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sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Carta da Redação > O assunto é marketing

É impressionante como os assuntos envolvendo futebol dentro das quatro linhas vêm perdendo espaço diante do extra-campo. Noitadas, brigas de torcidas, política de clubes invadem freqüentemente o noticiário esportivo. Outro assunto que virou a bola da vez na boca dos jornalistas é o marketing, palavra preferida de nossa colegas nas últimas semanas.

Mais do que analisar a condição técnica das equipes, esquemas táticos, contratações, o legal mesmo é falar de marketing, propaganda, publicidade, investimentos e promoção. Veja o caso da contratação do Ronaldo fenômeno pelo Corinthians. Não houve um comentário sobre o que o negócio representa para o Timão dentro de campo. Como montar o time? Quem deve ser seu companheiro de ataque? Nada disso foi discutido. O único assunto questionado é o tempo que o camisa 9 levará para estar 100% fisicamente. Ninguém levantou a seguinte questão: será que vale a pena investir no jogador sem saber quando poderá contar com seu futebol.

Valores da negociação, a arrecadação com a venda de camisa, o preço dos ingressos para os jogos do Corintihans em 2009, a repercussão do negócio fora do país, a busca de novos patrocinadores e as campanhas de marketing do alvi-negro, esses sim são assuntos recorrentes e saturados na mídia.

Será que os jornalistas tem tanto embasamento assim para falar sobre marketing? Particularmente, acho que não. É fácil dizer que o negócio entre o Fenômeno e o Timão é uma grande ação de marketing, pois isso é fato. A notícia está na boca do povo e esse é o maior retorno a curto prazo. Mas para confirmar o sucesso daqui em diante, é preciso analisar alguns pontos para que essa "Febre Ronaldo" não dure apenas um verão:

- A venda de camisas vai se manter em alta?
- A torcida vai aceitar pagar mais em jogos do Campeonato Paulista contra equipes inexpressivas? É bom lembrar que ainda não há previsão de estréia do Fenômeno.
- As cotas de patrocínio e de televisão irão aumentar?

Essas e outras questões devem ser avaliadas pois a pergunta principal é: O Fenômeno se paga?

O Corinthians não deve ter pensado em tudo isso antes de finalizar o negócio, mas não se discute a eficiência da diretoria alvi-negra que foi ousada e muita atenta ao mercado.

O ideal é o exemplo de marketing do São Paulo. O tricolor investe pesado em ações promocionais, inauguração de novas lojas, novos produtos e novos serviços. É claro que o retorno do time dentro de campo é essencial neste processo. Por isso, é muito mais fácil para o clube do morumbi obter retorno na compra de uma estrela, pois a estrutura já é mais sólida.

O problema agora é se a moda pegar. Será que veremos outros clubes trazendo estrelas internacionais para ganhar espaço na mídia, sem que haja estrutura para mantê-los? Parece um grande risco.


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