Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

NFL > Retrospectiva 2008

Verdadeiros gigantes
* New York Giants cala os críticos e conquista o Super Bowl XLII

Muito criticado pela imprensa durante toda a temporada 2007, o New York Giants entrou em 2008 com fome de bola. Depois de uma grande caminhada nos playoffs, o time liderado pelo quarterback Eli Manning derrotou o New England Patriots no Super Bowl XLII, conquistando o título pela terceira vez.

O resultado de 17 a 14 chocou o mundo do football, pois os Patriots eram apontados como grandes favoritos. O time do QB Tom Brady vinha de 18 vitórias em 18 jogos na temporada, recorde na história da liga. Mas na hora H, de nada adiantou o retrospecto.

New England histórico

Na fase de classificação, ninguém foi melhor que New England. Os Patriots venceram todos os seus 16 jogos, além de acumularem outros recordes. O time fez 20 ou mais pontos em todos os 16 jogos da temporada regular, registrou nova marca de total de pontos (589), Tom Brady foi o quarterback com mais passes para touchdown da história num ano (50) e Randy Moss recebeu 23 passes para touchdown. Chuva de recordes.

Já o campeão New York teve dificuldade na temporada regular. Foram 10 vitórias e 6 derrotas. A classificação para o Wild Card foi muito comemorada pelo time de Tom Coughlin.

Visitante desagradável

Durante os playofs, o New York Giants adquiriu a fama de visitante desagradável. No Wild Card, vítória sobre os Bucs, em Tampa. Na semi-final da NFC, um duro duelo em Dallas, e um grande triunfo sobre os Cowboys.

Na decisão da conferência, jogando no gelo de Green Bay, com 17 graus negativos, New York não se intimidou e venceu por 23 a 20, garantindo presença no Superbowl, para enfrentar o temido New England que seguia invicto.

Jogo épico

A grande final da NFL aconteceu no Arizona. Na virada do intervalo, os favoritos Patriots venciam por 7 a 3 mais a situação não era boa. A defesa dos Giants não deu um segundo de fôlego para o astro Tom Brady. Foram 3 sacks antes do intervalo.

A placar voltou a se movimentar no quarto período. David Tyree recebeu ótimo passe e deixou New York à frente. Mas faltando menos de 3 minutos para o fim, Brady achou Moss, conectando o TD que recolou os Patriots em vantagem.

MVP

Faltando 39 segundo para o fim do jogo, Eli Manning, eleito o MVP dos playoffs, rseolveu aparecer. Com frieza e agilidade, ele deu um passe de 24 jardas nas mãos do WR Plaxico Burress, que não teve dificuldade para marcar o TD da vitória por 17 a 14. O título era dos Gigantes de New York.

Lions passam vexame

Na atual temporada, já foram definidos os classificados para os playoffs de 2009. A grande ausência ficou por conta do New England Patriots, vice-campeão do Super Bowl deste ano, que perdeu a concorrência com o Miami Dolphins.

Ainda na AFC, o San Diego Chargers bateu o Denver Broncos e levou a vaga na divisão oeste da Conferência. Pittsburgh Steelers, Tennessee Titans, Baltimore Ravens e Indianapolis Colts são os outros classificados.

Na NFC, o New York Giants, atual campeão da liga, terminou tambpem com a melhor campanha na temporada regular e está garantido. Avançaram também o Philadelphia Eagles, Atlanta Falcons, Arizona Cardinals, Minnesota Vikings e o Carolina Panthers.

Quem deu vexame foi o detroit Lions, que perdeu os 16 jogos da temporada, pior campanha da história da liga.


Herói: Eli Manning
Há quatro anos no comando dos Giants, Eli sempre foi duramente criticado pela imprensa novaiorquina. Se Payton era pé-frio, Eli era irregular. Com o título nas mãos, os jornalistas terão que arrumar outro membro da família Manning para pegar no pé.

Vilão: Tom Brady
O QB dos Patriots bateu todos os recordes da liga na temporada regular em 2007, mas 2008 não fopi seu ano. Seu rendimento foi muito abaixo da média nos playoffs e no Super Bowl o desempenho foi ainda pior. Na atual temporada, uma grave lesão no jeolho tirou o craque de ação pelo resto do ano.

Dia D: 3 de fevereiro
Surpreendendo o mundo do football, o New York Giants derrota o New England Patriots por 17 a 14 e leva o Super Bowl pela 3ª vez.

Dia para ser esquecido: 28 de dezembro

O Detroit Lions perdeu para o Green Bay Packers por 31 a 21 e acumulou a 16ª derrota na atual temporada, pior campanha da história da liga.

O número: 24
Esse era o número de jardas que separavam o ataque dos Giants da End zone, faltando 39 segundos para o fim do Super Bowl. Eli achou Burress muito bem colocado e New York foi campeão.


Comentário da Redação
Football também é uma caixinha de surpresas

O futebol americano nada tem a ver com o futebol famoso no Brasil, a não ser pelo fato da imprevisibilidade estar sempre presente nos jogos. New England fez uma campanha sensacional em 2007. Chegou nos playoffs com faixa de campeão no peito. No fim das contas, quem comemorou foi New York, do constetado Eli Manning.

A equipe se fortaleceu na defesa. No ataque, a melhora nem foi tanta. Mas os Giants viraram um time equilibrado, capaz de bater até o melhor time de todos os tempos da NFL.

Na atual temporada, o time dos Gigantes fez a melhor campanha temporada regular e esoera seu adversário nos playoffs. Os Patriots perderam Brady e sequer vão disputar a pós-temporada.

Coisas do football...


Direto da Redação













Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário