Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 27 de dezembro de 2008

Campeonato Italiano > Retrospectiva 2008

Inter conquista o 16º Scudetto
* Conquista só veio na última rodada

Diferente do campeonato anterior, o campeonato italiano 2007/2008 foi decidido somente na última rodada. A Internazionale venceu o Parma por 2 a 0, com dois do seu craque Zlatan Ibrahimovic – que saiu do banco para dar a vitória à Inter – e conquistou o 16º título italiano.

A Inter de Milão disparou na liderança da competição, chegando a ter 11 pontos de diferença para o segundo colocado. Mas a Roma conseguiu diminuir a vantagem, e chegou na última rodada com apenas um ponto de diferença para a líder Internazionale.

Sofrimento interista

Na última rodada, ambos os times jogaram no mesmo horário. A Roma enfrentando o Catania, e a Inter, o Parma. Logo no início Vucinic marcou para os romanos, que com a vitória e o empate do rival, estavam se sagrando campeões.

Durante o primeiro tempo todo os resultados continuaram do mesmo jeito, e a Roma tomava um título que estava nas mãos da Inter há muito tempo.

Porém surgiu a estrela de um craque. Ibrahimovic, voltando de uma contusão no joelho entrou no jogo. Aos 17min do segundo tempo, no primeiro lance do sueco, ele abriu o placar. Aos 33 min, com passe do brasileiro Maicon, Ibra definiu o jogo e deu o título à Inter.

Com isso, a Internazionale conquistou o terceiro título consecutivo do Calcio. Isso porque na temporada 2005/2006, após um escândalo de manipulação de resultados, a Federação Italiana tirou o título da Juventus, que ficou em primeiro, e a Inter herdou o título.

De fora da festa

O destaque negativo da competição fica por conta do Milan. O time Rossonero ficou longe de disputar o título, e pior, conseguiu apenas uma modesta vaga à Copa da UEFA. Ficando fora da Champions League, a mais importante competição do velho continente.

Em busca do Tetra

Com José Mourinho no comando, a Inter começou o campeonato italiano com a bola toda. Após 17 rodadas, a Inter já está com uma vantagem de seis pontos para a Juventus, vice-líder.

Se continuar neste ritmo, dificilmente a Inter não conquistará o quarto campeonato italiano seguido.


Herói: Ibrahimovic
O sueco foi o autor dos dois gols na partida final contra o Parma, garantindo o 16º scudetto ao time de Milão.

Vilão: Roberto Mancini
Apesar do tri-campeonato italiano, o treinador da Inter não resistiu às derrotas que obteve nas rodadas finais do calcio, e após o título foi demitido. O português José Mourinho assumiu o time nesta temporada.

Dia D: 18 de maio
Após algumas rodadas vendo o título ser adiado, a Inter derrotou o Parma por 2 a 0 e conquistou o título italiano.

Dia para ser esquecido: 4 de maio
A Inter seria campeã com uma vitória, mas no clássico diante do Milan, a derrota por 2 a 1 frustrou a expectativa da torcida azul e negra.

O número: 21
esse foi o número de gols do artilheiro da competição, o atacante Alessandro del Piero, da Juventus de Turim, clube que ficou com a terceira posição no Calcio.

Comentário da Redação
Tem tudo para repetir a campanha

A Internazionale poderia ter levado o título de 2007/2008 com mais facilidade. O time de Ibrahimovic disparou na liderança, mas deixou a Roma chegar aos poucos, e a conquista acabou sendo mais suada do que muitos imaginavam.

Agora na temporada 2008/2009 a Inter vai fazendo uma grande campanha, e já conta com seis pontos de diferença para a vice-líder Juventus. As chances da campanha da última edição se repetir são grandes.

Não acho que será uma diferença grande do campeão para o vice, entretanto, aposto minhas fichas na Inter novamente. É o time com mais capacidade e espírito de campeão até o momento. Porém, três ou quatro resultados ruins já pode mudar tudo.

A briga pelo Scudetto deste ano promete tanto quanto no ano passado. Já estamos tendo um ótimo campeonato e a tendência é melhorar ainda mais em 2009.


Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário