Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 19 de julho de 2008

Campeonato Brasileiro > Grêmio x Cruzeiro: caça ao líder passa pela cidade de Porto Alegre

* Raposa vai a campo com a esperança de assumir a ponta do Brasileirão. Tricolor gaúcho quer a vice-liderança

O Olímpico é o palco da caça ao Flamengo neste sábado. Dispostos a colar no líder do Brasileirão ou até desbancá-lo, Grêmio e Cruzeiro duelam a partir das 18h20m (de Brasília). Se vencer o jogo, o time mineiro pode terminar a 13ª rodada como dono da primeira colocação no Nacional. Vai depender do resultado do Fla, que recebe o Vitória no domingo. Para os gaúchos, os três pontos significam a passagem automática para a segunda colocação, à frente justamente da Raposa. O Cruzeiro entra na rodada com 24 pontos, dois atrás do Flamengo. O Grêmio, em terceiro, tem 22.

Teste para a melhor defesa do campeonato

O Grêmio está diante do jogo mais importante até aqui no Brasileirão. Uma vitória representará o embalo definitivo para uma campanha que já é sólida. Quando a bola rolar no Olímpico, começará um teste para a melhor defesa do Campeonato Brasileiro. O Tricolor tem apenas dez gols sofridos na competição. Do outro lado do campo, estará o segundo melhor ataque da disputa, com 20 gols feitos. O Cruzeiro também é a equipe que mais conclui a gol no Nacional.

Sem tempo para treinar, o jeito é apelar para a conversa. O Grêmio teve apenas um treinamento antes da partida, realizado com portões fechados. São três dúvidas na equipe. Na ala esquerda, Hélder, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, deve dar lugar a Anderson Pico, mas Bruno Teles também é alternativa. No ataque, quatro atletas disputam duas vagas. A dupla mais provável é Rodrigo Mendes e Perea. André Luís e Reinaldo, que voltou a treinar após lesão, são possibilidades. Marcel, titular do momento, também está suspenso.

- Temos algumas alternativas, mas não com a característica do Marcel, que é um jogador de área. Temos a volta do Perea e o próprio Reinaldo. Vamos estudar bem o que fazer - afirma Celso Roth.

Raposa desfigurada

Se a equipe do Cruzeiro entrou desfalcada na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR, na última quarta-feira, desta vez o time celeste vai praticamente desfigurado para enfrentar o Grêmio. Três dos principais jogadores titulares não jogam neste sábado: o volante Fabrício e o meia Ramires, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e o camisa 10 Wagner, ainda se recuperando de uma contratura muscular na coxa esquerda.

Tendo feito apenas um treino com os atletas que não atuaram contra o Furacão, o técnico Adilson Batista pretende usar o habitual mistério e divulgar a equipe titular apenas momentos antes do jogo. Elicarlos, Gérson Magrão e Bruno estão cotados para as duas vagas, além da possibilidade de Jonathan atuar na lateral direita e Marquinhos Paraná voltar à posição de origem.

Para Charles, único titular do setor e que volta de suspensão, o gol marcado por Elicarlos é um exemplo de que o time celeste tem boas opções.

- O Wagner vem fazendo a diferença junto com o grupo, e vai ser uma perda muito grande. Mas quem entrar dá conta do recado. O exemplo foi o Elicarlos, que saiu do banco de reservas e fez o gol da vitória - diz ele ao site oficial do clube.

Outro mistério fica por conta de quem vai jogar na vaga de Weldon, que sofreu uma lesão na panturrilha esquerda. O treinador tem feito uma espécie de rodízio entre os atacantes, mas Reinaldo e Jajá têm mais chances de atuar ao lado do artilheiro Guilherme. O problema é que o setor não balança as redes há quatro jogos.

FICHA DO JOGO:
Data: 19/7/2008 (sábado)
Horário: 18h20
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Sergio da Silva Carvalho (Fifa/DF)
Assistentes: Nilson Alves Carrijo e Renato Miguel Vieira (DF)

GRÊMIO
Victor, Léo, Pereira e Réver; Paulo Sérgio, Willian Magrão, Rafael Carioca, Tcheco e Anderson Pico; Rodrigo Mendes (André Luís) e Perea
Técnico: Celso Roth

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Espinoza (Thiago Martinelli), Thiago Heleno e Jadílson; Marquinhos Paraná, Charles, Camilo (Henrique) e Gérson Magrão (Bruno); Guilherme e Jajá (Reinaldo)
Técnico: Adilson Batista

Flu, para sair da zona de degola, pega o Figueira, que quer a Libertadores

O Fluminense recebe o Figueirense neste sábado, às 18h20m, no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, precisando urgentemente de uma vitória para tentar deixar a zona de rebaixamento. Com apenas nove pontos em 36 disputados, o Tricolor está na 18ª colocação e ainda precisa torcer por tropeços de Goiás e Atlético-MG, que também jogam em casa contra Palmeiras e Coritiba, respectivamente.

Já o Figueirense, sétimo colocado com 19 pontos, pode chegar à tão sonhada zona de classificação para a Libertadores de 2009 caso supere o Flu. Mas, assim como o Tricolor, o time catarinense precisa que alguns concorrentes, Palmeiras, Vitória e São Paulo, percam na rodada.

No Flu, mesmo time que venceu o Vitória

Para esta partida, o técnico Renato Gaúcho não poderá contar com o goleiro Fernando Henrique, machucado. Ele será substituído por Ricardo Berna, que, no sábado anterior, também substituiu o titular, então suspenso, contra o Vitória, e teve grande atuação. Será também a última partida de Thiago Silva e Thiago Neves com a camisa tricolor antes da Olimpíada. Na segunda-feira, a dupla se apresenta ao técnico Dunga, da seleção brasileira.

O time está confirmado. Será o mesmo que enfrentou o Vitória, com Fabinho na cabeça-de-área ao lado de Arouca, Dodô e Washington no ataque. O Coração Valente, que na derrota para o Palmeiras pôs fim ao jejum de quatro jogos sem marcar, é a grande esperança da torcida tricolor na partida.

- O jogo é complicado, o Figueirense não perde há cinco jogos e tem um esquema de jogo muito bom, mas temos a obrigação de ganhar. Jogamos em casa, diante do nosso torcedor e temos de reagir na competição – diz o técnico Renato Gaúcho

Para continuar a boa fase

Do lado do Figueirense, a palavra derrota não é pronunciada há algum tempo. Nas últimas cinco rodadas, o Alvinegro obteve dois empates e três vitórias. E o bom desempenho do time nos últimos jogos coincide com a chegada do técnico Paulo César Gusmão. À frente do Figueira, o novo comandante tem o excelente aproveitamento de 73,3% dos pontos disputados.

Jogadores comemoram um gol: Figueira não perde há cinco rodadas no Brasileirão No entanto, para a partida deste sábado, contra o Fluminense, no Maracanã, o treinador terá pelo menos quatro desfalques. O meia Cleiton Xavier e os volantes Magal e Diogo estão suspensos e não enfrentam o Tricolor. O atacante Edu Salles, sentindo dores na panturrilha, também não joga.

Para suprir o grande número de desfalques, o técnico PC Gusmão conta com uma mistura de juventude e experiência. Pensando na proteção à defesa, o treinador deve promover as estréias de Jackson e Leandro Carvalho no time titular. Na armação das jogadas, Rodrigo Fabri está de volta. Já no ataque, Ricardinho ganha uma chance ao lado de Tadeu.

A boa notícia fica por conta do retorno de Bruno Aguiar, que não havia enfrentado o Santos, já que estava suspenso. Ele ganha a vaga do xará Perone na zaga. O jogador, que ‘sofreu’ vendo o Figueira pela TV, pediu atenção aos companheiros.

- Foi difícil ficar fora, mas deu tudo certo. Temos um bom elenco, estamos bem entrosados e motivados pelos últimos resultados. Sabemos que nosso adversário vem se recuperando no campeonato e virá com tudo. É preciso ter atenção e mostrar nossa força para buscar um bom resultado - diz, ao ClicRBS.

FICHA DO JOGO:
Data: 19/07/2008 (Sábado)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 18h20
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Jair Albano Félix (MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)

FLUMINENSE
Ricardo Berna, Rafael, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Fabinho, Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Dodô e Washington.
Técnico: Renato Gaúcho

FIGUEIRENSE
Wilson, Anderson Luís, Bruno Aguiar, Asprilla e William Mateus (Leandro Soares); Jackson, Marquinho, Leandro Carvalho e Rodrigo Fabri; Tadeu e Ricardinho (Wellington Amorim).
Técnico: Paulo César Gusmão

Com os técnicos mantidos, Ipatinga e Portuguesa duelam no Ipatingão

Ipatinga e Portuguesa correram risco de se enfrentarem sem seus respectivos técnicos no banco de reservas. Enquanto Vagner Benazzi balançava no cargo até a virada sobre o Náutico, Ricardo Drubscky vinha sofria com a queda de rendimento do seu time nos últimos jogos. Porém, com seus treinadores garantidos, pelo menos até o fim da próxima rodada do Campeonato Brasileiro, Tigre e Lusa duelam neste sábado, às 18h20m, no Ipatingão.

Irritado, Drubscky deve mexer no esquema

O momento é de instabilidade no Ipatinga. Depois de conseguir dois empates diante de São Paulo e Cruzeiro, o time de Ricardo Drubscky caiu de rendimento e sofreu duas derrotas: para o Figueirense, em casa, e uma goleada por 4 a 0 para o Botafogo, no Engenhão. Após este último, o técnico deixou o campo de jogo muito irritado.

Para a partida deste sábado o treinador da equipe do Vale do Aço apostou no mistério como arma para enfrentar a Lusa. Porém, como criticou muito a última atuação da equipe, Drubscky pode promover mudanças no esquema, optando pelo 3-5-2, em vez do 4-4-2

O treinador do Tigre terá apenas o desfalque de Xaves, liberado pela diretoria para resolver problemas particulares. Em contrapartida, o goleiro Fred volta de contusão e ganha a vaga de Rodrigo Posso.

Benazzi traça meta e quer série de vitórias

A vitória sobre o Náutico devolveu o ânimo ao elenco da Portuguesa. Após a espetacular virada por 3 a 2, na última quarta-feira, e a ameaça de saída do técnico Vagner Benazzi, a calmaria é tão grande que o comandante rubro-verde já traçou o planejamento do time a curto prazo: conseguir uma seqüência de, pelo menos, três vitórias no Brasileiro.

- Perdemos três partidas seguidas, mas quem não perde? Esses vacilos acontecem com as melhores equipes. Assim como perdemos, podemos vencer e obter essa seqüência - pondera o técnico.

Para começar a cumprir a meta, o primeiro desafiante que a Lusa terá pela frente será o lanterna Ipatinga, neste sábado, em Minas Gerais. De olho no duelo, Benazzi ainda tem algumas dúvidas para escalar a equipe paulista. No entanto, três desfalques são certos: o lateral-direito Patrício, com dores na coxa direita, e o goleiro André Luis, com um problema na mão direita, estão fora do jogo. Já o meia Preto recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Timbu e também desfalca o time.

No gol, o experiente Sérgio segue como titular e, na direita, Wilton Goiano assume a camisa 2. Para o lugar de Preto, Benazzi pode escalar Carlos Alberto ou Sidnei. As outras dúvidas do técnico são na lateral esquerda e no ataque. Ralph e Bruno Recife disputam a vaga na ala; Rogério e Jonas buscam um lugar na frente ao lado do jovem Diogo. O volante Claudecir, que ficaria no banco de reservas, está com uma tendinite e não deve ser aproveitado.

Fontes: Globo.com e Uol

======================================
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO
======================================

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário