Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Futebol Nacional > Nelsinho surpreende e pede demissão no Sport

* Discussão com Paulo Baier pode ter sido o motivo; Meia do Sport pede para ser afastado

Nelsinho Batista não é mais técnico do Sport. A notícia pegou todo o elenco de surpresa e foi divulgada no final da manhã desta quinta-feira. No início da tarde, o agora ex-treinador falou com a imprensa, juntamente com o presidente do clube, Sílvio Guimarães, mas não deu maiores explicações sobre os motivos que o levaram a interromper a vitoriosa trajetória na Ilha do Retiro. Coube ao dirigente revelar o episódio que surge como o estopim para o pedido de demissão por parte do comandante do título da Copa do Brasil e dos dois últimos estaduais, uma discussão na quarta-feira passada com o meia Paulo Baier e o atacante Ciro.

Nelsinho garantiu que a sua saída não teve relação com a falta de reforços. "Volto a dizer que eu estou comunicando minha saída. Não tem nada a ver com o que vocês, repórteres, estão falando", disse, encerrando abruptamente, a coletiva.

Sobrou para o presidente do clube pernambucano o papel de tirar as dúvidas que pairavam no ar. Ele contou, com detalhes, a discussão entre Nelsinho, Paulo Baier e Ciro, onde o treinador havia cobrado um melhor desempenho aos atletas de forma mais ríspida. Pelo que deu a entender Silvio Guimarães, o meia teria reagido e provocado a decisão do treinador.

"Eu soube, ontem, realmente, que houve uma cobrança maior com estes atletas", disse. "Costumo falar com todos os atletas depois do treino. Me dirigi a Paulo Baier, perguntado como ele estava e a resposta foi 'mais ou menos'", relatou o presidente.

Guimarães contou que o meia afirmou ter sido "humilhado" durante a conversa realizada antes do treino da tarde da última quarta-feira, no centro de treinamentos do clube. "Paulo Baier pediu para falar com Nelsinho já aqui na Ilha. Eu não participei da conversa, mas escutei uma pequena discussão entre eles. Escutei Nelsinho cobrando mais atitude ao jogador durante as partidas", disse.

O presidente disse que conversou com Nelsinho só na manhã desta quinta-feira. "Ele já veio com a decisão tomada. Perguntei se sua saída foi por conta da conversa com Paulo Baier e ele disse que não", falou Sílvio, que também ressaltou não ter sido a falta de reforços o motivo do pedido de demissão.

Para o mandatário do clube, a perda é grande, mas, segundo o próprio dirigente, "não há lágrimas que o tempo não enxugue". Sílvio Guimarães também esclareceu que não há premiação atrasada, motivo que poderia ser apontado como um dos fatores pela saída do treinador. "Essa história de bicho atrasado é mentira. Estamos rigorosamente em dia", falou.

O técnico da equipe de juniores, Levi Gomes, vai comandar o time, de forma interina, contra o Botafogo, no próximo sábado. De acordo com Silvio Guimarães, o Sport já vai iniciar os contatos para ter um novo treinador, se possível até o final de semana. "Nós estamos trabalhando com dois nomes e Guilherme (Beltrão, vice-presidente de futebol) já está autorizado a procura-los", explicou.

Paulo Baier pede para ser afastado

Os problemas não param de aumentar na Ilha do Retiro. O Sport agora não contará com um de seus principais jogadores no confronto com o Botafogo, neste sábado. Apontado como um dos pivôs da demissão do treinador, o meia Paulo Baier pediu para ser afastado do grupo temporariamente.

Nelsinho e Paulo Baier discutiram na noite da última quarta-feira. O técnico pediu mais empenho do meia, que disse ter se sentido humilhado por ter sido cobrado na frente dos companheiros. De acordo com o jogador, ele nunca havia sido tratado daquela forma.

- O Paulo Baier não saiu do clube. Eu conversei com ele, que disse estar se sentindo desconfortável com toda a situação. O Nelsinho em nenhum minuto cita ele como motivo para a saída e ele está se sentindo um bode expiatório. Passou a imagem para a torcida de que ele está errado. Ele continua no clube, mas pediu para não viajar, para não treinar e vai conversar com o empresário dele – contou o presidente Silvio Guimarães, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

A preocupação do meia com a imagem que ficou com a torcida se justifica. Alguns torcedores estavam presentes na coletiva em que Nelsinho Baptista confirmou sua demissão. Quando souberam que da discussão, passaram a protestar contra Baier.

O jogador segue no elenco do Sport no momento, mas não está descartada uma negociação. Recentemente, o Goiás demonstrou interesse em contar mais uma vez com o futebol do meia.

- Agora a gente vai ver o melhor para o clube e para ele. Ele é um patrimônio do clube – completou Silvio Guimarães.

Fontes: Globo.com e Uol


Comentário da Redação
Nelsinho fez um grande trabalho

Após rodar por vários clubes e ser rebaixado com o Corinthians (não que ele tenha sido o culpado, pelo contrário), Nelsinho Baptista finalmente voltou a fazer um grande trabalho, e fez história no comando do Sport.

Logo na primeira competição que disputou pelo Sport, venceu o campeonato estadual com muita facilidade. Na Copa do Brasil fez uma campanha brilhante. Passou pelos favoritos, Palmeiras, Internacional, Vasco e foi campeão em cima do Corinthians, após perder o primeiro jogo por 3 a 1. Uma campanha histórica, memorável. Foi a primeira Copa do Brasil que o Sport conquistou.

No brasileirão do mesmo ano fez uma campanha tranquila e só foi administrando o campeonato, já que tinha a vaga na Libertadores assegurada. Venceu o campeonato pernambucano 2009 de forma invicta. E na Libertadores fez bonito na primeira fase, foi o primeiro do grupo e conseguiu pela primeira vez chegar às oitavas de finais. Só não foi mais além por detalhes e porque jogou contra o time de São Marcos.

O Nelsinho certamente ficará na história como um dos melhores técnicos do rubro-negro pernambucano. E esse pedido de demissão é até bom para ele, que sairá por cima, como grande herói. O time não se reforçou, e é capaz de passar sufoco neste brasileirão que está e será ainda mais difícil.

Paulo Baier não fará falta

O maior motivo (se não for o único) da saída do Nelsinho deve ser uma discussão que teve com o Baier. Justamente ele, um dos responsáveis pela eliminação do Sport na Libertadores. Jogou mal os dois jogos e perdeu duas chances claríssimas de gol no jogo da Ilha do Retiro, uma delas com o Marcos já caído no chão.

Com esse futebol que ele anda jogando, não fará falta. A torcida, aliás, parece que pedirá sua saída. O que é normal... Junta os jogos ridículos que ele anda fazendo, com esse boato de que foi o responsável pela saída do treinador que fez o Sport ser temido pelos grandes times. A diretoria certamente tentará negocia-lo o mais rápido possível.

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário