Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Campeonato Brasileiro > Na onda do ‘presidente’ Obina, Fla segue caça ao líder contra o Vitória

* Atacante teve semana de supercraque e reencontra equipe que o revelou, no Barradão. Donos da casa tentam estragar a festa

Em seis dias, Obina teve atuação brilhante, recebeu elogios públicos de Ronaldo, foi recebido como popstar em Salvador e até virou “candidato” à presidência dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, diante de duas torcidas que o adoram, o atacante coloca a popularidade à prova na partida entre Vitória e Flamengo, no Barradão. O jogo, válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, acontece às 21h45 (horário de Brasília).

O Fla, líder do returno com 23 pontos ainda não está firme no G-4. Após dois triunfos contra Vasco (1 a 0) e Coritiba (5 a 0), pulou para a quarta posição, com 55 pontos. Está empatada com Palmeiras e Cruzeiro, mas ganha do primeiro e perde do segundo nos critérios de desempate. O primeiro colocado é o Grêmio, quatro pontos à frente.

Neste torneio, o Flamengo visitou o Nordeste duas vezes e em ambas não decepcionou. Derrotou os pernambucanos Sport e Náutico. Agora, será a vez do Vitória. No primeiro turno, os baianos venceram no Maracanã por 1 a 0.

A aposta para devolver o revés é um jogador formado no Leão de Salvador: Obina. A cada passo no retorno ao estado em que nasceu, ele atrai multidões e gritos histéricos. Seja qual for o público no Barradão, dificilmente alguém irá vaiá-lo. E diante de tamanho respeito da torcida do Vitória, ele promete um comportamento exemplar.

- Se fizer gol, não vou comemorar.

A escalação do time comandado por Caio Júnior só será divulgada pouco antes de a partida começar. Depois de cumprirem suspensão, Fábio Luciano e Juan retornam. Kleberson, mesmo gripado, está confirmado. Fierro e Aírton ficam de sobreaviso.

Leão se concentra em vaga na Sul-Americana

Preocupado com a força ofensiva dos laterais do Flamengo - Juan e Leo Moura - o técnico Vagner Mancini planeja escalar um time de mais pegada. Dessa forma, Marco Aurélio e Marcelo Cordeiro terão a obrigação de impedir os avanços da dupla carioca.

Ao longo da semana, Mancini fez algumas experiências, e o time está pré-definido, com duas dúvidas: Thiago Gomes ou Marcelo Batatais, na zaga, e Willians ou Ramon, no meio. No setor defensivo, Thiago treinou entre os titulares e tem mais chances de ficar com a vaga. No meio, Ramon, que não é escalado há um bom tempo, ainda tem chances.

No coletivo dessa terça-feira, o apoiador fez um gol de falta e agradou. Outro que treinou bem foi o atacante Rodrigão. Na atividade, balançou as redes e formará dupla com Marquinhos. O zagueiro Anderson Martins, suspenso pelo STJD por dois jogos, continua fora. Outro que não joga é Leandro Domingues. Machucado, o meia ainda está vetado pelo departamento médico.

Na 10ª posição, com 44 pontos, o Vitória faz um segundo turno irregular. Depois de terminar a primeira parte do campeonato em 5º lugar, o Leão caiu de rendimento e concentra as forças na conquista de uma vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano.

A comissão técnica trata esta classificação como principal meta do Rubro-negro baiano no Brasileiro. Afinal, desde 97 o time não disputa uma competição internacional. A última vez foi na extinta Copa Conmebol. As informações são do jornal ‘Correio da Bahia’.

FICHA TÉCNICA
Local: Barradão, Salvado (BA)
Data/Hora: 28/10/2008 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spinola Filho (Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelino Tomaz Neto (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

VITÓRIA: Viáfara (01), Marco Aurélio (02), Leonardo Silva (03), ThiagoGomes (04) e Marcelo Cordeiro (06); Vanderson (05), Renan (07), Jackson (10) eWillians Santana (08); Marquinhos (11) e Rodrigão (09). Técnico: VágnerMancini.

FLAMENGO: Bruno, Jaílton, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim; Léo Moura, Toró, Ibson, Kleberson e Juan; Marcelinho Paraíba e Obina. Técnico: Caio Júnior.

Inter joga últimas fichas contra o desespero do Náutico

O Inter tira do bolso e atira no gramado do Beira-Rio suas últimas fichas nesta quarta-feira. A partir das 20h30m, contra um Náutico ameaçado pelo rebaixamento, o time colorado decide se continua sonhando com vaga na Libertadores do ano que vem ou se joga de vez a toalha. O Timbu busca pelo menos um empate para não fechar a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro na zona da degola.

A equipe gaúcha entra na série de jogos do meio de semana em sétimo lugar, com 47 pontos, oito atrás do atual último integrante do G-4, o Flamengo. Os pernambucanos, com 32, só não estão entre os rebaixados do momento porque têm saldo de gols superior ao da Portuguesa.

Colorado bastante modificado na volta de Guiñazu

Para somar mais três pontos, o Inter terá que superar as dificuldades naturais de uma equipe muito modificada. O time, com perdas e ganhos, muda em todos os setores na comparação com o empate por 2 a 2 com o Atlético-MG, no último sábado.

Na defesa, uma boa notícia: Índio está de volta, recuperado de desgaste muscular. Já o lateral-esquerdo Gustavo Nery segue fora. Marcão é mantido no flanco. No meio, a principal novidade é o retorno de "el loco" Guiñazu. O principal ídolo colorado volta ao time após quase um mês afastado por lesão no cotovelo esquerdo. O retorno do argentino mexe com o elenco.

Magrão, com lesão muscular, está fora da partida. Andrezinho é o escolhido de Tite. Alex, suspenso, é outra ausência, assim como seu habitual companheiro de ataque, Nilmar, que não resistiu às dores originadas por duas pancadas na coxa. A dupla de frente será reserva, com Daniel Carvalho e Guto.

Timbu em apuros

O gol sofrido aos 41 minutos para a Portuguesa, nos Aflitos, surgiu como um banho de água gelada para o Náutico. Segundo o matemático Tristão Garcia, as chances de rebaixamento do clube são agora de 57%. Com isso, uma vitória sobre o Internacional, ainda que fora de casa, é obrigação para o time, em 16º, com 32 pontos.

Mas o técnico Roberto Fernandes terá problemas para escalar a equipe. O volante Hamilton e o atacante Felipe, autor do gol de sábado e artilheiro do Timbu na competição com oito gols, estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Ticão e Gilmar, que curiosamente voltam de suspensão, serão os substitutos.

FICHA TÉCNICA
Estádio: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 29.10.08 – 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Hora Filho (SE)
Assistentes: Ivaney Alves de Lima (SE) e Ailton Farias da Silva (SE)

INTERNACIONAL: Lauro; Ângelo, Indio, Bolívar e Marcão; Edinho, Andrezinho, Guiñazú e D'Alessandro; Adriano e Daniel Carvalho. Técnico: Tite.

NÁUTICO: Eduardo, Everaldo, Vagner e Adriano; Ruy, Ticão, Reinaldo, André Oliveira e Alessandro; William e Gilmar. Técnico: Roberto Fernandes.

Contra mau retrospecto Coritiba recebe o desfalcado Atlético-MG

Apesar de jogar em casa, nesta quarta-feira, quando recebe o Atlético-MG, às 19h30m, no Couto Pereira, pela 32ª rodada do Brasileirão 2008, o Coritiba tem pelo menos um bom motivo para entrar em campo apreensivo. Derrotado em 19 dos 30 jogos disputados entre os dois clubes – quatro deles na capital paranaense - o time do técnico Dorival Júnior terá, ainda, que conter o empenho dos mineiros, que brigam para subir na disputa por uma vaga na Sul-Americana.

Com 46 pontos, na 8ª colocação, o Coxa se vê distante da briga por uma vaga na Libertadores, mas briga por uma vitória convincente para tentar apagar a goleada por 5 a 0 sofrida para o Flamengo e recuperar a confiança da torcida. O Galo é o último dos times na zona de classificação para a Sul-Americana, com 38 pontos, na 13ª posição, e vai, aos poucos, se afastando da ameaça do rebaixamento.

Coxa em dúvida, mas otimista

Além de precisar enfrentar o o abatimento causado pelo resultado negativo no Maracanã, o técnico Dorival Júnior ganhou uma dúvida para a rodada, na reapresentação do grupo.

Com uma entorse no tornozelo, o zagueiro Felipe teve acompanhamento médico durante as atividades do elenco alviverde, mas foi relacionado, seguirá sob os cuidados de um fisioterapeuta até a hora do jogo e acredita que estará em condições de atuar.

Já o meia Rodrigo Mancha, que recebeu o terceiro cartão amarelo, ficará fora do jogo, mas Dorival Júnior prefere fazer mistério e não revela seu substituto. Nos treinamentos para o duelo com o Galo, o comandante alviverde deu indicações de que montará a equipe com três zagueiros. Evaldo, que foi testado ao lado de Felipe e Maurício, acabou não sendo nem relacionado para a partida, e Thiago Bernardi deverá compor o trio defensivo. O reforçado meio-campo alviverde deverá ter Marcos Tamandaré, Alê, Marlos, Carlinhos Paraíba, João Henrique e Ricardinho. No ataque, Keirrison tenta voltar a balançar as redes, após três partidas em branco.

Galo recorre à prata da casa

Sem poder contar com os zagueiros Marcos e Vinícius, o volante Rafael Miranda, os atacantes Marques e Jael, contundidos, além do lateral-esquerdo César Prates, suspenso, o técnico Marcelo Oliveira recorreu a jogadores formados na base atleticana para armar a equipe do Galo.

A defesa mineira será formada por Welton Felipe e Leandro Almeida. Na lateral direita, Sheslon mantém a posição, enquanto o atacante Raphael Aguiar será improvisado na esquerda. O volante Elton, cotado para a vaga, atuará em sua posição de origem. Pedro Paulo forma a dupla de ataque ao lado de Castillo.

No último treinamento antes da viagem para a capital, Beto e Petkovic foram testados como opções para a partida.

FICHA TÉCNICA
Data/hora: 29/11/2008, às 19h30 (de Brasília)
Estádio: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Ednilson Corona (SP) e Everson Luis Luquesi Soares (SP)

CORITIBA: Vanderlei; Maurício, Bernardi e Felipe; Marcos Tamandaré, Alê, Carlinhos Paraíba, João Henrique, Marlos e Ricardinho; Keirrison. Técnico Dorival Júnior.

ATLÉTICO-MG: Juninho, Sheslon, Leandro Almeida, Welton Felipe e Raphael Aguiar; Serginho, Elton, Márcio Araújo e Renan Oliveira; Pedro Paulo e Castillo. Técnico: Marcelo Oliveira.

Portuguesa e Ipatinga fazem o duelo dos desesperados no Canindé

Distantes quatro pontos na classificação, Portuguesa e Ipatinga fazem o duelo dos desesperados nesta quarta-feira, no Canindé, às 19h30m (horário de Brasília), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Lusa, que vem de um empate heróico (1 x 1) com o Náutico, nos Aflitos, ocupa a 17ª posição com 32 pontos. O Tigre, que além de ter sido derrotado em casa para o Botafogo (3 x 0), perdeu o técnico Márcio Bittencourt, demitido, é o lanterna com 28. Ambos amargam a zona do rebaixamento.

Patrício está fora

No último sábado, a Portuguesa perdia por 1 a 0 para o Náutico, no Recife, até os 41 minutos do segundo tempo, quando Héverton igualou o placar. A Lusa voltou para a zona da degola por conta da diferença no saldo de gols. O Timbu tem menos 14 contra menos 18 do time paulista. Uma vitória no Canindé sobre o último colocado da competição é fundamental para a fuga da degola, porém, além de ter que garantir os três pontos terá que secar, diretamente, Vasco, Atlético-PR, Fluminense, Figueirense e Timbu.

Para o confronto desta quarta-feira, o técnico Estevam Soares não contará com o lateral-direito Patrício. Uma lesão no ligamento do joelho direito do jogador deixará o lateral no estaleiro. No entanto, o departamento médico garante a escalação do atleta para a partida diante do Flamengo, sábado, no Maracanã.

Se por um lado, o lateral-direito está fora, por outro, a equipe terá as voltas do meia Preto e do volante Rai, que cumpriram suspensão. Além deles, a Portuguesa ganha outros dois reforços: o experiente goleiro Sérgio e o curinga Wilton Goiano, que pode ficar com a vaga de Patrício.

Tigre com novo comandante

Vigésimo com apenas 28 pontos, o Ipatinga tem mais sete rodadas para lutar pela manutenção na Primeira Divisão. No entanto, a tarefa não é das mais fáceis, pois terá quatro jogos fora de casa e três no Vale do Aço. A derrota para o Botafogo, no último sábado, custou o emprego do técnico Márcio Bittencourt. Enderson Moreira, que assumiu o comando do time, além do pouco tempo que teve para treinar, tem problemas na escalação para esta quarta-feira.

Adeílson, artilheiro do time no Brasileirão com nove gols, sentiu uma fisgada na coxa direita, durante o treino coletivo de segunda-feira, e está vetado contra a Portuguesa. Ferreira está cotado para a posição.

Exames realizados pelo jogador não apontaram lesão muscular, e o mesmo deve enfrentar o Coritiba, neste sábado. Luciano Mandi, que havia sido excluído da última relação pelo ex-técnico, está de volta ao time, assim como o lateral direito Afonso, o zagueiro Silvio e o atacante Igor.

FICHA TÉCNICA
Estádio: Canindé, São Paulo (SP)
Data/hora: 29/10/08, às 19h30
Árbitro: Jailson Macedo de Freitas (ASP. FIFA/BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro da Rocha Matos (FIFA/BA) e Adson Márcio Leal (BA)

PORTUGUESA: Gottardi, Wilton Goiano, Bruno Rodrigo, Ediglê e Athirson; Rai, Erick, Preto e Fellype Gabriel; Edno e Jonas. Técnico: Estevam Soares.

IPATINGA: Fernando, Léo Oliveira, Gian e Patrick; Márcio Gabriel, Recife, Xaves, Salino e Beto; Pablo (Michel ou Igor) e Ferreira. Técnico: Enderson Moreira.

Fontes: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário