Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Campeonato Italiano > Ronaldinho marca no final, garante vitória e liderança ao Milan

* Brasileiro cobra a falta que garantiu a vitória contra o Napoli

Um gol salvador de Ronaldinho no final da partida garantiu a vitória por 1 a 0 ao Milan contra o Napoli neste domingo em Milão. O resultado garantiu também a liderança do campeonato para a equipe do brasileiro. Apesar do placar magro, o jogo foi cheio de alternativas e teve inclusive um pênalti perdido de Kaká nos minutos finais do jogo.

O Milan reforçou a equipe para esta temporada com craques como Ronaldinho e, mais recentemente, a estrela David Beckham. Porém, a surpresa do início do campeonato foi o retorno do Napoli entre os grandes clubes da Itália, liderando a tabela até o início desta 10ª rodada.

Em campo, a partida correspondeu à expectativa de um jogo válida pelo primeiro lugar da classificação. As duas equipes procuraram o gol objetivamente e as chances apareceram de ambos os lados. Pelo lado milanês, Marco Borriello incomodava bastante a defesa adversária, que teve que preocupar-se também com as arrancadas de Kaká. Mas a defesa napolitana, liderada pelo italiano nascido no Brasil Fabiano Santacroce e Paolo Cannavaro (irmão do campeão mundial Fábio Cannavaro), conseguiu segurar as investidas adversárias.

A exemplo da defesa, o setor ofensivo o Napoli também mostrava competência, e aos 41 minutos do primeiro tempo, Danielle Mannini obrigou o goleiro Abbiati a fazer uma grande defesa após chute de fora da área. O final da primeira etapa, entretanto, reservou alguns infortúnios para a equipe do sul da Itália. Primeiro a lesão do jovem Marek Hamsick, após dura entrada de Zambrotta. E no último minuto, a expulsão de Christian Maggio por levar seu segundo cartão amarelo.

Dessa forma, era de se esperar que no segundo tempo, jogando em casa, o Milan partisse para cima dos visitantes. Dito e feito. A segunda etapa foi dominada pela equipe de Carlo Ancelotti, que contou ainda com a substituição do zagueiro napolitano Santacroce, lesionado, e a entrada de Alexandre Pato no lugar de Ambrosini.

Com um jogador a menos, e duas substituições por lesão, o Napoli teve que agüentar a pressão do time da casa. Aos 28 minutos, Kaká acerta um belo chute na trave esquerda de Iezzo. No rebote, um verdadeiro bombardeio milanês, com três chutes seguidos ao gol, parou na defesa adversária.

A 5 minutos do final, toque de mão na área napolitana: pênalti a favor do Milan. Mais uma vez o goleiro Iezzo leva a melhor e defende a cobrança do brasileiro. Mas a festa do Napoli durou pouco. No ataque seguinte, em cobrança de falta na lateral-esquerda, Ronaldinho cobra direto para o gol, a bola desvia no jogador do Napoli e vai para o fundo das redes para alegria da equipe do Milan, que subiu ao topo da classificação do Campeonato Italiano.

Nos acréscimos, Internazionale vence lanterna

A Internazionale evitou um vexame no Campeonato Italiano. Após estar vencendo por 2 a 0, cedeu o empate para a lanterna Reggina. Mas "achou" um gol nos acréscimos do segundo tempo, venceu o rival por 3 a 2, no estádio Oreste Granillo, e segue na cola do líder.

Se conseguiu reencontrar o caminho das vitórias, o técnico português agora precisa lidar com problemas além das quatro linhas. O brasileiro Adriano sequer foi relacionado para esse confronto. Na última terça-feira, o atacante chegou atrasado ao treino porque teria ficado até tarde em uma boate.

Mas tudo levava a crer que esse problema não iria interferir dentro de campo. O começo da partida foi totalmente dominado pela Internazionale. Aos 5min, por exemplo, Quaresma acertou a trave de Campagnolo. Logo depois, aos 9min, Ibrahimovic tocou para o brasileiro Maicon, que bateu forte e abriu o placar para os visitantes. 1 a 0.

Era tudo o que o time de Milão queria. Em vantagem, tinha a possibilidade de encaixar um contra-ataque diante de um desesperado adversário. Melhor em campo, ampliou aos 23min. O português Quaresma deu bela assistência para Vieira. Sozinho, o francês tocou na saída do goleiro da Reggina e ampliou.

Na teoria, a vitória estava bem próxima. Mas não foi o que se viu dentro de campo. Os donos da casa encontraram forças para diminuir ainda na etapa inicial. Aos 33min, após jogada ensaiada em cobrança de escanteio, Cozza bate da entrada da área e vai para o fundo do gol.

Esse lance deu ânimo à Reggina. Aproveitou que a Internazionale voltou desconcentrada e errando muitos passes no segundo tempo para igualar o jogo. Logo aos 7min, Brienza recebeu na entrada da área, girou e bateu firme. 2 a 2. Após isso, Mourinho deixou sua equipe com quatro atacantes.

Aos 20min, Ibrahimovic esteve bem próximo de deixar os visitantes novamente em vantagem. Após cruzamento da direita, o goleiro Campagnolo saiu errado. Livre, o sueco cabeceou para fora. O elenco de Milão ainda tentou pressionar de todas as formas, mas quase sofreu a virada. Aos 41min, Júlio César evitou numa bela jogada de Carmona.

Quando tudo caminhava para o empate, a Internazionale "achou" o gol salvador. Nos acréscimos, a zaga da Reggina afastou mal uma cobrança de escanteio. A bola sobrou para o colombiano Cordoba, que ajeitou e bateu sem defesa para Campagnolo. 3 a 2.

Juventus vence clássico e afunda a Roma

Definitivamente, a Roma atravessa um péssimo momento. A atual vice-campeã italiana fez uma pífia apresentação, perdeu o clássico diante da Juventus por 2 a 0, neste sábado, em Turim, e segue próxima da zona de rebaixamento da temporada 2008/2009. Já a rival, que completou 111 anos de existência neste sábado, começa a se aproximar dos primeiros colocados.

A situação do time dos brasileiros Doni, Juan, Taddei, Cicinho e Julio Baptista não é nada confortável. Trata-se da quinta derrota seguida, sendo quatro pela competição. Assim, soma apenas sete pontos. Já a situação da Juventus é bem mais tranqüila. Com esse triunfo, o quinto na atual edição do Italiano, o time de Turim chegou aos 18 pontos, apenas três atrás da Internazionale.

A Juventus, aliás, soube aproveitar esse melhor momento do que o adversário da capital italiana. Foi melhor desde o início. Porém, esbarrava na forte marcação romana e, principalmente, num bom dia do goleiro Doni. Exemplo disso ocorreu aos 33min, quando Chiellini cabeceou em cima do brasileiro, que evitou o primeiro.

De tanto insistir, chegou ao seu primeiro gol. Aliás, um golaço. Aos 37min, Del Piero acertou uma cobrança de falta perfeita no ângulo direito de Doni. 1 a 0. Após isso, o time romano não encontrou forças para se recuperar. Essa fragilidade ficou evidente no início da etapa final.

Logo a 1min, Amauri quase fez um golaço de bicicleta. Doni defendeu. Um minuto depois, Marchionni recebe passe de Del Piero, dá um belo drible no norueguês Riise e tocou por cima do goleiro brasileiro para definir a vitória da Juventus.

Com essa importante vitória, o time de Tuim vai com moral para o duelo diante do Real Madrid, na quarta-feira, em Madri, pela quarta rodada do Grupo H da Liga dos Campeões. Até o momento, os italianos lideram a chave, com sete pontos.

Resultados da Rodada
Reggina 2 - 3 Inter de Milão
Juventus 2 - 0 Roma
Cagliari 5 - 1 Bologna
Udinese 2 - 2 Genoa
Atalanta 0 - 0 Lecce
Siena 1 - 0 Fiorentina
Sampdoria 1 - 0 Torino
Palermo 3 - 0 Chievo
Lazio 1 - 0 Catania
Milan 1 - 0 Napoli

Classificação

Time PG J V E D GP GC
Milan 22 10 7 1 2 15 7
Udinese 21 10 6 3 1 19 8
Inter 21 10 6 3 1 16 7
Nápoles 20 10 6 2 2 14 8
Lazio 19 10 6 1 3 18 12
Juventus 18 10 5 3 2 11 7
Génova 17 10 5 2 3 14 10
Fiorentina 17 10 5 2 3 12 8
Palermo 16 10 5 1 4 15 14
10º Catania 15 10 4 3 3 9 8
11º Atalanta 14 10 4 2 4 9 9
12º Siena 12 10 3 3 4 8 8
13º Lecce 11 10 2 5 3 9 11
14º Cagliari 10 10 3 1 6 10 13
15º Sampdoria 10 9 2 4 3 7 11
16º Torino 8 10 2 2 6 9 14
17º Roma 7 9 2 1 6 9 17
18º Chievo 6 10 1 3 6 6 16
19º Bologna 6 10 2 0 8 8 19
20º Reggina 5 10 1 2 7 8 19

Legendas
- Classificados para a Liga dos Campeões
- Classificados para a Copa da Uefa
- Rebaixados

Artilharia
Jogador Time Gols
Gilardino Fiorentina 7
Diego Milito Genoa 6
Mauro Zárate Lazio 6
Miccoli Palermo 6
Amauri Juventus 5
Denis Napoli 5
Di Vaio Bologna 5
Ibrahimovic Inter de Milão 5
Pandev Lazio 5
Quagliarella Udinese 5

Próxima Rodada
Lecce X Milan
Catania X Cagliari
Lazio X Siena
Bologna X Roma
Inter de Milão X Udinese
Torino X Palermo
Genoa X Reggina
Napoli X Sampdoria
Fiorentina X Atalanta
Chievo X Juventus

Fontes: Uol e Terra

Comentário da Redação
A Inter desandou e o Milan chegou

Há algumas rodadas eu disse que a Inter era a grande favorita ao título e à frente dos demais times. Mas o time de José Mourinho desandou, e apesar da vitória nesta rodada, não convenceu, e sofreu muito para ganhar do lanterna do campeonato.

Eu ainda acho a Internazionale favorita ao título, porém esperava um time convencendo. O Adriano aprontou novamente e o Mourinho barrou o brasileiro, isso não deixa de atrapalhar o time também, afinal o Adriano vinha jogando bem e sendo importante. Lamentável a atitude dele... Tem futebol, mas precisa entrar nos trilhos, senão sua carreira vai se complicar.

O Milan apesar da vitória magra e depois de um começo ruim, conseguiu a liderança e mostra que está forte. Se o Rossonero se garantir menos apenas no Kaká e tentar jogar um futebol mais coletivo, tem tudo para conseguir sustentar a ponte por um bom tempo.

E a Roma está cada vez mais afundando... Difícil de explicar como um time com bons e ótimos jogadores, que foi apontado por muitos como até um candidato ao título, estar nesta situação lamentável, na boca da zona de rebaixamento. Quando a Roma acordar, ficará difícil de conseguir alguma coisa, como vaga na Copa da UEFA por exemplo. Isso se realmente acordar.

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário