Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 27 de dezembro de 2008

Copa da Uefa > Retrospectiva 2008

Zenit surpreende e conquista a Copa
* Clube russo desbanca os favoritos e leva a taça

O grande campeão da Copa da UEFA deste ano foi um time Russo. O Zenit São Petesburgo conquistou seu primeiro título continental ao derrotar o Glasgow Rangers por 2 a 0, no estádio City of Manchester, na grande final. Liderado por Andrey Arshavin, o Zenit também também havia sido campeão russo neste ano.

Comandado pelo holandês Dick Advocaat, o Zenit chegou à final credenciado por ter eliminado grandes equipes ao longo da competição, dentre elas o Bayern de Munique (apontado como grande favorito), o Bayer Leverkusen e o Olympique de Marselha.

Ao Rangers, que chegou à decisão ao eliminar a Fiorentina nos pênaltis após dois empates sem gols, restou a frustração de uma vez mais não fazer gols. Desta vez, no entanto, a equipe escocesa pagou caro.

O Zenit é o único de ponta em seu país que não conta com atletas brasileiros. Mais: o Zenit não aceita atletas negros por imposição de sua torcida.

Copa da UEFA 2008/2009: Presença ilustre

Após um frustrante campeonato italiano em 2007/2008, o poderoso Milan não conseguiu a classificação para a Champions League, torneio mais importante da Europa, e ficou apenas com a classificação para a Copa da UEFA.

O time Rossonero conseguiu passar facilmente da primeira fase. Na fase de grupos, ficou em segundo lugar, após empatar na Itália com o Wolfsburg. Na próxima fase, mata-mata, que será disputada em fevereiro, o time de Kaká e Ronaldinho enfrentará o Werder Bremen, time de Diego.

Apesar do Werder ser, teoricamente, um time mais difícil comparado aos adversários anteriores, o Milan é franco favorito. Mas como todos sabemos, futebol é decidido no campo. A camisa e a história dos times ficam de lado após o apito inicial.


Herói: Andrey Arshavin
O destaque da competição não poderia ser outro: O russo Arshavin. Apesar de não ser nenhum garoto (27 anos), o craque do Zenit tem futebol para jogar em vários times de ponta da Europa.

Vilão: Oliver Kahn
Em seu último ano como profissional, o goleiro e capitão do Bayern de Munique teve que buscar a bola quatro vezes no fundo das redes no duelo semi-final diante do Zenit.

Dia D: 14 de maio
Na grande decisão contra o Glasgow Rangers, o time russo confirmou seu favoritismo e bateu o rival escocês por 2 a 0, no City of Manchester Stadium, gols de Denisov e Kyrianov.

Dia para ser esquecido: 1º de maio
No dia mundial do trabalho, os operários do Zenit deram uma imensa alegria à sua torcida. Uma goleada de 4 a 0 sobre o gigante Bayern de Munique garantiu vaga para a final da Copa da Uefa pela primeira vez na história do clube.

O número: 963
O segundo torneio em importância na Europa registrou uma ótima média de gols. Foram 963 em 359 jogos, média de 2,68 por partida, número superior ao da Uefa Champions League, o primo rico, que registrou média de 2,55.


Comentário da Redação
O futebol para frente prevaleceu

O Zenit encantou na Copa da UEFA 2007/2008. Jogou um futebol para frente, bonito e objetivo. Não tinha mais time que o Bayern de Munique, por exemplo, mas futebol não é justiça.

No jogo contra o Bayern na semi-final, o Zenit fez muito por merecer. Empatou o primeiro jogo na Alemanha e goleou o por 4 a 0 no jogo de volta. Na final contra o Rangers aconteceu o que a maioria imaginava. O Zenit venceu o escocês por 2 a 0 e faturou o título.


Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário