Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

NHL > Retrospectiva 2008

Voô para o título
* Detroit atropela rivais e conquista a Stanley Cup

Com uma campanha irrepreensível, o Detroit Red Wings faturou o 11º título da NHL (Liga Profissional de Hóquei), ao vencer a final da Stanley Cup contra o Pittsburgh Penguins por 4 a 2, em uma série melhor-de-sete jogos, em junho, pela temporada 2007/2008 da liga.

Na fase de classificação, os Asas Vermelhas fizeram a melhor campanha entre os 30 times que iniciaram a liga. Foram 54 vitórias, em 82 jogos, fechando a temporada regular com 115 pontos.

Zebra assusta no caminho

Nos playoffs, o primeiro adversário dos Red Wings foi o Nashville Predators, que somou 24 pontos a menos na fase anterior. Ao contrário do que se esperava, o duelo foi muito duro. Logo de cara o Detroit abriu 2-0, jogando em casa, mas quando a série foi para Nashville, veio o empate dos mandantes com duas grandes vitórias. Entretanto, os Red Wings venceram os dois confrontos seguintes, garantindo a classificação.

Na fase seguinte, o time vermelho arrasou o Colorado Avalanche por 4-0. Na grande final da Conferência Oeste, o Dallas Stars foi a vítima: 4 a 2 e vaga assegurada na Stanley Cup.

Enfim, campeões

Na final diante do Pittsburgh Penguins, mais um começo fulminante do grande campeão. No jogo 1, vitória por 4 a 0, em Detroit. Sem sofrer gols, os Red Wings marcaram três no jogo 2, e abriram 2-0 na série.

Quando a final foi para a Pensilvânia, a torcida dos Pinguins teve um alento, após a vitória por 3 a 2. No quarto confronto, o time da casa abriu vantagem mas cedeu a virada. Vitória por 2 a 1 dos Red Wings, que fizeram 3 a 1 na série.

No quinto jogo, na Joe Louis Arena, em Detroit, o clima de festa era grande já que os mandantes precisavam de apenas uma vitória para garantir o campeonato. O empate em 3 a 3, desencadeou a prorrogação, e somente após três tempos extras Petr Sykora, dos Penguins, jogou água no chopp do rival, diminuindo a desvantagem na série, que voltaria para Pittsburgh.

Contudo, no jogo 6 não teve jeito. Mesmo em casa, Pittsburgh não foi páreo para os Red Wings e foi derrotado por 3 a 2. O Detroit conquistou o seu 11º título da NHL fechando mais uma série em 4-2, provando que a facilidade da fase regular foi apenas aparente.


Herói: Henrik Zetteberg
O atacante dos Red Wings foi eleito o MVP (jogador mais valioso) das finais. No jogo 6 diante de Pittsburgh, ele anotou o gol da vitória por 3 a 2, tento que levou a Stanley Cup para Detroit.

Vilão: Martin Byron

O goleiro do Philadelphia Flyers acabou como grande vilão na derrota diante do arqui-rival Pittsburgh Penguins por 6 a 0, no sexto jogo da série final da Conferência Leste da NHL. Afinal, levar seis gols do maior inimigo é inesquecível.

Dia D: 4 de junho
Depois de perder o jogo 5 em casa, o Detroit Red Wings foi muito pressionado para a Mellon Arena, mas com gols de Brian Rafalski, Valteri Fippula e Henrik Zetteberg os Asas Vermelhas venceram o Pittsburgh Penguins por 3 a 2, confirmando seu 11º título da NHL.

Dia para ser esquecido: 10 de fevereiro
Um acidente incrível chocou quem assistia à partida entre o Buffalos Sabres e Florida Panthers naquele dia. O jogador eslovaco Richard Zednik, do Buffalo, teve sua jugular cortada pela lâmina do calçado de um dos seus companheiros de equipe, que havia sofrido uma queda momentos antes. O jogador foi levado às pressas para um hospital próximo e após uma cirurgia complicada ele se recuperou e sobreviveu. Mas o susto foi enorme!

O número: 115
Essa foi a pontuação do grande campeão Detroit Red Wings na fase de classificação da Liga. Foram 61 vitórias, 7 na prorrogação, em 82 jogos.


Comentário da Redação
Os donos do puck

O Detroit Red Wings montou uma grande equipe para a temporada 2007/2008 da NHL. Rafalski, Datysuk, Lindstrom, Zetteberg... nenhuma outra equipe da Liga tinha tantas opções assim.

Desde a primeira entrada no gelo, era iminente o título dos Red Wings. Nos playoffs, veio certa dificuldade em alguns duelos, tudo dentro do script das decisões. Título justo dos donos do puck em 2008.

Direto da Redação












Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário