Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 9 de junho de 2008

F1 > Líder esperto

* Kubica se aproveita de erros dos rivais, vence no Canadá e assume a ponta do campeonato

O polonês Robert Kubica mostrou que além de bom é esperto, e venceu o Grande Prêmio do Canadá, em Montreal, neste domingo, assumindo assim a primeira colocação do Mundial de pilotos da F1. A BMW fez dobradinha, colocando o alemão Nick Heidfeld na segunda posição. David Couthard da Red Bull fechou o pódio.

Foi também a primeira vitória de Kubica na categoria. Seu triunfo contou muito com a colaboração de seus rivais Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen, que se tocaram nos boxes e deram adeus à corrida ainda na volta 16.

Felipe Massa se deu bem e ficou em quinto, empatando na segunda posição do campeonato com Hamilton. Barrichelo também pontuou, foi sétimo. Nelsinho Piquet errou sozinho, e não completou a prova.

Multa nele!

Lewis Hamilton tinha tudo para conquistar sua segunda vitória na carreira pilotando em terras canadenses. No sábado ele conquistou a pole com mais de 6 décimas à frente de Robert Kubica, que largava em segundo. E na largada, Hamilton confirmou o favoritismo e abriu vantagem.

Quando tinha 7 segundos de vantagem sobre o polonês, Lewis viu sei mundo desabar. Na volta 16, Adrian Sutil da Force India, abandonou seu carro no meio da pista, e o Safety Car foi acionado. Boa hora para os líderes reabastecerem, e foi isso que aconteceu. Hamilton, Kubica, Raikkonen, Massa, Alonso e Rosberg entraram nos boxes. Apenas 3 saíram.

Kubica e Raikkonen saíram na frente, mas o pit ainda estava fechado (apenas quando o último carro na pista cruzasse a reta, os carros que estavam nos boxes poderiam voltar). Os dois pararam esperando a luz verde, mas Hamilton não prestou atenção no que acontecia e veio com tudo. Resultado: A McLaren do inglês atropelou a Ferrari de Kimi. Rosberg que vinha atrás não conseguiu conter o ímpeto e também perdeu o bico.

Melhor para Robert Kubica, que saiu da confusão para assumir o primeiro lugar que seria dele até o final da prova. Felipe Massa poderia sair em segundo, mas a Ferrari errou no abastecimento, e ele teve que voltar ao pit uma volta depois, comprometendo seu desempenho. Entretanto, foi dele o lance mais bonito da corrida, uma ultrapassagem dupla em Kovalainen e Barrichelo. Fantástico!

Com dois favoritos fora, e com muitas equipes optando por 1 parada só, o grid se desenhou de uma forma totalmente diferente. A BMW terminou com uma tranquila dobradinha, com Robert Kubica e Nick Heidfeld.

Couthard se aproveitou dos erros de quem vinha na frente e classificou sua RBR no terceiro lugar. Rubens Barrichelo era o quarto, mas ele errou quando não devia e teve que se contentar com o sétimo lugar, que foi muito ameaçado por Sebastian Vettel e Heikki Kovalainen.

Massa ainda se recuperou bem, ganhou posições, e terminou no quinto lugar. Com mais uma volta ele passaria Timo Glock, que foi o quarto. Jarno Trulli foi o sexto. Mais uma vez a decepção foi a Renault, que não completou a prova. Alonso e Piquet rodaram em erros infantis.

A próxima etapa da Fórmula 1 será na Europa, na França, dia 22/06.


Classificação Final no GP do Canadá

1. Robert Kubica (BMW) - 1h36min24s447
2. Nick Heidfeld (BMW) a 16s495
3. David Coulthard (Red Bull) a 23s352
4. Timo Glock (Toyota) a 42s627
5. Felipe Massa (Ferrari) a 43s934
6. Jarno Trulli (Toyota) a 47s775
7. Rubens Barrichello (Honda) a 53s597
8. Sebastian Vettel (Toro Rosso) a 54s120
9. Heikki Kovalainen (McLaren) a 54s433
10. Nico Rosberg (Williams) a 54s749
11. Jenson Button (Honda) a 1min07s540
12. Mark Webber (Red Bull) a 1min11s299
13. Sebastien Bourdais (Toro Rosso) a uma volta

* Os demais não completaram a prova


Classificação do Mundial de Pilotos

1º Roberto Kubica (BMW) 42
2º Felipe Massa (Ferrari) 38
3º Lewis Hamilton (McLaren) 38
4º Kimi Raikkonen (Ferrari) 35
5ºNick Heidfeld (BMW) 28
6º Heikki Kovalainen (Ferrari) 15
7º Mark Webber (RBR) 15
8º Jarno Trulli (Toyota) 12


Classificação do Mundial de Construtores

1º Ferrari 73
2º BMW 70
3º McLaren 53
4º RBR 21
5ºToyota 17


Comentário da Redação
Assim não, Hamilton

Estava animado com a possibilidade de mais uma boa corrida de Lewis Hamilton, piloto que me agrada muito pelo seu jeito tranquilo, sem perder agressividade. Mas hoje ele mais uma vez me decepcionou. A corrida estava na não e ele conseguiu perder em um erro absurdo. Pior ainda, tirou a prova de Kimi, que tinha tudo para vencer.

Kubica merece todos os elogios, apesar da vitória ter caído em seu colo. O polonês é, na minha opinião, o melhor piloto da atualidade. Só não tem o melhor carro... ainda! Por que a BMW está indo neste caminho.

Sobre os brasileiros, nota de destaque para Massa, que apesar de não estar em um bom fim de semana, conseguiu terminar em 5º lugar, passando Kimi no campeonato. Muito bom. Piquet decepcionou de novo, e Rubinho teve um bom resultado, mas poderia ser melhor.

Tudo está muito embolado, mais do que ano passado, e erros como o de Lewis hoje podem decidir esta disputa.


Direto da Redação









Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário