Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 12 de julho de 2009

Campeonato Brasileiro > Para embalar, Grêmio e Corinthians duelam no Olímpico de olho no Inter

* Tricolor e Timão golearam na rodada passada e buscam uma arrancada a partir desta décima rodada do Brasileirão 2009

Taça Libertadores e Copa do Brasil são passado para Grêmio e Corinthians, respectivamente. O Tricolor fracassou, enquanto o Timão se sagrou campeão, mas agora ambos têm as atenções voltadas apenas para o Campeonato Brasileiro. Depois de golearem seus adversários na rodada passada, gaúchos e paulistas se enfrentam neste domingo, às 16h, no estádio Olímpico, buscando uma arrancada para tirar a diferença do líder Internacional e sonhar com o título.

O Grêmio recortou a tabela e estabeleceu uma meta diferente: quer ser o campeão de uma disputa mais curta, envolvendo quatro rodadas. O processo começou na semana passada, com a vitória de 4 a 1 sobre o Atlético-PR, e termina no domingo da semana que vem, com o clássico Gre-Nal no Olímpico. O objetivo é somar mais pontos do que todos os concorrentes neste período. Mas o planejamento depende de uma vitória no duelo contra o Timão.

A equipe de Paulo Autuori reagiu bem ao trauma da eliminação nas semifinais da Libertadores, para o Cruzeiro. A vitória no jogo seguinte, contra o Furacão, foi um sinal de que nem tudo está perdido. Agora, o jogo contra o campeão da Copa do Brasil é uma chance para o Tricolor mostrar que brigará pelas primeiras colocações no Nacional. Em nove rodadas, o time somou 12 pontos, ficando na décima colocação. O arquirrival Colorado lidera com 20.

- Todo mundo esperava um Grêmio cabisbaixo depois da eliminação. Nós demos uma resposta positiva contra o Atlético-PR, mas o resultado foi visto um pouco atravessado, porque é um time que não está bem no campeonato. Agora é o momento da afirmação. É a hora de mostrarmos que estamos vivos - disse o volante Túlio.

No Corinthians, a ordem é esquecer definitivamente a Copa do Brasil e buscar a "Tríplice Coroa", fechando em alta a já vitoriosa temporada. Pelo menos no primeiro jogo após o título, o Timão mostrou que está animado e não pretende "brincar" no Brasileirão: goleou o Fluminense por 4 a 2, no Pacaembu, com show particular de Ronaldo, que marcou três vezes. O resultado, aliás, já colocou o Alvinegro próximo aos líderes. A equipe saltou para a quinta colocação, com 14 pontos.

A confiança em uma boa campanha é tanta que a diretoria se desdobra para não negociar nenhum dos principais jogadores. O clube sabe que será difícil segurar alguns, como André Santos, Elias e Douglas, mas garante que ainda não foi procurado por ninguém. O único com oferta é o lateral-esquerdo reserva Marcelo Oliveira, alvo do Dínamo Kiev, da Ucrânia.

- É a sequência da retomada, porque nós ainda teremos alguns jogos em que vamos oscilar em termos de produção. Mas a atitude, a ambição e a busca do resultado precisam ser contínuas. Todos os jogos valem a mesma coisa, e só temos um objetivo, que é chegar em primeiro. A distância é de seis pontos e precisamos lutar para diminuir essa diferença – afirmou Mano Menezes.

Tricolor preocupado com o Fenômeno; Timão sem William

O Grêmio promete atenção máxima com Ronaldo, e a ideia é evitar que a bola chegue até ele. Uma marcação forte no meio, anulando jogadores como Elias, Douglas e Jorge Henrique, é vista pelo Tricolor como uma alternativa mais prática para evitar os estragos do Fenômeno.

No Olímpico, Mano Menezes é visto como um craque do Timão fora das quatro linhas, e o técnico Paulo Autuori afirma que o Corinthians é, no futebol brasileiro, a equipe que melhor entende a ideia tática de seu treinador. Não bastasse a capacidade ofensiva do adversário, o Grêmio está preocupado em como fazer para furar o bom sistema defensivo corintiano.

- Sabemos que será difícil. Eles têm dois zagueiros muito fortes e uma defesa fechada. Precisaremos tentar de todos os jeitos, inclusive pelos lados. É um time que faz muita pressão, mas que também deixa jogar - analisou o atacante Maxi López.

Como Herrera está suspenso, Jonas será o companheiro de López na frente. Na zaga, a dúvida é Réver, que sentiu um problema muscular na coxa direita. Se não tiver condições de jogo, Rafael Marques começará jogando.

Já o Corinthians tem problemas na defesa. O zagueiro William foi vetado mais uma vez por causa do crônico problema no pé direito. Além disso, Chicão sofre de uma virosa e ainda é dúvida. Jean, ex-Grêmio, pode entrar. Os laterais titulares estão confirmados, mas também foram problema. Alessandro vem sentindo dores na coxa direita, enquanto André Santos contraiu uma gripe.

No entanto, Mano Menezes não quer saber de descanso e colocará todos os titulares que estiverem em boas condições. Ronaldo, que reclamou do excesso de tempo nas concentrações, está escalado no ataque, ao lado de Dentinho e Jorge Henrique.

Ficha técnica
Estádio: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 12/07/2009 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Auxiliares: Pedro Jorge de Araujo (AL) e Carlos Titara da Rocha (AL)

GRÊMIO: Victor; Thiego, Léo, Réver e Fábio Santos; Adílson, Túlio, Tcheco e Souza; Jonas e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori

CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Jean, Diego e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Dentinho, Ronaldo e Jorge Henrique. Técnico: Mano Menezes

Fontes: Globo.com


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário