
Com três mudanças em relação ao primeiro jogo – o empate em 2 a 2 com o Barueri –, o Corinthians que enfrentou o Bragantino também não animou. Machucados, Douglas e Jorge Henrique deram lugar para Wellington Saci e Otacílio Neto. Pouco antes da partida, o técnico Mano Menezes ainda sacou Túlio para a entrada de Lulinha.
O Timão até que começou melhor. Saci e Wellington, as caras novas da equipe, eram os que mais ameaçavam. Aos 7 minutos, o atacante completou um cruzamento de cabeça e assustou a defesa do Bragantino. Já o meia arriscava chutes de longa distância, levando perigo. Os donos da casa pareciam só assistir. Sem inspiração e sem qualidade, o Braga não exigiu muito da marcação corintiana.
O caminho estava livre para o Timão atacar. Otacílio teve chance, mas perdeu; Souza teve o gol na sua frente, mas errou... Tudo parecia encaminhado para mais um empate.
Lulinha, quase um ano depois
No segundo tempo, logo no começo uma cena que o torcedor corintiano já estava desacostumado. Aos 2 minutos, Otacílio Neto tocou de calcanhar para Alessandro, que rolou para Lulinha completar e acertar o alvo. O meia, rotulado por muitos de eterna promessa, não balançava as redes desde 17 de fevereiro do ano passado. Foi só o quarto gol dele em 73 partidas com a camisa corintiana. O curioso é que a sua última vez tinha sido justamente contra o mesmo Bragantino, no empate de 1 a 1, no Morumbi, pelo estadual.
Após o gol, as chances continuaram. Como o Braga não ia para cima, só o Corinthians jogava. Era tarde para golear, mas a bola insistia em não entrar mais. Otacílio Neto continuou como boa opção, Souza arriscou uma bicicleta, mas ficaram todos no quase.
Mano fez três trocas – Lulinha por Túlio, Wellington Saci por Eduardo Ramos e Otacílio por Diogo , só que o ritmo do jogo foi o mesmo até o fim: o Bragantino assistindo e o Corinthians, ainda criando pouco, e errando o alvo. Do outro lado, Paulinho Kobayashi (aquele!) entrou como esperança, mas seus 39 anos não deixaram ajudar muito.
Com a vitória, o Timão foi a quatro pontos e o Bragantino ficou nos três. Na próxima rodada, o Corinthians receberá o Botafogo, na quarta-feira, e o Braga visitará a Portuguesa, quinta.
Ficha técnica
BRAGANTINO 0 x 1 CORINTHIANS | |
Gilvan; Cris, César Gaúcho e Adriano; Somália (Ânderson), Moradei, Danilo Bueno (Alan), Valdir Papel (Paulinho Kobayashi) e Pará; Malaquias e Nunes | Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias, Lulinha (Túlio) e Wellington Saci (Eduardo Ramos); Otacilio Neto (Diogo) e Souza |
Técnico: Marcelo Veiga | Técnico: Mano Menezes |
Gols: Lulinha, aos 2 minutos do segundo tempo | |
Público: 7.777 pagantes / Renda: R$ 240.360 | |
Cartões amarelos: Cris, Pará, Malaquias e Danilo Bueno (B); André Santos, Otacílio Neto, William, Lulinha e Túlio (C). | |
Estádio: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Data: 25/01/2009. Árbitro: Wilson Luiz Seneme. Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Everson Luiz Luquesi Soares. |
Fonte: Globo.com
Comentário da Redação
Poderia ter goleado
A sensação dos corintianos após o difícil jogo contra o Bragantino, é que poderia ter sido goleada do Timão. Apesar das dificuldades para sair da forte marcação da equipe de Bragança paulista, o Corinthians criou inúmeras oportunidades.
Algumas chances, a defesa do Braga e o goleiro, tiveram seus méritos de tirar, mas a maioria, foi culpa dos jogadores corintianos, que erraram muitas chances. Hoje a bola entrou, e o adversário não mostrou tanta força para reagir, mas em outro jogo, essas chances perdidas podem fazer muita falta.
O Souza me agradou, apesar de não achar o centroavante ideal. É um jogador trombador, raçudo, e que as vezes surpreende e faz uma grande jogada. Mas ele não é o centroavante ideal justamente por não fazer gols. Ele é mais um 'garçom', do que um goleador. Assim como era o Aloísio na época do São Paulo, por exemplo.
Um jogador assim é importante, claro. Porém, quando se precisa de gols, e os que vem de trás não dão conta do recado, complica. O Souza tem tudo para ser um jogador importante se o Ronaldo voltar bem. O ex-flamenguista poderá entrar no jogo e ser importante, assim como pode jogar também com o Ronaldo, trombando e servindo o fenômeno.
Conceitos
Felipe - BOM: Mal teve trabalho. O pouco que teve, foi seguro.
Alessandro - BOM: Hoje errou um pouco, mas foi o mesmo raçudo de sempre. Além disso, na segunda etapa fez uma boa parceria com o Lulinha pela direita e deu o passe para o companheiro fazer o gol.
Chicão - BOM: Errou alguns lançamentos que não costuma errar. Mas comandou a zaga.
William - REGULAR: Um pouco lento na hora de tentar alcançar o adversário.
André Santos - REGULAR: Sumido no jogo. Quando apareceu bem, errou um gol incrível.
Cristian - BOM: Muito raçudo. Foi muito bem na marcação.
Elias - REGULAR: Apesar de ter corrido bastante, foi bem apagado jogando como volante hoje. Quando arriscou chutes de fora, foi mal.
Lulinha - BOM: Enfim fez uma boa partida e foi importantíssimo. Cavou faltas, fez tabelas com o Alessandro pela direita e decidiu o jogo, fazendo seu terceiro gol como profissional.
(Túlio) - BOM: Entrou para fechar o meio-campo, e fez bem a marcação.
W. Saci - ÓTIMO: O melhor jogador corintiano em campo. Foi pra cima do adversário e criou ótimas chances, tanto indo à linha de fundo fazer cruzamento, quanto pelo meio.
(Eduardo Ramos) - SEM CONCEITO: Entrou já aos 39 minutos da etapa final.
Otacílio Neto - ÓTIMO: Outro que fez uma grande partida. Correu muito, auxiliou o Souza, fez belas fintas, cruzou... Merece mais chances, inclusive podendo jogar ao lado do Jorge Henrique.
(Diogo) - SEM CONCEITO: Entrou faltando pouco tempo para acabar o jogo.
Souza - BOM: Fez um primeiro tempo fraco. Mas no segundo tempo cresceu. Fez o pivô muito bem e deu um passe perfeito para o André Santos, que cara-a-cara com o goleiro, perdeu o gol.
Téc: Mano Menezes - ÓTIMO: Colocou os substitutos ideais de Jorge Henrique e Douglas, que foram o Otacílio Neto e o Saci, respectivamente. Foi ousado ao colocar o Lulinha no lugar do Túlio fazendo o time ficar bem ofensivo. Sua aposta deu certo, e o Lulinha marcou o gol da vitória.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário