
Os outros dez destinos escolhidos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal. As 12 cidades escolhidas concorriam com mais cinco pelo posto de sedes do Mundial. Os municípios que ficaram de fora da Copa 2014 foram: Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco e Belém.
"É um grande prazer estar hoje em contato com o continente do futebol. Esse continente chamado Brasil. Quero passar a todos uma mensagem de simpatia", disse o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, antes de se esforçar na pronúncia dos nomes das escolhidas.
As cidades-sede já estavam selecionadas pelo menos desde março. As 12 eleitas e as cinco eliminadas foram decididas após um estudo técnico de dois anos.
Confira a lista das 12 cidades escolhidas como sede da Copa de 2014:
Belo Horizonte (Minas Gerais)
Estádio: Mineirão
Brasília (Distrito Federal)
Estádio: Estádio Nacional de Brasília
Cuiabá (Mato Grosso)
Estádio: Verdão
Curitiba (Paraná)
Estádio: Arena da Baixada
Fortaleza (Ceará)
Estádio: Castelão
Manaus (Amazonas)
Estádio: Vivaldão
Natal (Rio Grande do Norte)
Estádio: Cidade das Dunas
Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
Estádio: Arena do Beira-Rio
Recife (Pernambuco)
Estádio: Cidade-Copa
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Estádio: Maracanã
Salvador (Bahia)
Estádio: Fonte Nova
São Paulo (São Paulo)
Estádio: Morumbi
Fonte: Terra
Comentário da Redação
Os primeiros erros da nossa copa
Como jornalista e torcedor, fico muito feliz em ver, cada vez mais próxima, a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Não só pelo tempo que vai passando, mas também por ver que a coisa está ficando séria (ou pelo menos parece estar).
Só que sou muito cético com essas coisas. Principalmente no Brasil, é difícil acreditar que as coisas vão dar certo. A Copa do Mundo será, e falo isso com certeza, uma grande chance para os oportunistas levarem a sua "parte" na história. E há também quem aproveite para fazer política nesse momento.
E a escolha das sedes, além de ter muita politicagem, marca os primeiros de muitos erros que estão por vir nesses cinco anos. Ao escolher doze sedes entre tantas grandes cidades brasileiras é normal que acontençam injustiças. Mas os membros da Fifa pegaram pesado na falta de bom senso.
No Norte a disputa era entre Manaus e Belém. Por estrutura e tradição, não há dúvidas que a cidade paraense merecia mais. Não foi assim que pensaram os organizadores do mundial.
No Centro-Oeste, Cuiabá nem se compara a Goiânia em qualquer aspecto, mas a primeira levou vantagem sobre a segunda.
É estranho também ver uma cidade tão linda e estruturada como Florianópolis de fora da festa. Enquanto isso, o Nordeste terá quatro sedes no Mundial.
Enfim, cada um tem sua opinião e agora já é tarde, está tudo decidido. Como disse no título desse comentário, essa copa é nossa e todos devemos comemorar, e isso vale para as cidades que ficarão de fora do mundial. Comemorar e não encobrir os erros, fique bem claro.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário