
Com o resultado no interior de São Paulo, o Corinthians chega aos 62 pontos, enquanto o segundo colocado Vila Nova reduz de 13 para 11 pontos a diferença entre eles. A "gordura" do Timão para o quinto colocado também será queimada no complemento da rodada. Bragantino e Barueri, sexto e quinto, respectivamente, com 45 pontos, jogam em Bragança Paulista, às 20h30m deste sábado.
Já o São Caetano praticamente dá adeus ao sonho do acesso e ainda precisa se preocupar com a zona do rebaixamento. O Azulão sobe para 37 pontos, em 11°, e não consegue se aproximar do grupo dos quatro melhores que disputarão a Série A em 2009. Restam dez rodadas para o términio da competição.
O Corinthians volta a jogar apenas no próximo sábado para enfrentar o Marília, às 16h, no estádio do Café, em Londrina. O São Caetano atua antes, diante do Barueri, terça-feira, às 20h30m, na Arena.
Timão sufoca no começo, mas Tuta coloca Azulão na frente
O Corinthians começou a partida no embalo da torcida, presente em grande número no estádio Brinco de Ouro. Apesar do gramado ruim, o Timão conseguiu encaixar boas trocas de passes e por pouco não abriu o placar logo no primeiro minuto. Após tabela entre Douglas e Herrera, a bola sobrou na intermediária para Eduardo Ramos bater rasteiro e quase acertar o canto direito de Júlio César.
O que parecia ser um massacre alvinegro se transformou em susto, aos oito minuto. Na primeira vez que conseguiu deixar o campo de defesa, o São Caetano chegou ao gol. Andrezinho recebeu passe pela esquerda, olhou para a área e cruzou na medida para Tuta. Sem marcação, o centroavante subiu tranqüilo para desviar de cabeça no canto direito, sem chances para Felipe.
A desvantagem fez o Timão diminuir um pouco o ímpeto inicial. Mesmo assim, a equipe da capital paulista não demorou a empatar em falha defensiva do Azulão, aos 14. Gerson saiu jogando errado na intermediária e perdeu a bola para André Santos, que lançou Herrera. Em velocidade, o argentino invadiu a área de frente para Júlio César e só rolou de lado para Dentinho empurrar: 1 a 1. Na comemoração, o artilheiro e André Santos jogaram uma capoeira toda desengonçada.
Mas o São Caetano voltou a provar porque é um dos maiores algozes do Alvinegro nos últimos anos. Em seu segundo ataque, aos 33, o time dirigido pelo técnico Vadão voltou a ficar em vantagem. Após cobrança de falta pela esquerda, Marco Aurélio cabeceou em posição duvidosa e acertou a trave. A zaga do Corinthians ficou parada e a bola sobrou para Tuta tocar para o gol.
Mesmo caindo muito de rendimento em comparação com o início da partida, o Corinthians ainda teve grande chance de empatar novamente. Aos 47 minutos, Herrera fez bela jogada pelo lado esquerdo, passou por dois marcadores e bateu com estilo. Júlio César, com a ponta dos dedos, espalmou pela linha de fundo e garantiu a vitória momentânea para o time do ABC.
Herrera empata, mas Chicão é expulso
No segundo tempo, como esperado, o Azulão se fechou todo no campo de defesa, enquanto o Corinthians tentava sufocar. No entanto, o ferrolho montado por Vadão, com apenas Tuta no ataque, dificultou bastante qualquer tentativa do quarteto formado por Morais, Douglas, Dentinho e Herrera.
Quando parou de insistir pelo meio e arriscou pelas laterais, o Corinthians chegou ao empate. Aos 11, Eduardo Ramos foi à linha de fundo pela direita e cruzou. A zaga bobeou e Herrera surgiu na pequena área para tocar de cabeça e deixar tudo igual outra vez. Delírio da Fiel no Brinco!
Quatro minutos mais tarde, o Timão sofreu uma baixa importante. Após dividida, o zagueiro Chicão pisou na barriga de Luan e foi expulso. Para corrigir o espaço na defesa, o técnico Mano Menezes sacou o atacante Dentinho e mandou a campo o zagueiro Fábio Ferreira, passando Morais para o ataque. Mesmo com um a menos, o Alvinegro assustou, aos 20, quando Alessandro arriscou da entrada da área e Júlio César fez linda defesa no ângulo esquerdo.
Apesar do susto, o Corinthians diminuiu o ritmo e passou a controlar o jogo ao invés de se arriscar no ataque. Já o São Caetano tentou aumentar a força ofensiva com a entrada do centroavante Finazzi na vaga de Luan e do meia Hernani no lugar do volante Daniel. Aos 35, quase o terceiro. Francismar avançou pelo meio e soltou a bomba. Felipe espalmou no canto direito.
Nos minutos finais, o São Caetano passou a pressionar, mas sem criar grandes oportunidades e abrindo espaços para o Timão jogar nos contra-ataques. Na melhor chance, Tuta por pouco não fez o terceiro, aos 45. Ele invadiu a área pela esquerda e bateu rasteiro para Felipe se esticar todo e fazer a defesa. Antes do apito final, o lateral-direito Alessandro também foi expulso, mas já era tarde para o Azulão aproveitar.
Ficha do jogo
SÃO CAETANO 2 x 2 CORINTHIANS | |
Júlio César, Leonardo, Marco Aurélio e Tobi; Apodi, Daniel (Hernani), Glaydson, Gerson (Francismar) e Andrezinho; Luan (Finazzi) e Tuta. | Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Eduardo Ramos (Carlos Alberto), Morais e Douglas; Dentinho (Fábio Ferreira) e Herrera (Careca). |
Técnico: Osvaldo Alvarez. | Técnico: Mano Menezes. |
Gols: Tuta, aos oito e aos 33, e Dentinho, aos 14 minutos do segundo tempo. Herrera, aos 11 minutos do segundo tempo. | |
Cartões amarelos: Apodi, Tobi, Glaydson, Daniel, Tuta, Andrezinho, Marco Aurélio (São Caetano); Dentinho, Alessandro (Corinthians). Cartão vermelho: Chicão e Alessandro (Corinthians) | |
Estádio: Brinco de Ouro. Data: 27/09/2008. Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP). Auxiliares: Giovani César Canzian (SP) e Everson Luís Luquesi Soares (SP). Público: 11.961 pagantes. Renda: R$ 367.590,00. |
Fonte: Globo.com
Comentário da Redação
Eterna pedra no sapato
Esse é o título da matéria da globo.com: Eterna pedra no sapato. E é exatamente isso. Hoje o Corinthians não fez um jogo perfeito, longe disso, mas se fosse outro adversário, do mesmo nível do próprio São Caetano, provavelmente o Corinthians ganharia.
Mas o Azulão é impressionante, parece que cresce quando vê o alvi-negro como adversário. Tudo bem que este ano o Corinthians venceu duas vezes, o São Caetano uma, e o empate de hoje. Mas a primeira derrota do Timão no campeonato Paulista foi exatamente para o adversário de hoje. E no primeiro jogo quando se enfrentaram na Copa do Brasil, por pouco o São Caetano não complica para o Corinthians.
Hoje o Corinthians começou muito bem, com muita vontade de abrir o placar, e parecia que iria ganhar com certa facilidade. Mas o São Caetano, quando menos se esperava, abriu o placar com Tuta, numa bobeira da zaga. O Herrera deu o gol para o Dentinho empatar, mas novamente Tuta e com apagão na zaga, que ficou reclamando em vez de acompanhar o lance, o São Caetano desempatou. Mas o Herrera empatou novamente.
Com a expulsão do Chucçai, o Mano foi obrigado a sacar o Dentinho e recompor a zaga com o Fábio Ferreira, fez certo. E assim ficou difícil de vencer. Mas o São Caetano não levou tanto perigo, e o Morais ainda partiu em velocidade, mas foi derrubado perto da área, na falta, o André Santos bateu mal.
A expulsão do Chicão eu achei correta. Ele não chegou a pisar com vontade, mas deu um pisão sim, e mereceu ser expulso. Já a do Alessandro, se tivesse cartão, seria justo, mas não tinha, e a expulsão direta eu achei incorreto. Ambos irão fazer muita falta para o jogo contra o Marília, mas óbvio que dá para vencer facilmente, mesmo sem os dois, que são importantes.
Conceitos
Felipe - BOM: Fez uma defesa importantíssima no final.
Alessandro - BOM: Se movimentou muito mais uma vez. Tem características de segundo volante, e se for necessário, pode ser aproveitado neste posição.
Chicão - PÉSSIMO: Hoje não era o seu dia. Errou em algumas nas saídas de bola e foi expulso por bobeira. É raro, mas hoje foi péssimo.
William - REGULAR: Falhou no gol, mas não foi tão mal.
André Santos - REGULAR: Ele chega com perigo na frente. Isso é fato. Mas nem sempre pode chegar pelo meio, incrível como ele sempre fecha pelo meio-campo. Ele é lateral, e precisa abrir o jogo e dar opções.
Cristian - BOM: Fez outra boa partida. Se posiciona bem, e tem vem mostrando qualidade no passe.
Eduardo Ramos - BOM: Se apresentou mais no segundo tempo e foi preciso no cruzamento para o gol do Herrera e por isso merece um 'bom'. Mas some muito do jogo.
(Carlos Alberto) - REGULAR: O mesmo de sempre. Entrou para fazer a cobertura do Alessandro, foi bem nisso, na saída de bola, é fraco.
Morais - REGULAR: Apesar de alguns passes precisos, foi discreto, e errou no lance da expulsão do Alessandro.
Douglas - BOM: Procurou jogo, mostrou vontade novamente, e mesmo bem marcado, se destacou. É um dos primeiros meias com as características que ele tem, que eu vejo marcar com extrema vontade.
Dentinho - BOM: Partiu pra cima no ataque e também buscou jogo. Foi premiado com o gol.
(Fábio Ferreira) - REGULAR: Não foi exigido e não comprometeu.
Herrera - BOM: Eficiente como sempre. Deu o gol para o Dentinho, em mais uma assistência dele na temporada, e fez seu gol, mais um de cabeça.
(Careca) - SEM CONCEITO - Entrou tarde e não tem como analisar. Mas poderia ter sido o herói, se o arbitro não marca um impedimento incorreto no finzinho do jogo.
T: Mano Menezes - REGULAR: Escalou o time direitinho. Mas eu acho que ele deveria ter colocado o Saci no jogo, explorando ao máximo as subidas do Apodi. E o Mano tem culpa no posicionamento do André Santos, que parte muito pelo meio.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário