travessão.
FICHA DO JOGO:
Estádio: St. Jakob-Park, na Basiléia (SUI)
Árbitro: Roberto Rosetti (ITA)
Assistentes: Alessandro Griselli (ITA) e Paolo Calgagno (ITA)
Cartões amarelos: Magnin, Barnetta e Vonlanthen (Suíça)
Gol: Sverkos, aos 24min do segundo tempo.
SUÍÇA
Benaglio; Lichtsteiner (Vonlanthen), Senderos, Müller e Magnin; Fernandes, Inler, Barnetta e Behrami (Derdiyok); Streller e Frei (Hakan Yakin).
Técnico: Jakob Kuhn
REPÚBLICA TCHECA
Cech; Grygera, Ujfalusi, Rozehnal e Jankulovski; Galásek, Polák, Jarolím (Kovác), Sionko (Vlcek) e Plasil; Koller (Sverkos).
Técnico: Karel Brückner
Fontes: Globo.com e Uol
Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário