Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 28 de julho de 2009

Futebol Europeu > Carta da Redação

Crise? Que crise?

Muita alegria no campo Nou. A chegada de Zlatan Ibrahimovic, de 27 anos, causou grande euforia nos torcedores do Barcelona, que andavam meio "enciumados" com as recentes aquisições do rival de Madrid. Mesmo campeões da Espanha (Liga e Copa) e campeões europeus, os catalães precisavam de uma resposta à altura neste início de temporada para mostrar que estão de igual para igual com o Real.

Ibra chega ao Barça em uma negociação que girou em torno de 50 milhões de euros, mais de 130 milhões de reais. No negócio, a Internazionale recebeu o empréstimo do meia bielorrusso Alexander Hleb e a aquisição definitiva do camaronês Samuel Eto'o, super atacante do clube espanhol.

Sem entrar no mérito de quem é melhor, Eto'o ou Ibrahimovic, a chegada do sueco trouxe os holofotes de volta ao Camp Nou e era tudo o que Joan laporta, presidente catalão, precisava para impor a grandeza do clube azulgrana diante do aparente poderio financeiro do Real Madrid, que desembolsou mais de 15o milhões de euros só para trazer Kaká e Cristiano Ronaldo.

Esse monte de cifras roda pelo mundo do futebol, enquanto o mundo "real" ainda tenta se reerguer de uma dura crise econômica, uma das piores desde a década de 20. Parece mesmo que o esporte bretão vive em um universo paralelo, onde 20, 30, 50 ou 100 milhões de euros são apenas um detalhe.

Os clubes dizem que apenas a venda de camisa e a arrecadação das bilheterias é capaz de "estornar" essa quantia investida no craque. Bobagem. Nenhum clube consegue vender 150 milhões de euro em camisas, ou arrecadar isso em um ano de estádios cheios. E é bom lembrar que o jogador, como qualquer trabalhador, recebe também seu salário. No caso desses nomes citados, são quantias mensais que, com certeza, fariam você, leitor, pensar em uma aposentadoria precoce.

O retorno real do investimento, pensando em longo prazo, está na exposição da marca, na possibilidade de atrair novos torcedores e fãs ao redor do mundo. Mas é dentro de campo, entre as quatro linhas, que o Barcelona, de Messi e Ibrahimovic, e o Real, de Kaká e Cristiano Ronaldo, poderão justificar o que gastam com esses verdadeiros gênios do futebol moderno.


-------------------------

* A Carta da Redação é uma coluna que reflete o posicionamento editorial do blog Redação do Esporte® em relação aos mais variados temas da atualidade no esporte.


Direto da Redação
redacao_esporte@hotmail.com
Siga-nos no Twitter: @redacaoesporte

2 comentários:

  1. Ibrahimovic, vai arrebentar no Barça.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa movimentação no futebol europeu!!!

    e poucos tem dado valor ao Eto e acho que ele vai jogar muito na Inter de Milão!

    ResponderExcluir