Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Mundial de Clubes > Retrospectiva 2008

O ano do Manchester
* Para fechar o ano com chave de ouro, os Diabos Vermelhos conquistaram o título mundial

Só faltou a Copa da Inglaterra para o Manchester vencer tudo a que tinha direito no ano. Após sair campeão inglês e da Uefa Champions League, os diabos vermelhos bateram a LDU por 1 a 0 e sagraram-se campeões do mundo.

O mundial começou sem chamar atenção alguma com o jogo entre Adelaide United, da Austrália e Waitakere United, da Nova Zelândia. A equipe australiana levou a melhor no confronto. Depois vieram as quartas-de-final. Nessa fase, o Pachuca, do México venceu o Al Ahly, do Egito, por 4 a 2 e o Gamba Osaka, do Japão venceu o Adelaide por 1 a 0.

Chegou a hora dos europeus e sulamericanos entrarem em ação. A LDU, que era rodeada de dúvidas, bateu o Pachuca por 2 a 0 e foi à final. Já o Manchester, em ritmo de treino, venceu os japoneses do Gamba Osaka por 5 a 3 e, como esperado, também garantiram presença.

Mais sofrido do que o esperado

A final foi praticamente um jogo de um time só, no entanto, o Manchester desperdiçou muitas oportunidade s e acabou passando um pouco de aperto, mas os equatorianos só chegaram bem duas vezes com dois chutes de longe do argentino Manso. Os ingleses venceram por 1 a 0 com um gol de Wayne Rooney.

Ou seja, 2008 foi o ano do Manchester United. O segundo mais importante da história do clube, ficando atrás apenas de 1999, onde os diabos vermelhos conquistaram a Premier League, a Champions League, o Mundial e a Copa da Inglaterra.

Herói: Wayne Rooney
Com 3 gols no torneio, além de artilheiro, Rooney foi o grande responsavel pela conquista inglesa.

Vilão: Nemanja Vidic
O xerife do Manchester foi expulso na final contra a LDU e quase pôs em risco o título dos Red Devils.

Dia D: 21 de dezembro
Exatos sete meses depois do título europeu, o Manchester, desta vez, conquistava o título mundial, ao bater a LDU por 1 a 0 na final.

Dia para ser esquecido: 18 de dezembro
O Gamba Osaka sentiu por alguns minutos que poderia vencer o super campeão Manchester United. Poucos minutos mesmo. De 2 a 1 o jogo foi para 5 a 1 em 3 minutos.

O número: 2
Esse é o número de representantes europeus que conquistaram o Mundial desde que o campeonato passou a ter a chancela da FIFA. Além do Manchester, o Milan foi campeão em 2007.


Comentário da Redação
Sem surpresas

O mundial saiu como todos esperavam, Manchester United campeão e a LDU em segundo. Apesar de que muita gente duvidava que a LDU passasse pelo Pachuca do México na semi-final.

O Manchester enfrentou o Gamba Osaka na semi-final e venceu quando quis por 5 a 3. Quando o adversário tentava ameaçar, a equipe inglesa acabava com a graça dos japoneses. Já na final, o jogo foi completamente dominado pelos diabos vermelhos, no entanto, os ingleses se assustaram com a expulsão do zagueiro Nemanja Vidic quando estava 0 a 0. Isso, no entanto, não foi problema pra C. Ronaldo e Cia, que venceram por 1 a 0 com gol de Wayne Rooney.


Direto da Redação

Redator: Renan Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário