
Ibra chega ao Barça em uma negociação que girou em torno de 50 milhões de euros, mais de 130 milhões de reais. No negócio, a Internazionale recebeu o empréstimo do meia bielorrusso Alexander Hleb e a aquisição definitiva do camaronês Samuel Eto'o, super atacante do clube espanhol.
Sem entrar no mérito de quem é melhor, Eto'o ou Ibrahimovic, a chegada do sueco trouxe os holofotes de volta ao Camp Nou e era tudo o que Joan laporta, presidente catalão, precisava para impor a grandeza do clube azulgrana diante do aparente poderio financeiro do Real Madrid, que desembolsou mais de 15o milhões de euros só para trazer Kaká e Cristiano Ronaldo.
Esse monte de cifras roda pelo mundo do futebol, enquanto o mundo "real" ainda tenta se reerguer de uma dura crise econômica, uma das piores desde a década de 20. Parece mesmo que o esporte bretão vive em um universo paralelo, onde 20, 30, 50 ou 100 milhões de euros são apenas um detalhe.
Os clubes dizem que apenas a venda de camisa e a arrecadação das bilheterias é capaz de "estornar" essa quantia investida no craque. Bobagem. Nenhum clube consegue vender 150 milhões de euro em camisas, ou arrecadar isso em um ano de estádios cheios. E é bom lembrar que o jogador, como qualquer trabalhador, recebe também seu salário. No caso desses nomes citados, são quantias mensais que, com certeza, fariam você, leitor, pensar em uma aposentadoria precoce.
O retorno real do investimento, pensando em longo prazo, está na exposição da marca, na possibilidade de atrair novos torcedores e fãs ao redor do mundo. Mas é dentro de campo, entre as quatro linhas, que o Barcelona, de Messi e Ibrahimovic, e o Real, de Kaká e Cristiano Ronaldo, poderão justificar o que gastam com esses verdadeiros gênios do futebol moderno.
-------------------------
* A Carta da Redação é uma coluna que reflete o posicionamento editorial do blog Redação do Esporte® em relação aos mais variados temas da atualidade no esporte.
Direto da Redação
redacao_esporte@hotmail.com
Siga-nos no Twitter: @redacaoesporte
Ibrahimovic, vai arrebentar no Barça.
ResponderExcluirMuito legal essa movimentação no futebol europeu!!!
ResponderExcluire poucos tem dado valor ao Eto e acho que ele vai jogar muito na Inter de Milão!