Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 20 de dezembro de 2008

Coluna > Futebol de mesa

O segredo de Muricy

Nos últimos 4 anos, Muricy Ramalho conquistou três títulos brasileiros e um vice, confirmando ser o melhor treinador do país. Mas, afinal, qual o segredo de tanto sucesso? Vamos desvendar aqui, relembrando os quatro últimos times montados por Muricy.

Erradamente, muita gente acredita que o atual treinador são-paulino usa o 3-5-2 como esquema tático padrão. Com isso, ficou um rótulo de que as equipes montadas por Muricy Ramalho são mais fortes defensivamente. Não deixa de ser verdade. Nos últimos quatro campeonatos, Muricy fez a melhor defesa em três oportunidades, em contra-partida, apenas o São Paulo de 2006 teve o ataque mais efetivo do torneio.

Minha discordância é justamente em relação ao conceito tático de Muricy. O 3-5-2 não é o único esquema que agrada o treinador. O 4-4-2 foi base da conquista de 2006, e do Inter, vice em 2005. Isso não significa que em um ou outro jogo não houvesse uma alternância.

Vamos revelar o segredo dos últimos 4 grandes times montados por Mureicy Ramalho. Jogadores na mesa!

Inter 2005 - Márcio Rezende: O vilão!
Análise do professor: O Internacional de 2005 fez uma grande campanha, mas acabou em segundo lugar, atrás do Timão. No jogo entre as duas equipes, Márcio Rezende não marcou um pênalti escãndaloso a favor do Colorado e ainda expulsou Tinga, mantendo o empate em 1 a 1. Neste jogo, o time gaúcho atuou conforme mostra a prancheta. Muricy mesclava o 3-5-2 e o 4-4-2, já que Elder Granja e Jorge Wagner são alas de vocação muito ofensiva. Mas com 3 volantes de boa marcação e bom passe foi possível manter o 4-4-2 em grande parte do campeonato. Muita vezes, Fernandão virava um meia-atacante, com Sóbis e Renteria na ofensiva. Um time muito forte e nada retranqueiro.


São Paulo 2006 - A primeira conquista
Análise do professor: O primeiro dos três títulos de Muricy manteve o padrão tático que o treinador tinha com o Inter no ano anterior. Mesmo com Júnior e Ilsinho nas laterais, atletas extremamente ofensivos, a base da equipe foi montada no 4-4-2. O meio de campo era recheado de qualidade e marcação. Josué e Mineiro foram peças-chave para que o esquema desse certo. Leandro fazia as vezes de atacante, meia e até de lateral quando o esquema mudava para o 3-5-2.


São Paulo 2007 - Massacre tricolor
Análise do professor: Já em 2007, Muricy teve que reinventar seu time. Josué e Mineiro deixaram o Morumbi. Hernanes e Richarlyson assumiram a função de marcação no meio-campo e não deixaram nada a dever. Entretanto, sem muitas opções ofensivas, o 3-5-2 virou arma fundamental. Breno, Miranda e Alex Silva formaram uma das melhores defesas da história do campeonato, com média de 0,5 gol por jogo. O time também massacrou seus rivais. Foram 15 pontos de vantagem para o vice-campeão, o Santos. Na prancheta, segue o time que derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, no Morumbi, dia 21/10/2007.


São Paulo 2008 - Arrancada para o Hexa
Análise do professor: O time do São Paulo de 2008 foi o que mais deu trabalho a Muricy. Na 20ª rodada do campeonato, o Tricolor estava a 11 pontos de distância do então líder Grêmio. O treinador resolveu aparecer novamente e mudou a cara de sua equipe. Primeiro, establizou uma defesa sólida com Rodrigo, Miranda e André Dias. Richarlyson passou longe de ser o mesmo de 07 e o jovem Jean assumiu a função de cabeça de área com muita qualidade. Sentindo a carência no setor de armação, Muricy adiantou Hernanes para fazer essa função ao lado de Hugo, que era mais um terceiro homem de ataque. Borges e Dagoberto tiveram atuações importantes na reta final, e mais uma vez o conjunto são-paulino mostrou sua força, conquistando o hexacampeonato brasileiro.


Muricy Ramalho é um grande estrategista. Acompanha futebol 24 horas por dia e sabe exatamente como jogam seus rivais. Às vezes é meio turrão, teimoso de suas convicções, mas sua competência é inegável. E agora, qual será a tática para 2009?

Direto da Redação












Professor: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. legal o blog, mas nao curto mto esportes...sorry,...

    ResponderExcluir
  2. O melhor lateral esquerdo foi Leandro, do Palmeiras e o direito foi Vitor, do Goiás.

    ResponderExcluir