Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 1 de novembro de 2008

Série B > Timão vence o Paraná e pode comemorar título em Criciúma, no próximo sábado

* Isso acontece se o Corinthians bater o time catarinense e o Avaí não vencer o CRB. Gols deste sábado foram marcados por Chicão e Dentinho

O retorno à elite do futebol nacional foi sacramentado com seis rodadas de antecedência, e o título da Segundona pode ser conquistado quatro etapas antes do fim. Como venceu o Paraná por 2 a 1 na tarde deste sábado, no estádio do Pacaembu, o Corinthians tem a primeira chance de ser campeão contra o Criciúma.

Para levantar o caneco, o Timão precisa ganhar da equipe do interior catarinense no próximo sábado, às 16h20m, fora de casa, e torcer para que o segundo colocado Avaí não vença o CRB, também como visitante, no mesmo dia e horário. Atualmente, o Corinthians lidera com 73 pontos, 11 a mais que o time de Florianópolis.

Quem está em situação complicada é o Paraná. Depois de cair para a Segundona junto com o Timão em 2007, o time tricolor não conseguiu se encontrar e ainda corre o risco de descer para a Série C. Após 33 rodadas, a clube da Vila Capanema tem apenas 40 pontos, quatro a mais que o Criciúma, primeiro da zona de descenso.

O próximo desafio do Paraná na Série B do Campeonato Brasileiro acontece na terça-feira, contra o São Caetano, às 20h30m, em Curitiba.

Chicão goleador

O técnico Mano Menezes estava preocupado que o clima de festa pelo acesso antecipado pudesse atrapalhar os jogadores do Corinthians neste sábado. Mas logo nos primeiros minutos de partida, o elenco alvinegro provou ao treinador que a euforia estava apenas na arquibancada com os torcedores.

De cara, o Timão foi para a pressão e quase abriu o placar aos 5 minutos. O lateral-direito Alessandro apareceu na grande área, chutou cruzado e o zagueiro Daniel Marques salvou o Paraná. No minuto seguinte, porém, a equipe de Curitiba reagiu com Giuliano. Ele apareceu na cara de Felipe, e o goleiro defendeu.

O lance animou o clube tricolor por alguns minutos. Tanto que ficou no ataque e não deixou o Corinthians se movimentar demais. Só que a falta de eficiência dos jogadores de frente do Paraná permitiu ao Timão voltar a ter força na partida. Aos 21 minutos, por exemplo, Elias chutou de longe e mandou rente à trave de Gabriel.

Melhor novamente, o clube do Parque São Jorge por pouco não marcou com Dentinho aos 29. O jovem atacante aproveitou rebote de chute de Herrera, cortou um zagueiro e chutou por cima do gol. Dez minutos depois, Chicão teve chance em cobrança de falta da direita. Mas Gabriel, bem colocado, espalmou.

A recompensa pelo melhor momento demorou, mas chegou. Aos 43 minutos, Dentinho fez ótima jogada e acabou derrubado pelo goleiro do Paraná dentro da área. Pênalti! Na cobrança, Chicão abriu o marcador para o Corinthians.

Susto, bobeira e reação

Empolgado com o gol nos minutos finais do primeiro tempo, o Corinthians por pouco não amplia a vantagem no primeiro minuto da etapa final. Herrera recebeu a bola na intermediária e arriscou de longe. A bola passou perto do gol defendido por Gabriel.

Precisando da vitória para evitar uma briga contra o rebaixamento, o Paraná não se intimidou e respondeu. Aos 5 minutos, após falta cruzada por Ricardinho, Vagner apareceu livre para cabecear. Felipe saltou e fez grande defesa, deixando o jogador paranista inconformado com a chance perdida.

Mas não demorou muito para que o Paraná chegasse ao empate. Aos 7 minutos, Giuliano deu bom passe para Ricardinho, que bateu de dentro da grande área. Felipe defendeu mais uma vez, porém, no rebote, Fabinho mandou para o fundo do gol.

Um lance bobo, no entanto, deixou a situação complicada para os visitantes. O atacante Ricardinho fez falta dura de ataque em Chicão e levou cartão vermelho direto do árbitro Alicio Pena Júnior. O jogador tricolor ainda tentou permanecer no banco de reservas, mas foi retirado pelo quarto árbitro e saiu de campo vaiado.

Superior tecnicamente, o Corinthians soube aproveitar a vantagem numérica e voltou a ficar à frente no placar. Aos 17 minutos, o zagueiro Chicão se arriscou como armador e lançou para área. A bola passou por Bebeto, mas não por Dentinho, que mandou para as redes e anotou o seu gol de número 14 nesta Série B, dando números finais ao jogo no Pacaembu.

Ficha do jogo
CORINTHIANS 2 x 1 PARANÁ
Felipe; Alessandro, Chicão, Fábio Ferreira (Diego) e Wellington Saci; Cristian, Elias, Diogo (Bebeto) e Douglas; Dentinho (Otacílio Neto) e Herrera. Gabriel; Daniel Marques (Marcelinho), Leandro e Fabrício; Murilo, Vagner, Kléber, Giuliano (Gláucio) e Fabinho; Rodrigo Pimpão (Eder) e Ricardinho.
Técnico: Mano Menezes. Técnico: Paulo Comelli.
Gols: Chicão, aos 44 minutos do primeiro tempo; Fabinho, aos 7 minutos, Dentinho, aos 17 do segundo tempo
Cartões amarelos: Daniel Marques, Fabrício (P); Diogo, Douglas (C). Cartão vermelho: Ricardinho (P). Público: 27.561 pagantes. Renda: R$ 544.758,00
Estádio: Pacaembu. Data: 01/11/2008. Árbitro: Alício Pena Júnior (Fifa-MG). Auxiliares: Katiuscia Mayer Berger Mendonça (Fifa-ES) e Jorge Antônio Pinheiro Lobato (AP).

Fonte: Globo.com
Foto: Terra

Comentário da Redação
Ganhou quando quis

Não precisou jogar um futebol empolgante, para ganhar do Paraná com facilidade. Mesmo com três desfalques importantes do time principal, pra mim estava claro que o Corinthians iria ganhar, mesmo após sofrer o empate.

O Corinthians deve confirmar seu título da Série B entre as próximas três rodadas. Na próxima rodada enfrente o Criciúma fora e depois o Juventude, também fora de casa, e não duvido se tropeçar nesses dois jogos, ou em pelo menos um deles. Aí acredito que o título virá no pacaembu, que deverá lotar, contra o Vila Nova, no próximo dia 15.

Porém, o Timão está com tanta sorte neste campeonato - além da competência, claro - que pode acabar conquistando antes da minha previsão, o que não é impossível também. O fato é que esse primeiro lugar já é do Corinthians e ninguém tira. Na pior das hipóteses o Coringão pegará o Avaí no pacaembu, na penúltima rodada.

Conceitos
Felipe - BOM: Fez uma grande defesa no começo do segundo tempo. Não achei que teve culpa no gol.
Alessandro - BOM: Voluntarioso como sempre, deu opção pela direita e chegou com perigo. Porém desperdiçou a chance de fazer, no mínimo, um gol.
Chicão - ÓTIMO: Um monstro em campo. Participou dos dois gols: No primeiro fez, com muita competência, o gol de pênalti, no segundo gol fez um cruzamento perfeito para o Dentinho fazer. Fora os ótimos desarmes, os lançamentos precisos, a orientação que deu ao garoto Diego que estreou... Enfim, hoje jogou com a faixa de capitão e foi perfeito.
Fábio Ferreira - REGULAR: Ficou pouco mais de 20 minutos em campo. Não comprometeu no jogo que deverá ser seu último pelo Timão.
(Diego) - BOM: Gostei da estréia. Foi seguro pelo lado esquerdo, só errou em um lance... Mas merece mais chances, é interessante um zagueiro canhoto como opção.
Wellington Saci - BOM: Deve ser ordem do Mano dos laterais partirem pelo meio. Eu não acho certo fazer isso direto, como faz o André. Mas o Saci se movimentou bastante e fez uma boa partida.
Cristian - ÓTIMO: Só não decidiu o jogo como o Chicão, mas foi muito preciso nos desarmes, saiu jogando muito bem e mostrou vontade o tempo todo, do jeito que a Fiel gosta.
Elias - BOM: É fundamental sua chegada de surpresa, com velocidade.
Diogo - REGULAR: Muito apagado. Não se apresentou pelo lado direito como se esperava.
(Bebeto) - PÉSSIMO: É grosso demais. E o pior, não faz gols.
Douglas - REGULAR: Dormiu a maioria da partida, com passes horríveis. Melhorou em algumas partes do jogo, porém não é o que se espera dele.
Dentinho - BOM: Mesmo pecando nas famosas pedaladas, que não prestam para nada e não fazendo grandes partidas, continua resolvendo os jogos. Desta vez sofreu o pênalti e fez o segundo gol.
(Otacílio Neto) - SEM CONCEITO: Entrou tarde. Merece chances como titular nesta reta final de campeonato.
Herrera - PÉSSIMO: Hoje o argentino não acertou nada.
Tec: Mano Menezes - REGULAR: Acho que errou nisso de colocar o Fábio Ferreira mesmo sabendo que não irá ficar para 2009. Por que não testa os jogadores que poderão ficar? Outra coisa é o lateral-esquerdo sempre partir pelo meio-campo e não pela lateral, se for ele que manda, pra mim é errado... Tem jogo que dá certo, mas na maioria só deixa o meio campo congestionado. De resto, escalou o time certinho, mas é bom dar chances aos reservas que deverão ficar para o ano que vem.

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário