Com a cabeça na final da Copa do Brasil, quando disputará o título com o Sport na próxima quarta-feira em Recife, o Corinthians poupou muitos titulares do confronto com o Barueri, neste sábado, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Mas, mesmo assim, o Timão segue mostrando a sua supremacia na Segunda Divisão. A quinta vitória em cinco rodadas – desta vez por 4 a 1 –, faz o Alvinegro disparar na liderança da tabela de classificação. Com 15 pontos, já está cinco à frente do segundo colocado.
Para dar descanso aos seus principais atletas, o técnico Mano Menezes começou o jogo só com Felipe e André Santos dos considerados titulares da Copa do Brasil (Douglas e Elias não estão inscritos na competição e só vêm atuando na Série B). Apesar dos reservas, o Timão não perdeu força e foi logo mostrando o motivo de ser o líder da Segundona.
Logo aos dez minutos, Acosta – impedido! – recebeu de Elias na área, se livrou de dois marcadores e tocou com estilo no canto. O grande volume de jogo do Corinthians dava impressão que mais gols sairiam. Aos 20, outro, mas do Barueri. Lançado pela esquerda, Márcio Careca acertou um bonito chute e superou Felipe.
Mas nem deu tempo para os donos da casa curtirem o empate. No minuto seguinte, Douglas gingou na frente dos zagueiros, conduziu a bola e cruzou. Antes que algum atacante completasse, Ávalos, na tentativa de cortar, fez gol contra. Na frente do placar outra vez, o Corinthians parecia ouvir os gritos de “oão pára, não pára, não pára” – o novo hit da sua torcida. Aos 28, Lima, muito criticado pelos torcedores, desencantou e fez o seu primeiro gol com a camisa do Timão.
Com 3 a 1 antes mesmo do intervalo e com o Barueri atacante pouco, a vitória não chegou a ser mais ameaçada. Para o segundo tempo, Mano tirou Alessandro, que tinha recebido cartão amarelo, e mandou a campo William, outro titular da Copa do Brasil. Na etapa final, o Corinthians ampliou o placar e transformou o resultado em goleada. Aos 16 minutos, Douglas aproveitou lançamento de Fábio Ferreira, invadiu a área e teve calma para estufar a rede.
Pouco depois, o técnico sacou André Santos para poupá-lo para quarta-feira, assim como Acosta, que não é titular na Copa do Brasil, mas costuma ser a arma do segundo tempo. Everton e Marcel entraram para ajudar até o fim do jogo.
A quinta vitória consecutiva do Timão 100% na Série B deixa a equipe firme na caminhada para retornar à elite do futebol brasileiro no próximo ano. Ainda no começo da competição, a diferença para o segundo colocado (Juventude) é de cinco pontos e a distância para o quarto (São Caetano), que também estaria subindo para a Série A, é de sete. Se for campeão da Copa do Brasil, na quarta-feira, o Corinthians deve ter ainda mais tranqüilidade para se dedicar somente ao Brasileiro e continuar a sua campanha impecável, pelo menos até agora.
Ficha do jogo
BARUERI 1 x 4 CORINTHIANS | |
Renê; Max Carrasco, Ávalos, Duílio e Márcio Careca; Goeber, Rodrigo Pontes, Flávio (Márcio Senna) e Guaru (Flavinho); Fernando e Thiago Humberto (Alberto). | Felipe; Alessandro (William), Fábio Ferreira, Carlão e Wellington Saci; Nilton, Elias, André Santos (Everton) e Douglas; Acosta (Marcel) e Lima. |
Técnico: Emerson Ávila. | Técnico: Mano Menezes. |
Gols: Acosta, aos 10 minutos, Márcio Careca, aos 20, Ávalos (contra), aos 21, e Lima aos 28 do primeiro tempo; Douglas, aos 16 minutos do segundo tempo. | |
Cartões amarelos: Márcio Careca, Guaru, Alberto e Rodrigo Pontes (B); Alessandro (C). | |
Estádio: Arena Barueri. Data: 07/06/2008. Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP). Auxiliares: Nilson de Souza Monção e Rafael Ferreira da Silva (ambos SP). |
Fonte: Globo.com
Comentário da Redação
Muito fácil
O Corinthians, com apenas três titulares começando o jogo, através de passes envolventes, fez o jogo ficar fácil em Barueri. Com um show de Douglas, o Timão já começou marcando o primeiro gol com uma frieza incrível do Acosta, que invadiu a área, parou, escolheu o canto e fez. Em 10 minutos tomou o empate, mas no minuto seguinte já empatou.
Com uma ótima jogada do Saci, que jogou muito, o Corinthians chegou ao terceiro gol, de Lima. E voltou para o segundo tempo com muito mais tranqüilidade, chegou a perder alguns gols, mas em um lançamento fantástico do Fábio Ferreira, Douglas, o nome do jogo, deu definiu a partida. A partir do gol o Timão só administrou, mas sempre com muita raça, apesar do jogo ganho.
Méritos ao Mano Menezes, que escalou um time com apenas três titulares, porém muito equilibrado em campo, e soube usar o André Santos muito bem, como um meia, que e fez uma bela dupla com o Saci pelo lado esquerdo.
Para um time com a cabeça numa final importantíssima foi um jogo perfeito... Não precisou usar os titulares, fez um jogo tranqüilo e sem grande sustos e pôde tirar o André Santos e o Alessandro do jogo pensando na Copa do Brasil. Agora é voltar a pensar na decisão de quarta-feira, se é que pararam de pensar.
Conceitos
Felipe - BOM: Fez uma defesa apenas, e foi muito difícil, no gol não teve culpa.
Alessandro - BOM: Sempre muito raçudo e determinado. Tem que ser titular na decisão!
(William) - BOM: Entrou para ajudar lá atrás, e fez bem sua função, seguro como sempre.
Fábio Ferreira - BOM: Além de ter ido bem na marcação com um ótimo posicionamento, fez um lançamento perfeito para o Douglas, que fez o quarto gol.
Carlão - BOM: Muito bem posicionado também.
Wellington Saci - ÓTIMO: Muito habilidoso e ousado. Fez um cruzamento perfeito para o Lima, que só encostou para dentro. Pode ser uma boa opção para jogar na lateral e o André Santos ir para o meio.
Nílton - BOM: Bem na marcação e também saída de bola. Eu o colocaria de titular na decisão ao lado do Fabinho.
Elias - BOM: Tem um passe diferenciado, hoje estava mais discreto do que no último jogo, mas foi bem e só tende a crescer nesta equipe.
André Santos - BOM: Fez uma boa dupla com o Saci pela esquerda, gostei dele nesta posição.
(Éverton) - REGULAR: Não comprometeu, mas também não teve tanto tempo para mostrar seu futebol.
Douglas - ÓTIMO: Bons e objetivos passes, um golaço e mais uma ótima atuação do camisa 10 corintiano.
Acosta - BOM: Deixou o seu gol mais uma vez, e um golaço, com uma frieza impressionante.
(Marcel) - REGULAR: O mesmo de sempre. Desaparece do jogo.
Lima - BOM: Finalmente deixou o seu gol, e isso, por enquanto, já basta para o centroavante.
Direto da Redação
Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário